31/10/10

Espaço - NASA encontra água em Marte, através dos dados enviados sistematicamente desde 2004, pelo robô Spirit!

«NASA encontra água em Marte

A NASA encontrou vestígios de água em Marte. O robô Spirit, que ficou atolado na superfície daquele planeta desde o ano transacto, confirmou a descoberta da agência espacial americana.


O Spirit está em Marte desde 2004 e está atolado naquele planeta mas apesar de já ter perdido uma roda continuou a se útil aos investigadores da NASA.
Os investigadores têm estudado camadas do solo de Marte através deste robô. Assim, a agência espacial descobriu uma infiltração de água no subsolo que pode ter ocorrido durante uma mudança climática na época em que o eixo de Marte era mais inclinado. A NASA acredita que a água possa ter escorrido pela areia carregando minerais solúveis para um nível mais profundo do que o dos menos solúveis.
Entre os minerais relativamente insolúveis encontrados próximos à superfície estão hematita, sílica e gipsita. Entre os minerais mais solúveis estão os sulfatos férricos, que são mais solúveis, parecem ter sido dissolvidos e carregados pela água para baixo. Esta é a primeira vez que os materiais estão expostos à superfície.» in http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=62706
----------------------------------------------------------------------
Lá vai o bicho-homem dar cabo de outro Planeta do Sistema Solar, assim que possa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover