24/09/10

Estudo: Migração Humana a partir de África terá ocorrido mais cedo do que se pensava!

«Estudo: Migração Humana a partir de África terá ocorrido mais cedo do que se pensava

Filipa Alves (20-09-10)

Fragmentos de ferramentas em pedra encontrados na Península Arábica e na Índia sugerem que o êxodo a partir de África na direcção da Ásia e Austrália terá tido lugar não há 60 000 anos mas pelo menos há 80 000-70 000 anos.
Uma equipa internacional de cientistas britânicos, australianos e indianos apresentou recentemente no British Science Festival, a ter lugar na Universidade de Ashton, vários achados arqueológicos que sugerem que, ao contrário do que é amplamente aceite, os humanos terão migrado desde África para a Ásia e Austrália há mais de 60 000 anos.
Com efeito, Michael Petraglia e os colegas encontraram ferramentas em pedra, como pontas de lanças que dizem ter sido fabricadas por humanos modernos, na Península Arábica e Índia, datando de há cerca de 74 000 anos, sugerindo que o êxodo de África terá acontecido há 70 000-80 000 anos.
O Dr. Petraglia vai ainda mais longe afirmando “Acredito que houve múltiplas populações que saíram de África entre há 120 000 e 70 000 anos”.
Estes dados arqueológicos vêm assim contestar a teoria baseada em estudos genéticos utilizando o DNA das populações modernas que sugere que o ancestral comum mais recente data de há 60 000 anos, altura que terá saído de África.
O investigador britânico questiona a validade destes resultados por se basearem em DNA moderno, afirmando que a ausência de DNA antigo impede que sejam realizados mais testes.
Por outro lado, a localização das ferramentas, a centenas de quilómetros da costa, sugere que muito provavelmente a migração terá ocorrido por via terrestre. Fonte: www.bbc.co.uk»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover