08/12/10

Cabo Verde - As ruínas da única Sé Catedral de Cabo Verde!

«Ruínas da Sé Catedral de Cabo Verde
Um palco a céu aberto

As ruínas da única Sé Catedral de Cabo Verde marcam indelevelmente a memória colectiva dos cabo-verdianos, com toda a sua carga simbólica.


O início da sua construção é de cerca de 1556, data do episcopado de D. Frei Francisco da Cruz, responsável pela edificação de vários outros edifícios religiosos, como o Paço Episcopal, de que não ficaram vestígios, conhecendo-se, embora, a sua antiga localização.


A localização proposta e o seu sobredimensionamento suscitou séria objecção. As obras terão sido suspensas por volta de 1592 e ficado paradas mais ou menos durante 130 anos.
Assim, a construção da Sé só ficará concluída à volta de 1700. Logo em 1712 é saqueada por corsários franceses, comandados por Jacques Cassard, que a deixaram bastante danificada e pilharam grande parte do seu recheio.
Nem os sinos escaparam. O saque à Cidade, por Cassard e seus homens, foi avaliado em cerca de 3 milhões de libras esterlinas.


Hoje, as ruínas podem bem ser consideradas como se fossem um palco a céu descoberto, deixando o visitante apreciar as suas dimensões colossais. É, sem dúvida, o centro de interesse histórico do bairro de S. Sebastião.


Texto: Soltrópico, Operador Turístico
Fotos: Hilda Teófilo» in http://viajar.sapo.cv/cultura/artigo/469


(As Maravilhas de Portugal no Mundo - Cidade Velha de Santiago, Cabo Verde @ RTP 2009)

(Cidade Velha, Património Mundial)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover