05/10/10

Liga Zon/Sagres: Guimarães S.C. 1 vs F.C. do Porto 1 - Dragões empatam em Guimarães, com Xistra a mostrar protagonismo, sem nenhuma necessidade!

«Guimarães-FCPorto, 1-1: Um empate enganador

Um FC Porto que nunca deixou de procurar a vitória, mesmo reduzido a 10 unidades, empatou 1-1 com o Vitória de Guimarães, esta segunda-feira. À sétima jornada da Liga, os Dragões perdem os primeiros pontos, mas o triunfo seria merecido pela qualidade e coragem postas em campo.

Depois de vários minutos na frente do marcador, os azuis e brancos viram o adversário chegar à igualdade, aos 64 minutos, quando o guarda-redes Helton ainda nem tinha sido posto à prova. Daí para a frente, o FC Porto não deixou de carregar sobre o adversário, reforçando um domínio territorial que até aí já tinha sido seu. É sintomático que a equipa vimaranense tenha saído satisfeita do seu estádio com este empate.

Num terreno difícil para qualquer equipa, o FC Porto foi sempre mais rápido sobre a bola e mais determinado. Na primeira parte, os vimaranenses criaram uma única ocasião de perigo, mas Helton nem teve de sujar as luvas. João Moutinho foi o primeiro a ameaçar, com um remate de longe, aos sete minutos. Aos 11 e aos 15 minutos – quando Ricardo evitou o golo sobre a linha de baliza –, Hulk semeou o pânico, num ensaio do que estava para vir.

Em cima da meia hora de jogo, o brasileiro arrancou em direcção à baliza, tirou Bruno Teles e João Paulo da jogada e disparou com o pé direito. Estava feito o sexto golo do «Incrível» na Liga. Os Dragões até podiam ter levado dois tentos de vantagem para o balneário, se Nilson não tivesse desviado com a ponta dos dedos um remate de João Moutinho, aos 39 minutos. Erradamente, o árbitro não assinalou o correspondente canto.

A história do segundo tempo pode ser contada a partir do golo inesperado de Faouzi, aos 64m. Somente três minutos depois, já Álvaro Pereira queimava as luvas de Nilson. De cabeça, surgiriam as duas melhores oportunidades de desempatar o encontro: Falcao, aos 77m, e Rolando, já nos descontos, falharam por muito pouco. Em relação aos últimos minutos, ficam ainda dois lances em que o FC Porto é claramente prejudicado: uma mão na bola de um defesa do Vitória de Guimarães, na sua grande área, aos 78 minutos, e um fora de jogo mal assinalado a Falcao, aos 88. Dois momentos mal ajuizados, em momentos cruciais da partida.

FICHA DE JOGO

Liga 2010/11, 7.ª jornada
4 de Outubro de 2010
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Assistência: 20.530 espectadores

Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco)
Assistentes: Alfredo Braga e Luís Tavares
Quarto árbitro: Diogo Santos

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho e Belluschi; Varela, Falcao e Hulk
Substituições: Varela por Rodríguez (58m), Belluschi por Guarín (69m) e João Moutinho por Ruben Micael (77m)
Não utilizados: Beto, Walter, Souza e Otamendi
Treinador: André Villas-Boas

VITÓRIA DE GUIMARÃES: Nilson; Alex, Ricardo, João Paulo e Bruno Teles; Cléber, João Alves, João Ribeiro e Edson Sitta; Toscano e Edgar
Substituições: Edson Sitta por Pereirinha (27m), Toscano por Faouzi (61m) e João Alves por Flávio Meireles (69m)
Não utilizados: Sérginho, Freire, Rui Miguel e Targino
Treinador: Manuel Machado

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Hulk (30m) e Faouzi (64m)
Disciplina: cartão amarelo para Fucile (38m e 79m), Edgar (66m), João Paulo (73m), Flávio Meireles (81m), Helton (83m), Guarín (94m) e Ricardo (94m); cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Fucile (79m)» in site F.C. do Porto.



«Há sempre uma primeira vez

O FC Porto empatou a um golo, esta segunda-feira, pela primeira vez esta época, com o Vitória de Guimarães, em jogo de fecho da sétima jornada da I Liga.
O Vitória de Guimarães foi a primeira equipa a roubar pontos ao invicto Dragão esta época, ao empatar a um golo no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo que encerrou a sétima jornada da I Liga. Hulk marcou para os azuis e brancos na primeira parte e Faouzi estabeleceu a igualdade na segunda. Fucile e André Villas-Boas foram expulsos.
No primeiro tempo, o brasileiro Hulk, o maior desequilibrador do encontro, usufruiu de duas excelentes oportunidades para fazer mexer o marcador mais cedo.
Mas o suspeito do costume não falhou, ao minuto 29, depois de um soberbo trabalho individual que terminou no único golo do primeiro tempo do encontro.
A equipa da casa também teve uma excelente oportunidade, ao minuto 22, quando, da esquerda, Bruno Teles cruzou para o coração da área portista para Toscano mas o brasileiro falhou escandalosamente.
Nota, na primeira parte, ainda para a grande oportunidade de João Moutinho ao minuto 38, que isolado rematou rasteiro e com força mas o guardião Nilson travou a bola enviado pelo médio portista numa grande defesa.
Nos minutos iniciais da segunda parte, o jogo baixou de ritmo e o FC Porto adormeceu por instantes. O Vitória de Guimarães aproveitou um momento de sonolência dos Dragões para estabelecer o empate no D. Afonso Henriques.
Ao minuto 63, Faouzi marcou o golo vimaranense, depois de um espectacular e longo passe de Ricardo, que depois de ultrapassar Fucile não falhou ante Helton.
Foi o segundo golo sofrido pelos Dragões esta época, depois de o Braga ter estreado a baliza de Helton no Estádio do Dragão, na quarta jornada da I Liga.
Depois do golo, a formação da cidade do Porto fez de tudo para sair de Guimarães com os três pontos enquanto os vimaranenses guardavam o resultado como podiam, saindo depois em contra-ataque.
O uruguaio Jorge Fucile foi ainda expulso ao ver o segundo amarelo depois de uma entrada feia sobre Faouzi. Na sequência deste lance, André Villas-Boas também foi expulso do banco por insultos.
Mesmo com o empate, o FC Porto continua isolado na primeira posição enquanto o Vitória de Guimarães sobe para a segunda posição.» inhttp://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2010/10/04/h_sempre_uma_primeira_vez.html

Resumo de um bom jogo, mas que o árbitro estragou na segunda parte!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover