04/11/10

Amarante - A Igreja de São Domingos merece este restauro, por ser um Monumento de Visita quase Obrigatória em Amarante!

«Recuperação e valorização da Igreja de S. Domingos em Amarante

A apresentação pública do projecto de recuperação e valorização da Igreja de São Domingos, em Amarante, será no dia 5 de Novembro.
O estado de degradação do edifício é preocupante pelo que a Paróquia de São Gonçalo investiu num projecto que permitisse a sua recuperação e valorização. “O objectivo da recuperação é por um lado tornar a Igreja mais acolhedora para os fiéis que a ela acorrem diariamente, e por outro valorizá-la de forma a ser mais um ponto de visita obrigatória na cidade de Amarante” – sublinha um comunicado de imprensa enviado à Agência ECCLESIA.

O Igreja de São Domingos, também designada por Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos, localizada na cidade de Amarante é um belo exemplar da Arquitectura Religiosa Barroca portuguesa, e é classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1978, pelo Decreto 95/78, DR 210, de 12 Setembro.
Ainda que de pequena dimensão trata-se de um belíssimo templo, localizado junto da Igreja de São Gonçalo, sobranceiro ao Rio Tâmega.
Na cerimónia marcarão presença diversas entidades como: Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Amarante S. Gonçalo, a Diocese do Porto, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte, a Direcção Regional de Cultura do Norte, e a Câmara Municipal de Amarante.» in http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=82357
-------------------------------------------------------------------------
O Dr. Luís Coutinho, por todo o empenho e luta pela preservação desta Igreja e da Criação do respectivo Museu de São Domingos, merece bem que esta Obra se concretize, da forma como ele pretendia...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover