14/07/10

Planeta Terra - "O preocupante crescimento da População Humana nas próximas décadas !"


«O preocupante crescimento da População Humana nas próximas décadas

A Royal Society está a lançar um estudo sobre o crescimento da população humana e os impactos no desenvolvimento social e no desenvolvimento económico das próximas décadas.
Num projecto agora iniciado, a Royal Society, do Reino Unido, preconiza o crescimento da população humana e os impactos no desenvolvimento social e no desenvolvimento económico até 2050.
A população humana cresceu de 2 biliões, em 1930, para os actuais 6,8 biliões de pessoas e estima-se que deverá atingir os 9 biliões em 2050. Entre muitas outras questões, mais ou menos controversas, o crescimento da população humana deverá ter o maior impacto no nosso futuro, ao mesmo tempo que é um tópico cada vez mais desconsiderado nas agendas políticas.A Royal Society lançou este estudo com o objectivo de proporcionar uma abordagem objectiva e com uma base científica para as alterações da população humana, para as diferenças regionais e culturais que a podem afectar e para os impactos que essas alterações vão provocar.
A capacidade de alimentar uma população em rápido crescimento foi, na década de 70 do século XX, uma das maiores preocupações políticas. A revolução verde, o progresso económico e outros avanços na agricultura permitiram ultrapassar, em dados globais, a escassez alimentar sentida nesses tempos, ou pelo menos, permitiu dar outros formatos à problemática. Nas últimas décadas, questões como a pobreza extrema e a fome são remetidas para causas como desigualdades entre regiões do Globo, problemas de desenvolvimento económico, desflorestação, alterações climáticas, etc.
Este estudo, que deverá ficar concluido em 2012, poderá promover uma base de trabalho para as diversas abordagens técnicas e políticas, sensibilizar para a questão e trazer objectividade para um tópico controverso e que envolve posições demasiado extremadas.» in http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=21565&bl=1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover