09/09/10

Política Local - "Hoje o Doutor Armindo Abreu soube ser o Presidente de todos os Amarantinos, o que já não era sem tempo e motivo!"

«Municípios dos Vales do Sousa e Tâmega com portagens contestam "injustiça" das isenções

30 Jun - Os municípios dos vales do Sousa e Tâmega obrigados a pagar para circularem em autoestradas criticaram hoje a proposta do Governo para isentar da cobrança de portagens 46 concelhos atravessados pelas SCUT, considerando-a "uma injustiça".
"Mas alguém compreende por que é que um cidadão de Paços de Ferreira ou Lousada tem isenções numa viagem até ao Porto e um cidadão do meu concelho não tem? Será que consideram que temos tem um nível de vida superior?", questionou, em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Amarante.
O Governo propõe a isenção da cobrança de portagens em 46 municípios atravessados pelas sete SCUT (autoestradas sem custos para o utilizador), entre os quais Paços de Ferreira e Lousada.
Amarante, por seu lado, é servida pela A4, onde se paga portagens. Para Armindo Abreu (PS), trata-se de uma "completa injustiça".
"Não faz qualquer sentido, não há um tratamento equitativo, é uma completa injustiça uns pagarem e outros, mesmo ao lado, ficarem isentos. Ninguém compreende isto", acrescentou.
Armindo Abreu defendeu que a solução é pagarem todos ou não pagar ninguém.
"Se o Governo tiver condições de oferecer autoestradas de graça, pois que o faça. Se não tiver, pois que paguem todos", afirmou.
O presidente da Câmara de Penafiel, Alberto Santos (PSD), considerou igualmente "injusto e incompreensível" que o concelho que lidera tenha ficado de fora das isenções.
"Penafiel não fica isento porquê? Uns pagam e outros não porquê? É uma injustiça tremenda", insurgiu-se.
Já o presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro (PS), defendeu o princípio da universalidade, apenas com isenções para os moradores que circulem no interior do seu próprio município.
"De resto, sou a favor do princípio do utilizador-pagador", acrescentou, sublinhando que as eventuais isenções "para satisfazer esta ou aquela reivindicação apenas perturbarão e prejudicarão a clareza que se pretende para todo este processo".
No entanto, Carneiro considera que "este não é o momento mais apropriado" para a introdução de portagens nas SCUT, considerando que se deve esperar pelos indicadores dos segundo e terceiro trimestres sobre a recuperação económica do país, para ver se consolidam os do primeiro, que foram "bastante positivos".» in http://www.jornaltvs.net/noticia.asp?idEdicao=201&id=28182&idSeccao=3021&Action=noticia
----------------------------------------------------------------------------------
Depois de mais uma grande injustiça para Amarante, cometida pelo governo Socialista de José Sócrates, finalmente, repito, finalmente, vejo o Doutor Armindo Abreu a ser o Presidente de todos os Amarantinos e a não ser uma simples correia de transmissão da Governação Socialista!
De facto, será que Amarante é mais rica que Paços de Ferreira e Lousada?
Não é recorrente a afirmação sustentada em números, de que a Região do Vale do Tâmega é uma das mais pobres do país e da Europa?!
Já agora e ainda que mal pergunte, todo o Algarve é Pobre?!
Critérios estranhos estes do Governo Socialista. Será que já viram o estado miserável em que está a Estrada Nacional N.º 15?! - Será que vêm na actual Estrada N.º 15 uma alternativa válida?!!!
O que pensará e não diz ao povo, o Doutor Francisco Assis, acerca disto tudo?!
Os Socialistas criaram as SCUTS e ditaram o seu fim, com José Sócrates, como é recorrente, a faltar a mais um promessa que fez ao eleitorado nacional...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover