15/11/10

Amarante - Moradores de Vila Caiz, Amarante, queixam-se de serem obrigados a percorrer uma distância de dois quilómetros porque a Refer vedou uma passagem de nível num caminho público!

«Amarante: Moradores queixam-se de passagem de nível vedada

Moradores de Vila Caiz, Amarante, queixam-se de serem obrigados a percorrer uma distância de dois quilómetros porque a Refer vedou uma passagem de nível num caminho público
Segundo populares ouvidos pela agência Lusa, "a situação é caricata" porque a antiga travessia da linha do Tâmega, no lugar de Vilarinho, foi encerrada em 2005, por alegadas razões de segurança, e assim se manteve após o Verão de 2009, apesar da circulação ter sido suspensa nessa data para realização de obras na linha.
Os carris entre as estações de Amarante e da Livração, no Marco de Canaveses, ainda foram levantados, só que, face à crise, o Governo mandou suspender a obra, desconhecendo-se se algum dia a circulação ferroviária vai ser reposta.
A representante dos moradores, Maria Pereira, residente naquele lugar e cuja habitação fica a poucas dezenas de metros da antiga passagem de nível, diz-se revoltada com a situação, assim como os vizinhos.
"Agora que problema de segurança pode haver se são já não há comboios?  O que eu quero é que retirem isto para podermos passar", exclamou, apontando para as vedações metálicas colocadas pela Refer.
Segundo a moradora, são prejudicadas pela situação várias habitações  do lugar de Vilarinho, cujos habitantes são obrigados a percorrer um caminho alternativo com cerca de dois quilómetros. Maria Pereira diz que esse acesso é estreito, impedindo o cruzamento de dois automóveis, sinuoso e demasiado íngreme, tornando-se escorregadio.
"Aqui nem uma ambulância pode vir", lamentou-se, dizendo-se insegura.
A passagem de nível dava passagem à Rua do Tapadinho, por onde há dezenas de anos passavam diariamente viaturas e peões, nomeadamente em direcção a uma capela próxima.
Em 2009 foi entregue à Refer um abaixo-assinado a exigir a reabertura  da passagem de nível, mas a empresa remeteu os populares para um acordo celebrado com a Junta de Freguesia de Vila Caiz em 2005, no qual aquela entidade concordou com encerramento da travessia da linha.
O presidente da junta, António Jorge Ricardo, disse que o actual  executivo não tem qualquer responsabilidade sobre a decisão, tomada no anterior mandato, mas sublinhou que o acordo celebrado com a Refer também previa que a empresa pública se comprometia a arranjar uma travessia alternativa para os moradores.
No início de 2009, técnicos da Refer, a pedido da junta, estiveram no  local e confirmaram que a passagem de nível iria manter-se encerrada, estando a ser estudado o alargamento do caminho alternativo, o que nunca aconteceu até hoje.
Segundo o autarca, já foi pedido que a Refer reabrisse a passagem, atendendo que actualmente a circulação está suspensa, mas da empresa não houve ainda resposta.» in http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/amarante-moradores-queixam-se-de-passagem-de-nivel-vedada
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Claro que o Dr. Armindo Abreu confia plenamente no Governo de José Sócrates, tal como afirmou numa Assembleia Municipal, para resolver o problema da Linha do Tâmega... este é governo que mente despudoradamente, com a complacência duma imprensa cega e de esquerda e com alguns autarcas muito crentes na boa fé deste governo xuxalista... qual será a moeda de troca?!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover