09/11/10

Ambiente: "Bruxelas propõe veto aos fosfatos dos detergentes, que provocam a eutrofização dos rios, como nós conhecemos bem em Amarante, devido à Albufeira do Torrão e ao funcionamento deficiente da nossa ETAR!

«Bruxelas propõe veto aos fosfatos dos detergentes
Isabel Palma (05-11-10)

Os fosfatos são componentes dos detergentes que aumentam a eficácia das lavagens. No entanto, quando se acumulam em meios aquáticos originam um fenómeno, conhecido como eutrofização, que provoca a morte dos peixes e outros organismos vivos.
Cada ano, a lavagem da roupa e da loiça dos europeus utiliza cerca de dois milhões de toneladas de detergentes com fosfatos, que acabam nos rios e mares. Estes fosfatos causam grandes alterações nos ecossistemas aquáticos.
A Comissão Europeia propôs a proibição destes químicos em todos os países da União. Este regulamento pretende banir os fosfatos nos detergentes para a roupa e limitar a sua quantidade a 0,5% de fósforo nos produtos para limpeza têxtil profissional. Os fabricantes de detergentes da loiça por enquanto ainda não têm nenhuma restrição ao uso de fósforo, uma vez que há poucas alternativas conhecidas. Contudo, a União Europeia alerta que devem investir no desenvolvimento de novas soluções, uma vez que irá rever o regulamento até ao fim de 2014.
Os fosfatos até agora têm sido um componente essencial para garantir a eficácia das lavagens. São lançados para os rios com as águas residuais, onde se acumulam, aumentando as substâncias nutritivas na água. Esta acumulação proporciona as condições ideias para a proliferação das algas, o que leva à diminuição do oxigénio na água e consequentemente à morte de peixes e outros organismos vivos dos ecossistemas aquáticos. Casos particularmente graves deste fenómeno conhecido como eutrofização, ocorrem no Danúbio e no mar Báltico.
Tradicionalmente culpava-se os fertilizantes pela ocorrência da eutrofização, no entanto os detergentes apresentam também uma contribuição significativa para o problema.»  Fonte: www.elmundo.es
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Rio Tâmega em Amarante é bem o exemplo deste problema de poluição crescente, no espelho de água criado pela Barragem do Torrão, a jusante de Amarante, com o problema a perspectivar-se para montante, após a construção da Barragem do Torrão... Tudo isto conjugado com uma ETAR que não garante uma capacidade de resposta adequada, leva a que o Rio Tâmega em Amarante se tenha transformado num esgoto mal cheiroso e pestilento, que se enquadra de forma perfeita, na política xuxalista e bafienta que nos tem desgovernado! Mas como a EDP e o Dr. Armindo Abreu nos vão dar música da Orquestra do Norte, pode ser que os amarantinos embalem de vez com esta estratégia, que muito custará ao ambiente de Amarante e do Planeta Terra... o nosso Presidente da Câmara quer-nos embalar com música da Orquestra do Norte... afinal, música é o que o Dr. Armindo mais nos tem dado, mas muitas vezes, nociva para Amarante! A seguir à música é bom ficar atento aos tachos que a EDP vai distribuir a políticos e parentes de políticos amarantinos xuxalistas... que não amam Amarante, amam apenas os seus interesses pessoais!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover