30/10/10

Amarante - Cineclube de Amarante tem a seguinte Programação para as Sextas-Feiras de Novembro, um Mês de Cinema de qualidade!

«Cineclube de Amarante, apresenta em Novembro:

Cardápio Cinematográfico para o mês de Novembro:

O último filme de Roman Polanski (que tem 2 sessões extra programadas em conjunto com a Equipa da Biblioteca da ESA), um filme sul-coreano, o filme vencedor do INDIE 2010 e um exemplo do novo cinema independente americano, + um filme sul-americano para continuarmos a mostrar o que se tem feito de novo por lá e, para acabar o mês em beleza (último sábado do mês), o Ruinas do Manuel Mozos, com a presença o realizador para conversar de novo connosco.


Cartazes em anexo.

Cinema Teixeira de Pascoaes
6ªs feiras às 21: 30 e um sábado às 17
Telefone: 255 431 084
Em Novembro


Dia 05
O Escritor Fantasma
Título original: The Ghost Writer
De: Roman Polansky
Argumento: Roman Polanski, Robert Harris
Com: Ewan McGregor, Jon Bernthal, Kim Cattrall, Pierce Brosnan, Olivia Williams
Género: Policial, Suspense
Classificacao: M/12

ALE/FRA/GB, 2009, Cores, 129 min

Um escritor-fantasma bem sucedido (Ewan Mcgregor) é contratado para concluir a autobiografia de Adam Lang, ex-primeiro ministro britânico, iniciada por um outro escritor que morreu acidentalmente. O projecto é de carácter urgente e presume a sua ida para uma ilha próxima da Costa Este dos Estados Unidos onde Lang vive, em quase total isolamento, com Ruth (Olivia Williams), a sua mulher, e Amelia (Kim Cattrall), sua assistente e amante.
Mas, o que à primeira vista parece a oportunidade de uma vida, revela-se muito mais complexo. Para começar, quando o escritor chega à ilha, um escândalo rebenta sobre o suposto envolvimento do ex-primeiro ministro com crimes de guerra e espionagem para a CIA. À medida que o seu trabalho na escrita vai avançando, ele compreende que algo de sinistro existe em toda aquela história e uma suspeição paira sobre a morte, supostamente acidental, do seu predecessor e sobre as mensagens crípticas que um manuscrito por ele deixado possa conter.
Último filme de Roman Polanski, é baseado no livro "The Gost" escrito por Robert Harris que, juntamente com o realizador, desenvolveu o argumento.

Dia 12
Mother – Uma Força Única
Título original: Madeo
De: Bong Joon-ho
Argumento: Bong Joon-ho, Park Eun-kyo
Com: Bin Won, Kim Hye-ja
Género: Drama
Classificacao: M/12

Coreia do Sul, 2009, Cores, 128 min.

Hye-ja (Kim Hye-ja) é a mãe de Do-joon (Won Bin), um inocente rapaz que, aos 27 anos, ainda é inteiramente dependente dos cuidados dos adultos. Quando uma jovem rapariga é encontrada brutalmente assassinada num lugar abandonado, todas as pistas apontam para Do-joon que acaba por ser condenado pelo crime. Percebendo a urgência com que a polícia encerrou o caso e absolutamente convicta da inocência do filho, Hye-ja vai fazer de tudo para encontrar o verdadeiro responsável pelo homicídio. Assim começa a saga obstinada de uma mãe que, contra todas as evidências e um sistema policial pouco eficaz, não se deixará abalar pelo desespero.
Do mesmo realizador do aclamado "The Host - A Criatura" (2006) e de "Barking Dogs Never Bite" (2000), chega uma história dramática sobre o poder do amor como força da Natureza.


Dia 19
Vão-me Buscar Alecrim
Título original: Go Get Some Rosemary
De: Ben Safdie, Joshua Safdie
Argumento: Joshua Safdie, Ben Safdie, Ronald Bronstein
Com: Ronald Bronstein, Sean Williams, Eléonore Hendricks
Género: Comédia Dramática
Classificacao: M/12

EUA/FRA, 2009, Cores, 96 min.

Lenny (Ronald Bronstein) é um nova-iorquino divorciado e pai de dois rapazes. Durante apenas duas semanas por ano, tem a guarda dos filhos Frey (Frey Ranaldo), de sete anos, e Sage (Sage Ranaldo), de nove. Apesar de todo o amor que lhes dedica, Lenny tem uma vida desregrada, não conseguindo assumir a responsabilidade que duas crianças exigem. Dessa forma, e apesar do seu esforço genuíno, essas semanas acabam por ser uma aventura no limiar da irresponsabilidade, entre o riso e a inquietação.
Escrito e realizado pelos irmãos Josh e Benny Safdie, é inspirado na infância dos realizadores na cidade de Nova Iorque sendo uma homenagem ao seu próprio pai. Estreou em 2009 na quinzena dos realizadores de Cannes 2009 e foi o filme vencedor do Festival IndieLisboa2010

Dia 26
Gigante
Título original: Gigante
De: Adrián Biniez
Argumento: Adrián Biniez
Com: Horacio Camandule, Leonor Svarcas
Género: Comédia, Drama
Classificacao: M/12

ALE/ARG/HOL/Uruguai, 2009, Cores, 84 min.

Jara (Horacio Camandule) tem 35 anos e trabalha como segurança nocturno num grande supermercado em Montevideu, Uruguai. A sua tarefa é controlar todas as câmaras de vigilância do edifício, algo que se adequa perfeitamente à sua personalidade calma e solitária. Um dia, através dos monitores, Jara descobre Julia (Leonor Svarcas), uma das empregadas de limpeza, e, sentindo-se atraído por ela, começa a seguir-lhe os passos através das câmaras, durante as suas longas horas de trabalho, e pela cidade, durante as folgas de ambos. Assim, nessa perseguição, Jara descobre tudo sobre Julia, ligando-se cada vez mais profundamente a ela. E o que era apenas uma atracção, transforma-se num amor intenso...
Primeira obra do argentino Adrián Biniez, foi o grande vencedor no Festival de Berlim de 2009, onde conquistou o Urso de Prata - Grande Prémio do Júri, o Prémio Alfred Bauer e o Prémio para o Melhor Primeiro Filme.

Dia 27
Ruínas
De: Manuel Mozos
Classificacao: M/12

Portugal, 2009, Cores, 60 min

O novo documentário de Manuel Mozos retrata os lugares esquecidos e abandonados pelo tempo. Numa viagem pelo Portugal profundo, ele vai filmando as ruínas que trazem as memórias das coisas vividas e das histórias contadas. Estes são lugares desprezados, obsoletos e vazios mas que fazem parte da narrativa de um país e do imaginário colectivo de um povo.
"Ruínas" conquistou o prémio Georges de Beauregard no FIDMarseille e o prémio TOBIS para melhor longa-metragem portuguesa no IndieLisboa 2009.
------------------------------------
Elsa Cerqueira
Cineclube de Amarante

"O Escritor Fantasma"

2 comentários:

  1. Olá, Helder: Como estás?
    Merci pela publicidade.
    Depois confirmarei as horas da sessão do dia 27 com o realizador Manuel Mozos.

    Beijocas para ti e para o nosso Poeta, Ângelo.

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover