03/10/10

Desporto Automobilismo - Sebastien Loeb campeão mundial pela sétima vez consecutiva, no seu Citroen C4!

«Sebastien Loeb campeão mundial pela sétima vez consecutiva

Piloto francês conquistou o seu sétimo título mundial de ralos WRC ao vencer o Rali de França.
O francês Sébastien Loeb (Citroen C4) garantiu hoje em “casa” o seu sétimo título consecutivo de campeão mundial de ralis (WRC), ao conquistar o Rali de França, 11.ª de 13 provas da competição.
Loeb (36 anos), que conquistou a 60.ª vitória da carreira, tem agora mais três ceptros do que os finlandeses Juha Kankkunen e Tommi Makinen.
“É incrível tornar-me campeão do Mundo em casa, em frente de toda esta gente”, afirmou Loeb, após assegurar novo título, ainda a duas provas do fim do Mundial.»

«Sébastien Loeb
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sébastien Loeb
Sebastien Loeb.jpg
Sébastien Loeb no Rally GB do País de Gales
Nacionalidade    França Francesa
Data de nascimento 26 de Fevereiro de 1974 (36 anos)
Registros no WRC
Anos 2001 – presente
Times Citroën, Kronos Total Citroën
Campeonatos 7 (2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010)
Pontos 999
Primeiro rali no mundial 1999 França Rali da Córsega
Primeira vitória 2002 Alemanha Rali da Alemanha
Última vitória 2010 França Rali da Alsácia
Último rali no mundial 2010 França Rali da Alsácia
Ralis mundiais Etapas vencidas Pódios Vitórias
135 714 92 60
Registros nas 24 Horas de Le Mans
Anos 2005; 2006
Times Pescarolo Sport
Melhor colocação 2º (2006)
Vitórias em classe(s) 0
Sébastien Loeb (Haguenau, Alsácia, 26 de Fevereiro de 1974) é um piloto francês de rali, vencedor do Campeonato Mundial de Rali de 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009e 2010 [1][2] [3][4][5] sempre pela Citroën e com o navegador Daniel Elena. Loeb detém o recorde de ter vencido onze ralis mundiais em 2008 e é o piloto que possui o maior número de vitórias (com 54) na história do WRC. Ele é também bicampeão da Corrida dos Campeões, depois de levar para casa o Henri Toivonen Memorial Trophy e o título de "Campeão dos Campeões" em 2003 e 2005. Em 2004, ele venceu a Copa das Nações para a França com Jean Alesi.
Ficou famosa a vitória de Loeb no campeonato de 2006, em que, por ter fracturado o úmero direito num acidente de BTT perto de sua casa na Suíça, não pôde participar nas últimas provas do campeonato, mas a grande vantagem pontual que detinha face ao segundo classificado, Marcus Grönholm, permitiu-lhe vencê-lo. Ele recebeu a notícia em casa via um vídeo da Internet. Devido à diferença de fuso horário, ele comemorou com um café da manhã ao invés do tradicional champagne, achando toda essa experiência "muito estranha".

Índice

[esconder]

[editar] Estréia

Loeb nasceu em Haguenau. Ele cresceu em Oberhoffen-sur-Moder querendo se tornar um ginasta/acrobata, mas ao invés disso, mudou seu interesse quando adulto para piloto de corridas de carros. Em 1998, ele começou entrando em eventos da série de Troféus Citroën Saxo francesa, ganhando o título em 1999. Guy Fréquelin, da Equipe Principal de Esportes da Citroën, serviria como mentor de Loeb para que entrasse no Campeonato Mundial de Rali Júnior, que ele conquistou em 2001. Durante esse tempo, ele foi também liberado para participar em vários eventos do Campeonato Mundial de Rali em um Citroën Xsara WRC, onde em Sanremo ele surpreendentemente perseguiu o Peugeot do vencedor e experiente Gilles Panizzi até o final da corrida.
Em 2002 seria a primeira participação em uma temporada completa de Loeb com a Citroën. Ele venceu o Rali da Alemanha, o primeiro evento de sua carreira, embora em estrada ele também venceu a corrida de abertura da temporada no Rali de Monte Carlo. Sua vitória foi retirada por uma penalidade de tempo controversa depois da última etapa e que deu vitória para o segundo colocado Tommi Mäkinen. Em 2003, Loeb venceu três eventos da WRC antes de perder para Petter Solberg no Rali da Grã-Bretanha no País de Gales e também perder o campeonato para Solberg por apenas um ponto.

[editar] Campeão mundial (2004)

Em 2004, Loeb dominou a cena do WRC de maneira semelhante a que Michael Schumacher dominou a Fórmula 1 de 2000 a 2004, ao vencer seis eventos e conquistar muitos pódios em outros eventos que certamente lhe deram o título de pilotos. Ele foi também o responsável pelo segundo título de construtores para a Citroën.
Originalmente conhecido como um especialista no concreto asfáltico, 2004 foi o ano em que ele mostrou ao mundo suas outras qualidades. Ele venceu o Rali da Suécia de Uddeholm, tornando-se o primeiro não-escandinavo a vencer o evento. Ele venceu muitos outros ralis como o Rally Telstra da Austrália e o Rallye Automobile Monte Carlo. As seis vitórias de Loeb no WRC fizeram com que ele igualasse o recorde de vitórias em uma temporada do companheiro francês Didier Auriol, que venceu seis eventos em 1990.

[editar] Uma temporada de recordes (2005)

Em 2005, com a vitória na nona etapa (Rali da Argentina), Loeb se tornou o primeiro a vencer seis ralis consecutivos e o primeiro a vencer sete em uma temporada, tendo já vencido a etapa de abertura do Rallye Automobile Monte Carlo. Ele conquistaria o título da temporada quando liderava o rally britânico no País de Gales, mas após ser anunciado o cancelamento das duas últimas etapas do rali devido à morte de Michael Park em um acidente na etapa 15, Loeb deliberadamente incorreu em uma punição de dois minutos, o que o deixou com o terceiro lugar e impediu que ele levasse o título.
Ele venceu todas as doze etapas do Rallye de France em 2005, um outro recorde, pois foi a primeira vez que um piloto venceu todas as etapas de um rali da WRC. Esta foi a sua nona vitória no ano e com a vitória do Rali da Catalunha na Espanha fez seu número de 10 vitórias em 2005, bater o seu (e de Didier Auriol) próprio recorde de seis vitórias em uma só temporada.
Em 2005, ele também participou das 24 Horas de Le Mans na equipe de Pescarolo n° 17. Segundo notícias, Loeb se preparou para a corrida treinando no circuito de vídeo game da Sony PlayStation 2 Gran Turismo 4 a bordo de um jato particular. Na corrida seu carro teve vários problemas, mas Loeb provou poder dirigir rapidamente na sua primeira corrida em circuito fechado.
Finalmente, ele também ganhou o título individual de Campeão dos Campeões em 2005 na Corrida dos Campeões.

[editar] Le Patron (2006)

Loeb no Rali do Japão de 2006.
A matriz da Citroën, a PSA Peugeot Citroën, retirou as duas companhias do WRC no fim de 2005, mas a Citroën tem planos de voltar em 2007 com o Citroën C4 WRC, um projeto ao qual Loeb estará intimamente ligado. Ele planeja se juntar à equipe da fábrica sediada em Versalhes em 2007.
Enquanto isso, ele se 'aventurou' na Kronos Citroën. Apesar de dirigir um carro no término de seu potencial, ele mostrou ainda que era Le Patron (o Chefe), dominando a temporada e ganhando o terceiro título com o Xsara.
A primeira vitória daquela temporada surgiu no Rally Corona no México e o colocou na liderança, que nunca mais seria perdida, do campeonato. Conseguiu uma série de cinco vitórias consecutivas que o deixaram próximo do recorde de vitórias individuais de ralis, que pertencia a Carlos Sainz com o número de 26 vitórias, e que ele finalmente ele igualou em agosto com a sexta vitória do ano na Alemanha. Com sua outra vitória no Japão, o recorde mundial de 27 vitórias passou a ser dele. Sua vitória no Chipre colocou-o bem próximo de obter seu terceiro e consecutivo título do Campeonato Mundial de Rali, o que acabou se concretizando devido na etapa da Austrália, o segundo colocado na competição, Marcus Grönholm, não ter conseguido fazer muitos pontos.
Loeb terminou em segundo lugar na classificação geral das 24 Horas de Le Mans de 2006, em um Pescarolo-Judd.

[editar] 2007

Em 2007, Sébastien Loeb é novamente o piloto oficial da Citroën, com o novo Citroën C4 WRC. Ele venceu o Rali de Monte Carlo, a primeira corrida do novo C4. Com o terceiro lugar obtido no Rali da Grã-Bretanha, no País de Gales, Loeb garantiu seu quarto título mundial consecutivo. Loeb chegou a testar um carro de Formula 1.

[editar] 2008

Com onze vitórias em 2008, conduzindo ainda o Citroën C4 WRC, Sébastien Loeb e seu co-piloto Daniel Elena sagram-se campeões mundiais pela quinta vez consecutiva, um recorde na disciplina.

[editar] Vitórias no Campeonato Mundial de Rali

Referências

  1. WRC.com (25 de outubro de 2009). Sebastien Loeb takes his sixth World Rally Title!, "WRC.com" (em inglês). Acessado em 2009-out-25.
  2. Crash.net (25 de outubro de 2009). Britain - day 3: Loeb wins, secures 6th title, "Crash.net" (em inglês). Acessado em 2009-out-25.
  3. UOL Esporte (25 de outubro de 2009). Loeb vence Rali da Grã-Bretanha e é campeão pela sexta vez consecutiva, "UOL Esporte". Acessado em 2009-out-25.
  4. Agências de notícias (25 de outubro de 2009). Sébastien Loeb conquista, pela sexta vez consecutiva, o Mundial de Rali, "Globoesporte.com". Acessado em 2009-out-25.
  5. Gazeta Press (25 de outubro de 2009). Por um ponto, Loeb estende recorde de títulos no rali, "Terra". Acessado em 2009-out-25.

[editar] Ligações externas

O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sébastien Loeb




Loeb and Citroen the Best!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover