07/07/10

Política Nacional - "Inspecções de gás e electricidade vão ser alargadas às casas novas !"


«Inspecções de gás e electricidade vão ser alargadas às casas novas



Actualmente, 70 % das habitações são certificadas sem ter existido uma inspecção.

O Governo quer tornar obrigatórias as inspecções em todas as instalações de gás e electricidade nas casas novas. Em declarações à Renascença, o secretário de Estado da Administração Local explicou que as alterações são feitas no âmbito do regime Jurídico da Urbanização e Edificação.
“Ao contrário do que a campanha de desinformação quis fazer querer, as inspecções serão alargadas a 100% das casas e deixam de ser apenas por amostragem", afirmou José Junqueiro, em conferência de imprensa, acrescentando que actualmente 70 % das casas são certificadas sem ter existido uma inspecção.
O governante sublinhou que a nova regulamentação que o executivo preparou acaba com "o clima de insegurança actual" e não dispensa qualquer certificação. As alterações introduzidas incluem um modelo alternativo de certificação por entidade interna ou externa aos municípios dos projectos de especialidade e outros estudos, quando estes sejam acompanhados por termo de responsabilidade.
Este novo modelo obriga à realização de dois testes de segurança, um aquando da conclusão da obra e outro aquando na ligação à rede (electricidade e gás).
As mudanças incluem a dispensa de licença nas obras de conservação em prédios situados em zona de protecção de imóveis classificados ou integrados em conjuntos classificados e isenta de controlo prévio a instalação de painéis solares fotovoltaicos e de geradores eólicos - dentro de determinadas dimensões -, bem como de colectores solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias.
O caso mais recente de uma explosão de gás registou-se, no último domingo, num restaurante em Amarante, da qual resultaram dois feridos com gravidade.» in http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=111426
-------------------------------------------------------------------------------------
Quando é que estes xuxalistas que nos desgovernam serão pró-activos e não reactivos do género: casa roubada, trancas à porta...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover