21/07/10

AMARANTE: Figuras de referência da Arte integram Colecção dos Ateliers Rigal!

AMARANTE: Figuras de referência da Arte integram Colecção dos  Ateliers Rigal
«AMARANTE: Figuras de referência da Arte integram Colecção dos Ateliers Rigal
(20-07-2010)


DR
© Todos os direitos reservados


O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso tem patente, até 29 de Agosto, a exposição de Gravura Contemporânea


-


O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso tem patente, até 29 de Agosto, a exposição de Gravura Contemporânea – Colecção dos Ateliers Rigal – composta por 65 obras de 48 artistas, na qual figuram importantes nomes da Arte como Dali, Villon, Tobey, Lorjou, Buffet e Arman.

A inauguração aconteceu a 17 de Julho, na Sala de Exposições Temporárias do Museu, e contou com a presença de Nicole Rigal, proprietária e herdeira dos Ateliers Rigal, criados em 1927, em Fontenay-aux-Roses (arredores de Paris), constituindo, hoje, a mais antiga oficina ainda em funcionamento em França.

De acordo com Armindo Abreu, Presidente da Câmara, a realização desta mostra, em Amarante, tornou-se possível devido às “dinâmicas culturais encetadas pelas geminações”, reforçando que “é a partir destas relações que se constrói, também, a Europa”. Armindo Abreu referia-se às relações estabelecidas entre Amarante e a cidade alemã de Wiesloch que, por sua vez, se encontra geminada com a cidade francesa de Fontenay-aux-Roses.

No final, Nicole Rigal convidou à descoberta desta exposição, caracterizada por António Cardoso, director do Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso, como a “mais democrática forma de arte”. O director refere, ainda, que os Ateliers Rigal, “permitem-nos traçar uma cronologia diversificada da Gravura e uma Sociologia da Arte do século XX, e, já, dos inícios deste século, nas diferentes utências sociais.”

Na exposição esteve presente, em representação da cidade de Wiesloch, o artista alemão Clapeko, que permanecerá em Amarante até 15 de Agosto para desenvolver a sua criação artística.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=3331

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover