26/09/10

Liga Zon/Sagres: F.C. do Porto 2 vs Olhanense 0 - Dragões só sabem vencer e esta é a décima vitória em dez jogos oficiais da época!

«FC Porto-SC Olhanense, 2-0: Líder nota 20

São 20 vitórias. Consecutivas e intervaladas, precisamente ao meio, na passagem de uma época para a outra. No Dragão, a melhor defesa do campeonato, incapaz de resistir ao jogo fulminante do líder, deixou, simplesmente, de o ser. Como uma locomotiva pulverizadora, o FC Porto decompôs, com distinção, novo obstáculo e juntou mais três pontos à vantagem. À sexta jornada, o segundo classificado surge a sete pontos de distância.

Vídeos do jogo


Por detrás de cada estratégia, para lá da mais discreta nuance, há, em qualquer exibição portista, uma técnica de asfixia que persiste. Especialmente veloz, o líder não deixa respirar o opositor. Investe, sucessivamente, em doses de ataque massivo; da direita, à esquerda, congeminado ao meio, numa multiplicidade de soluções, numa sequência de cortar a respiração.

O brilho, que parece obedecer a uma lógica de intensidade crescente, salta de pé para pé. De Moutinho para Varela, de Hulk para Falcao, num processo que rapidamente fermenta e até permite marcar a centrais em noite de estreia. Foi assim com Otamendi, convidado a tornar o seu primeiro jogo no Dragão ainda mais cor-de-rosa do que as chuteiras que calçava.

Antes mesmo de o génio de toda uma equipa começar a levantar fervura, Hulk já havia marcado, num lance que, prontamente anulado, serviria apenas de prenúncio do sufoco olhanense. Na origem do primeiro golo sancionado, o brasileiro apontou o segundo, depois de uma súbita intercepção de bola e de uma fuga ainda mais rápida, que só terminou com o violento balançar das redes defendidas por Moretto, mesmo antes do intervalo.

A defesa menos batida da Liga era já a do FC Porto. A custo, o Olhanense reerguia-se, revelando sinais de vida, mas a engenhosa máquina de André Villas-Boas prosseguia, segura, o processo de trituração, bem para lá do instante em que Hulk saiu de cena. Do fino método de moagem, em que todos assumem a condição de intérpretes decisivos, não resultariam mais golos, apesar de merecidos e justificados a cada movimento de ataque que vaporizava a oposição, numa mescla rara em que genialidade e simplicidade se confundem.

FICHA DE JOGO

Liga 2010/11, 6ª jornada
25 de Setembro de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 35.430 espectadores

Árbitro: Marco Ferreira (Madeira)
Assistentes: Sérgio Serrão e Álvaro Mesquita
4º Árbitro: Rui Fernandes

FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Hulk, Falcao e Varela
Substituições: Hulk por Rúben Micael (68m), Falcao por Walter (76m) e Belluschi por Souza (82m)
Não utilizados: Beto, Maicon, Rafa e Ukra
Treinador: André Villas-Boas

SC OLHANENSE: Moretto; João Gonçalves, Maurício, Jardel e Carlos Fernandes; Fernando Alexandre e Delson; Jorge Gonçalves, Vinicius e Paulo Sérgio; Djalmir «cap.»
Substituições: Delson por Lulinha (46m), Djalmir por Adilson (77m) e Vinicius por Ismaily (77m)
Não utilizados: Ricardo Batista, Toy, Rui Duarte e Mexer
Treinador: Daúto Faquirá

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Otamendi (23m), Hulk (45m)
Disciplina: cartão amarelo a Delson (26m), Vinicius (50m), Alvaro (64m), Hulk (67m), Djalmir (73m), Carlos Fernandes (81m)» in site F.C. do Porto.


«Alguém pára este Dragão?

Décimo triunfo consecutivo do FC Porto ao bater o Olhanense por 2-0, em jogo da sexta jornada da I Liga. Otamendi inaugurou o marcador e Hulk ampliou, ambos no primeiro tempo.
Seis vitórias na I Liga, três na Liga Europa e uma na Supertaça. Para já, este é o histórico da equipa comandada por André Villas-Boas.
Uma grande noite para Otamendi, que além de se estrear a titular abriu o marcador no Estádio do Dragão. O defesa central roubou o lugar de Maicon e, aos 23 minutos, viu-se a marcar o primeiro golo da equipa azul e branca. Depois de um remate cruzado da direita de Hulk, Moretto não segurou a bola e Otamendi, sozinho, só teve de encostar e ouvir os gritos dos adeptos no Estádio do Dragão.
O FC Porto já tinha colocado a bola dentro da baliza de Moretto, logo aos 3 minutos, numa boa combinação entre Hulk e Falcao, mas o árbitro assinalou posição irregular ao brasileiro.
Durante toda a primeira parte, a equipa azul e branca “arrendou” a área algarvia, dominando completamente o desafio. Aos algarvios restava-lhes defender com muitos jogadores.
A um minuto de terminar o primeiro tempo, Hulk, num grande arranque, percorreu meio relvado em excesso de velocidade, deixando a concorrência para trás, e marcou tranquilamente o segundo golo para os líderes do campeonato.
O brasileiro fez o quinto golo no campeonato, ostentando o título de melhor marcador da I Liga.
Na segunda parte, o jogo ficou mais equilibrado mas com a balança a pesar ligeiramente para a equipa da casa no que toca a oportunidades de golo.
O Olhanense teve ainda duas boas oportunidades para mexer o marcador mas a eficácia algarvia teimava em não aparecer.
Por falar em ineficácia, Falcao, um “matador” nato, esteve claramente em "dia não". O colombiano desperdiçou inúmeras oportunidades, o que levou o técnico Villas-Boas substituir o número 9 por Walter.
Mais três pontos para o Dragão, que já amealha 18 pontos em seis jogos, continuando invicto na I Liga.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2010/09/25/algu_m_p_ra_este_drag_o_.html

FC Porto 1-0 Olhanense - (Golo de Otamendi)

FC Porto 2-0 Olhanense - (Golão de Hulk)

FC PORTO 2 - OLHANENSE 0 - Liga 2010/11, 6ª jornada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover