19/08/10

Dia 19 de Agosto é o Dia Mundial da Fotografia, uma das descobertas científicas mais importantes do Século XIX e com muita importância ainda, nos dias que correm!

«O mundo através da objectiva
19 de Agosto de 2010, 11:55

Foi a 19 de Agosto de 1839 que a patente da fotografia foi oferecida ao mundo pelo governo francês. E foi a partir dessa data, que se começou a comemorar o Dia Mundial da Fotografia. O SAPO junta-se às celebrações e recorda algumas das fotografias mais marcantes dos últimos meses.

Mau tempo na Madeira (Fevereiro 2010):


+ Veja ainda:

Erupção do vulcão Eyjafjallajokull (Março 2010): aqui.

Visita do Papa a Portugal (Maio 2010): aqui.

A História da Fotografia:

Louis Daguerre descreveu minuciosamente o seu processo de criação de uma impressão fotográfica a 9 de Janeiro de 1839, na Academia de Ciências e Belas Artes, em Paris. A 19 de Agosto desse mesmo ano, o Governo francês adquiriu a patente do processo baptizado com o nome de Daguerreotipia, em troca de uma pensão estatal vitalícia a Louis Daguerre.
Apesar de não ter sido o primeiro processo fotográfico, a Daguerreotipia foi o primeiro processo fotográfico realmente bom, tendo-se tornado um sucesso imediato. Rapidamente, os grandes centros urbanos da época ficaram repletos de daguerreótipos.
Se a invenção da escrita marcou a fronteira entre a Pré-história e a História, a invenção da fotografia alterou para sempre a maneira como lidamos com a nossa memória colectiva e pessoal. O Dia Mundial da Fotografia serve, por isso, para nos lembrar o quão especial uma fotografia pode ser na nossa vida.»
@SAPO Notícias (com SAPO Fotos)
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------
Deixo aqui neste Dia Mundial da Fotografia, uma Fotografia de autoria do meu Amigo Carlos (Bode Ranhoso do Marão), que retrata bem a maravilha de bem estar e de sentimentos positivos, que nos pode dar uma fotografia de uma paisagem preservada - por enquanto - que, além de ser uma obra de arte é um património visual e ao nível do arquivo, que devemos deixar aos nossos vindouros! Obrigado Carlos por partilhares a tua Arte connosco!


(Rio Marão em toda a sua beleza e esplendor, num instante captado genialmente pelo Bode do Marão, aquele que Ama aquela Terra de forma autêntica e genuína!)


8 comentários:

  1. Olá Helder
    Eu agradeço a tua amizade, disponibilidade e pelo facto de também seres um grande defensor da nossa beleza natural, o conselho de Amarante precisa de pessoas como tu.

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu é que agradeço, Amigo Carlos!

    ResponderEliminar
  3. Helder, vi passarem as fotos do Funchal que por duas vezes tive a dita de conhecer lindo, e vi, também embevecido a foto tua da lindeza de teu local de vida. Vi documentário a horas de almoço sobre a família de bombeiros de Vila Meã agora reconhecida por ministro e vi teu comentário de que a Fregim chegou meio aéreo quando desastre de fogo era consumado.
    Mas sobre fotografia -- tenho a honra de meu genro stratos ntonsis -- agora pela grécia com filhota actriz -- ser um ntável fotógrafo com F grande. Representado em museus como o de Tessalónica. E fiz comment a Anabela (post sobre muro de berlim que comentaste) em que refiro que o que nos tornou conhecidos e AMIGOS a ti a mim e a Anabela foram as fotos in Abrupto.
    Peço me deixes copypasptar e postar a aqui o comment a Anabela que segue:
    Anabela:
    Da única vez que vi uma despedaçada parte do muro de berlim foi em fátima num esconso de parede cercania a santuário.
    Pois agora dá vontade de ver tua sala de aula de história para outra réplica trazida da em@ loira de algarve que guardo no coração. Espero é que ela não esteja avessa comigo de alguma bruteza minha a que mau grado penitenciar-me sou atreito.
    Adiante.
    Saúdo também Helder donde acabo de sair no dia da fotografia.
    Foi a fotografia e as vossas fotografias in abrupto que de vós me deram notícia viva.
    No ano que vem já avô estarei em amarante para abraçar-vos, melhor, reabraçar-vos.
    Agora estou por cem soldos onde amanhã começa festival bons sons ' 10 com pricezito de cabo verde. depois é lula pena, fausto, adufes de monsanto, por onde passaste anabela, e cantares de serpa e...e.. vou dar-vos disso conta em uns meus amadores futuros vídeos.
    Anabela:
    Da única vez que vi uma despedaçada parte do muro de berlim foi em fátima num esconso de parede cercania a santuário.
    Pois agora dá vontade de ver tua sala de aula de história para outra réplica trazida da em@ loira de algarve que guardo no coração. Espero é que ela não esteja avessa comigo de alguma bruteza minha a que mau grado penitenciar-me sou atreito.
    Adiante.
    Saúdo também Helder donde acabo de sair no dia da fotografia.
    Foi a fotografia e as vossas fotografias in abrupto que de vós me deram notícia viva.
    No ano que vem já avô estarei em amarante para abraçar-vos, melhor, reabraçar-vos.
    Agora estou por cem soldos onde amanhã começa festival bons sons ' 10 com pricezito de cabo verde. depois é lula pena, fausto, adufes de monsanto, por onde passaste anabela, e cantares de serpa e...e.. vou dar-vos disso conta em uns meus amadores futuros vídeos.
    Abraço, amigo.
    Hoje fotografei duas vezes setúbal ao nascer do sol e três vezes Cem Soldos agora mesmo ao poente.

    ResponderEliminar
  4. Aguardo essa música que me aguçou o apetite e as fotografias de Cem Soldos e quero que saibas a origem desse nome.

    Abraço,

    Helder Barros

    ResponderEliminar
  5. As 3 primeiras fotografias estão no angeloochoa spaces live in à hora do terço e no meu espaço sonico album fim de dia e os vídeos só a partir de amanhã as 21h começo do festival bons sons com princezito de cabo verde.
    até amanhã.
    cem soldos como já vimos era o preço pago por esta gente daqui de sua conta por arrotear terra a dignatários templários donos.

    ResponderEliminar
  6. Olá amigos!
    Só para dar os parabéns ao Bode, pela excelente e refrescante visão de um rio que corre livre, livre...

    ResponderEliminar
  7. Obrigado mais uma vez, Amigo Ôchoa!

    ResponderEliminar
  8. O Bode é como nós: só gosta de rios livres, que corram sem paredes de betão, que corram como quiserem...

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover