27/10/10

AMARANTE: Paróquia de São Gonçalo anuncia obras de restauro para a Igreja de São Domingos, que necessita e muito de obras!

AMARANTE: Paróquia de São Gonçalo anuncia obras de restauro para a Igreja de São Domingos«AMARANTE: Paróquia de São Gonçalo anuncia obras de restauro para a Igreja de São Domingos
(27-10-2010)




DR
© Todos os direitos reservados

Da intervenção consta, numa primeira parte, a recuperação da igreja no que toca às coberturas, pavimentos, paramentos exteriores, vãos das portas e janelas, revisão da electricidade e do coro alto


-



Terá lugar a 5 de Novembro a apresentação das obras de restauro da Igreja de São Domingos, cuja recuperação corresponde a um investimento de 714 mil euros. Deste montante, setenta por cento são comparticipação dos fundos comunitários (FEDER).
“A realização das obras de restauro e reabilitação prende-se com a oportunidade da sua candidatura a fundos disponibilizados pela União Europeia para a recuperação de um património que está em risco e cuja perda poderia ser irreversível”, disse o pároco de São Gonçalo, José Manuel Ferreira.
Da intervenção consta, numa primeira parte, a recuperação da igreja no que toca às coberturas, pavimentos, paramentos exteriores, vãos das portas e janelas, revisão da electricidade e do coro alto. Na parte lateral, onde está a divisão museológica, vai ser revestida toda a cobertura a electricidade, as portas e janelas e ainda as pinturas interiores.
“Numa segunda parte, acrescentou o pároco, que é a parte mais sensível ou de especialidade, vai ser restaurado o altar-mor e as imagens que estão muito degradadas, o tecto da capela-mor em caixotão, que tem já uns elementos em queda, a talha das paredes laterais e dos altares que estão no corpo da igreja, o arco cruzeiro, os dois anjos “tocheiros” que também estão muito degradados e que precisam de ser restaurados, os três altares laterais, o púlpito e as sanefas, o coro alto, a pintura mural das paredes da igreja que estão caiadas de branco e que já se percebe que por baixo estão pintadas de relevo a preto e branco e vão ser recuperadas dentro das regras de restauro”. Numa terceira fase será restaurado o órgão de tubos, o que permite a Amarante ter mais um órgão de tubos recuperado em tão pouco tempo (o primeiro foi o da Igreja de São Gonçalo), o guarda-vento da igreja e as sepulturas, no que toca ao pavimento interior. Na ala lateral vai ser feita uma intervenção no tecto em caixotão de uma das divisões e também o retábulo e arcaz. Vão ser ainda restauradas duas peças que estão no Museu.
Quinze dias após a apresentação da intervenção irão ter inicio as obras e prevê-se que vão demorar cerca de catorze meses até estarem concluídas.» in http://www.tamegaonline.info

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover