28/08/10

Poesia - O Meu Amigo e Poeta Ângelo Ôchoa, partilha o um gosto comum comigo: O mar e exprime-o em forma Poética, Brilhante!




"O Mar que entra nos ouvidos

O mar

nos ouvidos,

durmo;

se

entretanto

acordo."



"Hora das Gaivotas
Tim

Eu gosto da praia
a hora das gaivotas
Quando a maré desce
E tudo fica mais calmo

Quando o sol dourado
despenteia o teu cabelo
e um so sorriso teu
desfaz o meu pesadelo

Tens os pés na areia
e um olhar sobre as ondas
por muito que os estendas
não quero que te escondas

Sabes o mar é bruto
mas pode ajudar
a ter outra vez
vontade de gostar
ou longe desfaz-se
a linha do orizonte
e tu já voltas-te
desse sitio onde foste
porteje os teus ombros
com o meu braço esquecido

3 x

e um so sorriso teu
eu já não estou perdido

3 x

eu gosto da praia das gaivotas

2 x

a hora das gaivotas

eu gosto da praia

eu gosto de ti"


5 comentários:

  1. Helder,
    o verso

    é
    «se»
    e
    não
    «sejavascript:void(0»
    ...
    Este
    meu
    poeminha
    foi escrito no Norte, mais precisamente em Ofir, perto do Fão das «clarinhas» e dos pinhais com música, em Agosto de 1959.
    A tua foto da praia de Salgueiros é-me familiar, uma vez que, quando acampávamos, aí estivemos na terra do velho salgueiral.
    As praias do Norte têm para mim que já há anos não faço praia o pormenor relevante do cheiro a sargaço. São assim mais odoríferas, embora de águas frias, do que as do Sul.
    Entranha-se-nos um gosto de mar bem mais a Norte do que a Sul.
    Lembro a Granja perto de Espinho onde filhota viveu e Mirita meu cadelo ainda hoje viva pariu uns 5 cachorrinhos. Graça foi a parteira de urgência.
    Vidas, amigo, vidas da nossa alegria!
    Amar o grande mar, amar deveras o verde azul mar, amar do amor maior o mar maior, escrevi também eu já aquando por Setúbal. E filhota Graça sempre ela disse esse poeminha ou poemeto, como só ela sabe.
    Mar e gaivotas, Helder, te pacifiquem afãs, «pelo que ante vagueamos...»

    ResponderEliminar
  2. Helder:
    Agora sim, Amigo, e não leve a mal, que corrigir é uma das obras de misericórdia da nossa santa Madre Igreja... E errare humanum est.
    Vivamente o abraço, reconhecido.
    Ochoa.

    ResponderEliminar
  3. E que nos diz da ida para Liverpool do César Peixoto, que qauando do Porto de José Mourinho marcou e Setúbal um golo que valeu a Porto vitória de um a zero?
    Ou seria o Helder Postiga?

    ResponderEliminar
  4. Caro, Amigo Poeta, Ângelo Ôchoa:

    Agradeço quando me corrigem!
    Quando perder a humildade de não admitir o erro e de não querer aprender, serei então, absolutamente ignorante...
    Adorei a sua visão curta e objectiva, embora poética - uma antítese, mas a Arte é contraditória na escrita e na leitura -, sobre o Mar de Deus que tanto adoramos!

    Abraço,

    Helder Barros

    ResponderEliminar
  5. Agora sou eu a corrigi-lo Amigo. Não é César Peixoto, mas Raul Meireles.
    Acho que ele, ou saía agora, ou não teria mais chances. Como portista estou-lhe eternamente, pelo seu profissionalismo e entrega inexcedíveis.
    E o F.C. do Porto continua com os seus activos muito valorizados, pois não é fácil vender jogadores por verbas destas!
    Abraço Amigo,
    Helder Barros

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover