02/06/10

ticEDUCA2010 - 1.º Encontro Internacional TIC e Educação - INOVAÇÃO CURRICULAR COM TIC!


«2ª chamada para submissão de trabalhos!


O I Encontro Internacional TIC e Educação é uma iniciativa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em articulação com a Revista Educação, Formação & Tecnologias e com a Unidade de Investigação em Educação e Formação da Universidade de Lisboa e tem como principal finalidade proporcionar um espaço de reflexão sobre práticas de integração e inovação curricular nas escolas portuguesas e em outros contextos de formação e aprendizagem.






CONTEXTO E OBJECTIVOS
Numa altura em que o apetrechamento das escolas portuguesas com recursos informáticos começa a atingir patamares aceitáveis, ganham pertinência e acuidade as questões relacionadas com o modo como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ser integradas na actividade regular de alunos e professores.
Entre outros aspectos, importa conhecer como são usadas as TIC, com que objectivos e que implicações têm nas diferentes dimensões do processo de ensino e de aprendizagem, quer ao nível da sala de aulas, quer da escola enquanto organização.
Mais do que a mera utilização das tecnologias para execução das tarefas habitualmente solicitadas aos alunos, pretende-se trazer para o centro da discussão a reflexão sobre o potencial que muitos atribuem às tecnologias de informação e comunicação enquanto factor indutor de inovação e mudança da própria Escola.
Tendo como ponto de partida trabalhos ilustrativos de diferentes realidades, locais, nacionais e internacionais, o I Encontro Internacional TIC e Educação assume como principais objectivos:
• Divulgar práticas de inovação curricular com TIC desenvolvidas nas escolas portuguesas e em outros contextos de formação e aprendizagem;
• Reflectir sobre os modos mais adequados para documentação, comunicação e disseminação dessas práticas;
• Analisar a investigação realizada e discutir os trabalhos empíricos em desenvolvimento visando a utilização criativa e inovadora das TIC;
• Identificar áreas prioritárias de intervenção e de investigação como contributo para a plena utilização dos recursos digitais disponíveis, dentro e fora da escola.




DESTINATÁRIOS
O Encontro ticEDUCA2010 dirige-se a investigadores, professores, educadores e outros profissionais ligados à formação e ao ensino e aprendizagem com as TIC. É também um espaço especialmente destinado a estudantes de doutoramento nomeadamente na área da utilização das TIC para fins educativos ou formativos. As empresas relacionadas com conteúdos e processos de suporte à aprendizagem e à formação podem dispor também de um espaço para apresentação e divulgação dos seus produtos.


TEMÁTICAS
Subordinados ao tema central “INOVAÇÃO CURRICULAR COM TIC”, e contando com especialistas convidados no campo dos e-portefólios e ambientes pessoais de aprendizagem, a organização do Encontro estimula a apresentação de trabalhos originais dentro dos seguintes tópicos:
A. Perspectivas teóricas sobre a utilização das TIC para fins educativos
1. Novas perspectivas teóricas sobre o ensino, a formação e a aprendizagem
2. Cenários prospectivos de integração das TIC na Educação e na Formação
3. Programas educativos com TIC: perspectivas nacionais e internacionais
B. Projectos e práticas de integração curricular das TIC
1. Experiências com TIC e novas abordagens ao currículo
2. Desenvolvimento de recursos educativos digitais
3. TIC e novas metodologias de avaliação
4. TIC e aprendizagem ao longo da vida
5. TIC, inclusão e necessidades educativas especiais
C. Ambientes virtuais de aprendizagem e comunidades de prática
1. Redes sociais e comunidades online
2. Comunicação e colaboração em ambientes virtuais
3. E-portefólios e ambientes pessoais de aprendizagem (PLEs)
D. Competências e desenvolvimento profissional de professores, educadores e outros profissionais
1. Literacia digital e novas competências profissionais
2. Novas abordagens e novas estratégias de formação
3. Web 2.0 e o desafio da qualificação docente
E. E-learning e aplicações educativas emergentes
1. Tecnologias e plataformas de apoio ao ensino e à aprendizagem
2. Sistemas e estratégias de e-tutoria
3. Serious Games e multi-user virtual games
4. 3D virtual worlds, simuladores e outras aplicações multimédia
5. Tecnologias móveis e mobile-learning
6. Robótica educativa


TIPOS DE TRABALHOS
Os autores poderão submeter artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspectivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação, estudos de caso, entre outros, que se enquadrem nas temáticas do Encontro.
Poderão ser submetidos quatro tipos de trabalhos:
Artigo: trabalhos concluídos ou consolidados sobre I&D realizada numa das temáticas da conferência. Estes artigos terão um limite máximo de 6 páginas e 15 minutos de apresentação com 5 a 10 minutos de discussão. Estarão integrados em sessões de 90 minutos.
Artigo Curto: trabalhos em curso, mas com resultados preliminares relevantes a serem discutidos. Estes artigos terão um limite máximo de 4 páginas e 10 minutos de apresentação e 5 de discussão. Estarão integrados em sessões de 60 minutos
Poster: trabalhos iniciais, mas com ideias relevantes, a serem apresentados e discutidos em sessões próprias de 30 minutos. Os autores devem apresentar um resumo com 350 palavras.
Simpósio: a organização de um simpósio implica um painel de apresentadores que debatem um tema. As pessoas que integram o painel devem trabalhar em conjunto no tema proposto e colocar questões para serem debatidas. Tem a duração de 60 a 80 minutos. Este formato exige apenas o envio de resumos de cada intervenção dentro do painel. Estes não devem exceder as 350 palavras.


LÍNGUAS, NORMAS DE SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO
Os artigos podem ser apresentados em Português, Castelhano ou Inglês. Serão objecto de “blind review” por, pelo menos, dois elementos da Comissão Científica. Os artigos submetidos não devem estar publicados nem sob revisão para nenhuma outra conferência ou publicação nacional ou internacional. A submissão dos textos é feita online a partir do site do Encontro.
Os artigos aceites serão publicados nas Actas do Encontro (com ISBN), desde que pelo menos um dos autores se tenha inscrito no Encontro, o artigo respeite o formato definido, e não exceda o número máximo de páginas previsto. Adicionalmente, os autores de trabalhos que recebam recomendações de alteração do artigo, deverão seguir as mesmas, antes do envio da versão final.
Por cada inscrição, serão publicados no máximo dois artigos. Os autores dos melhores artigos seleccionados serão convidados a estendê-los para publicação na Revista Educação, Formação & Tecnologias (eft.educom.pt).


SEMINÁRIO DOUTORAL
No dia 18 de Novembro (véspera do Encontro), realizar-se-á um Seminário aberto a estudantes de doutoramento. Este Seminário tem como objectivo proporcionar aos doutorandos uma oportunidade para apresentarem e discutirem o seu trabalho com especialistas convidados, bem como a partilha, entre investigadores, de novas ideias, métodos e aplicações.
As submissões destes trabalhos devem ser realizadas na forma de Resumo alargado, até 4 páginas, seguindo o Guia de Estilo do Encontro. Para que os especialistas possam conhecer os projectos de investigação, o Resumo deve ser enviado previamente e incluir de forma clara e sucinta:


• O problema de investigação e a razão da sua importância ou relevância
• As questões e os objectivos da investigação
• Breve revisão da literatura
• Metodologia proposta para a abordagem do problema
• Síntese dos resultados esperados


As propostas devem indicar claramente ainda a área, escola de doutoramento, identificação do doutorando e o número de meses de desenvolvimento do trabalho.
Os trabalhos seleccionados serão integradas também nas Actas do Encontro.


DATAS IMPORTANTES
• 19 de Junho 2010 Submissão de propostas de artigos
• 19 de Setembro 2010 Notificação aos autores
• 30 de Setembro 2010 Submissão dos textos definitivos para publicação
• 19 de Outubro 2010 Limite para inscrição normal
• 18 Novembro 2010 Limite para Inscrição de última hora
• 18 de Novembro 2010 Realização do Seminário doutoral
• 19 e 20 Novembro 2010 Realização do Encontro Internacional


SECRETARIADO E CONTACTOS
Para qualquer esclarecimento, está disponível um Secretariado de apoio que pode ser contactado por correio electrónico (ticeduca@ie.ul.pt) ou através de correio normal para:


Secretariado do ticEDUCA 2010
I Encontro Internacional TIC e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade,
1649-013 Lisboa, Portugal
www.ticeduca.ie.ul.pt


__________________________________
ticEDUCA 2010
I Encontro Internacional TIC e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa, Portugal
www.ticeduca.ie.ul.pt ticeduca@ie.ul.pt»

3 comentários:

  1. NOTÍCIA DE MEU BLOG POÉTICO

    http://iavemaria.blogspot.com/

    122 ENTRADAS C/ 121 VÍDEOS DE MEUS POEMAS

    (com minha voz e voz de minha filhota actriz Graça Ochôa)

    99 ENTRADAS NO PASSADO MAIO MÊS DE MARIA

    23 ENTRADAS NESTE JUNHO DO CORAÇÃO DE IEOUA

    vide:)

    http://videos.sapo.pt/PR59PiMRKdrtKlq24z1s

    (link para três poeminhas do meu cd passados a vídeo para a sapo.pt por Helder Barros amigo... e que pra meu iavemaria.blogspot não alcancei trnsportar)

    Está pois completa a poesia dita por mim mesmo.

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover