06/09/10

João Afonso - Uma Sonoridade diferente da Música Portuguesa e com uma Herança Pesada!

João Afonso - "Cheiro a Café"
João Afonso - "Morrer em Zanzibar"
João Afonso - "Naúfrago de las Estrellas"
JOÃO AFONSO - "OUTRA VIDA" - (AO VIVO)
João Afonso - "Utopia"
João Afonso - "Aqui em baixo" - (Azul)
João Afonso, Uxia, Júlio Pereira - "Entre Sodoma e Gomorra"
João Afonso

«Biografia de João Afonso

(Informação retirada do Site Oficial de João Afonso)

João Afonso nasceu a 8 de Julho de 1965 em Moçambique onde, juntamente com os seus pais e irmãos, viveu até 1978, altura em que veio para Portugal.

Cultivou desde cedo o gosto de cantar, colhendo influências quer da música urbana africana quer da música popular portuguesa, esta através do tio Zeca Afonso.

Na sequência do vasto movimento de solidariedade gerado, participou em inúmeras homenagens a Zeca Afonso, das quais se destacam as realizadas em Lisboa, Aula Magna (1987), Frankfurt (1989) e Vigo/Pontevedra (1991).

Tem participado, com outros músicos, em diversos projectos, dos quais se destaca "Maio Maduro Maio" cujo primeiro espectáculo foi realizado em Dezembro de 1994, no Teatro Municipal São Luiz em Lisboa, de parceria com José Mário Branco e Amélia Muge, com quem, realizou diversas apresentações, tanto em Portugal como no estrangeiro. O referido espectáculo foi gravado e editado num CD duplo em 1995. Participou ainda nos discos "Janelas Verdes" e "Acústico" de Júlio Pereira e no disco "Lua Extravagante" do grupo com o mesmo nome.

Da sua ligação a músicos espanhóis resultou em 1996, a realização, em diversas localidades de Espanha (entre outras Madrid, Murcia e Barcelona), de concertos com os canto-autores Luís Pastor, em que interpretavam temas dos dois e de Zeca Afonso, e ocasionalmente com Pedro Guerra.

Em Maio de 1997 editou o seu primeiro álbum a solo Missangas, com produção de Júlio Pereira, merecendo da crítica especializada rasgados elogios. Na sequência desta edição João Afonso apresentou o seu espectáculo em diversas localidades de Portugal, no 1º Festival de Lusofonia em Montreaux (Suiça), e no Festival Atlantida em Paris. O CD Missangas foi posteriormente editado em França (Verve/Polygram 1998) e em Espanha (Resistencia 1998).

Em Dezembro de 97 participou no disco " Voz e Guitarra" e posteriormente no concerto com o mesmo nome, encomendado pela Expo-98, integrado no Festival dos 100 Dias (Coliseu de Lisboa).

Em Abril de 98, tendo sido nomeado para diversas categorias, ganhou o Prémio de Melhor Voz Masculina Nacional (Prémios Blitz); pouco depois, foi novamente nomeado, desta vez para o Prémio "José Afonso.

A sua passagem pela Expo-98 foi vincada em dois momentos distintos, através da realização de dois espectáculos no Anfiteatro da Doca. O primeiro ocorreu integrado nas comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal e das Comunidades; em Julho, foi possível assistir ao projecto "Missangas", também com a introdução de alguns temas inéditos.

No final do ano, a co-produção da colectânea "Novas vos Trago" (10) pela Tradisom, Comissão dos Descobrimentos e Universidade de Aveiro, reuniu a par de João Afonso, Amélia Muge, Sérgio Godinho e Brigada Victor Jara e Gaiteiros de Lisboa. Baseado no género romanceiro, João Afonso compôs e interpretou "Morte do Príncipe D. Afonso de Portugal" e "S. Simão". Ainda em 98, compôs a música para o poema "Paz de Santiago", da autoria de Luís Pastor que faz parte do último álbum do canto-autor - "Por el Mar de mi Mano" e gravou com o grupo oriundo das Ilhas Canárias – Mestisay - o tema "Na Machamba", originalmente incluído em MISSANGAS.

A tournée realizada em Macau e Goa no mês de Janeiro de 99, a convite da Fundação Oriente marcou o início do ano em termos artísticos. Três meses mais tarde, o destino foi Moçambique onde as raízes de João Afonso foram mais do que evidentes. A comprová-lo, o memorável concerto em Maputo, no Teatro Gil Vicente.

As comemorações dos 25 anos do 25 de Abril proporcionaram os vários espectáculos que João Afonso apresentou entre Abril e Maio, em diversas localidades do país (Santiago do Cacém, Arraiolos, Vila Nova de Famalicão, Maia; Queima das Fitas em Évora e o encerramento do Festival José Afonso, em Coimbra).

E m Agosto, João Afonso fez parte do grupo de artistas convidados para encerrar o Festival Maré de Agosto, realizado, como habitualmente, em Vila do Porto, Santa Maria, Açores. Ainda em Agosto, João Afonso participou nas gravações do último trabalho discográfico da galega UXIA , interpretando em conjunto um tema da sua autoria – "Aqui em baixo (Azul)".

A edição de 99 da Festa do Avante é o palco do último grande ensaio para a estreia de " Barco Voador", o novo trabalho discográfico a ser editado no final de Setembro. A ideia base deste CD foi criar uma imagem à volta das influências colhidas nas viagens efectuadas nos últimos anos por vários continentes – Ásia, África e Europa. Voltar ao Topo»


"Cheiro a Café
João Afonso
Composición: João Afonso Lima

Uma noite escrevi o teu nome
num café
a cafeteira adormece breve
mesmo ao pé

O mar que passa
pela vidraça
senta-se à mesa
cheira a café

Não me enjeites quando te escrevo
o que à memória me vem
contas contadas, contas da história
que a ninguém devo, a ninguém

Já não vejo razão para calar
as múrmures águas na areia
sobre a praia a maré cheia
enche toda antes de vazar

A noite dura para além da tarde
cerveja com levedura
vaga de espuma entre o meio dia
calma a garganta que arde

O tesouro no ventre do mar
não será para quem mareia
como é bom dormir, acordar
preguiçar em branca açoteia

O sentido que eu tive da vida
num café
o que foi certo para mim um dia
já não o é

O mar que passa
pela vidraça
senta-se à mesa
cheira a café

Cão vadio, cão sem raça
pela rua a vaguear
candeeiro de luz baça
café moído a exalar

À noite os casais devassam
os enigmas duma luz mansa
os sonhos idos de criança
como farrapos soltos que passam."


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover