30/08/10

Ambiente e Ecologia: Península Ibérica tem dias mais quentes que resto do Mundo ...



«Península Ibérica tem dias mais quentes que resto do mundo

Na Península Ibérica, os dias estão a ficar mais quentes do que no resto do mundo, concluiu um estudo da Universidade de Salamanca (USAL).

Devido ao impacto que as temperaturas extremas têm na agricultura e na saúde, os investigadores da USAL analisaram as variáveis mais representativas destes extremos térmicos desde 1950 a 2006.

Os resultados revelaram que, para a Península Ibérica, registou-se um aumento dos dias quentes maior do que no resto do mundo. Também foi detectada uma diminuição das noites frias, tendência que acompanhou a descida global. O estudo foi publicado na revista Climatic Change.

São poucos os estudos que se centram nos extremos climáticos e nas alterações que estão a ocorrer nas temperaturas máximas e mínimas ou nas variáveis dias quentes e noites frias.

Até agora, a maioria dos investigadores tinha analisado as alterações da temperatura média à escala global. Estes resultados indicavam que o aumento das temperaturas se deve "mais provavelmente" a fatores antropogénicos.

Esta nova investigação permitiu analisar, do ponto de vista físico, as causas das variações dos extremos climáticos, ou seja, verificar "que alterações se estão a produzir nas massas de ar que chegam à Península Ibérica, bem como na temperatura do mar", segundo explicou ao diário espanhol El Mundo Concépcion Rodríguez, autora principal do trabalho e investigadora do Departamento de Física Geral e Atmosfera da Universidade de Salamanca.

"A tendência de diminuição de noites frias corresponde com a obtida à escala global, segundo o relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC). No entanto, o crescimento de dias quentes na Península Ibérica é superior ao obtido globalmente para todo o planeta", afirmou.

Para explicar estas diferenças, a equipa científica relacionou o aumento de dias quentes com índices que representam a variação das características da atmosfera e dos oceanos.

Desta forma, "os dias quentes estão relacionados com os padrões atmosféricos, enquanto as noites frias dependem da temperatura do mar [do Atlântico Norte]", explicou a investigadora.
O tempo que traz a massa de ar desde o Norte de África é a principal causa do aumento de dias quentes. "O tipo de tempo que provoca mais noites frias é a depressão sobre o golfo de Génova, que transporta ar seco e frio do Centro da Europa para Espanha", argumenta Concépcion Rodríguez.

A investigadora acrescenta ainda que as alterações no número de dias quentes e de noites frias são mais pronunciadas a sudoeste e noroeste da Península Ibérica e que "uma das causas prováveis destas alterações é a variação da temperatura superficial do mar no Atlântico Oriental".» in http://economico.sapo.pt/noticias/peninsula-iberica-tem-dias-mais-quentes-que-resto-do-mundo_97977.html
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Que mais irá nos acontecer, Pobres habitantes desta Jangada de Pedra a Ibéria Doente?!


(Seca extrema na Península Ibérica)

(Reportagem num país em seca: "Em vez da albufeira da barragem temos um charco de água")

(Seca irreversível em Portugal pode tornar a água mais cara se nada for feito)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover