12/06/10

Amarante - Quinta da Aldeia, Gateira, Mancelos, Lagar de Azeite da Minha Avó, Arminda Babo, com telhado em colmo!

Quinta da Aldeia, Gateira, Mancelos, Amarante! Lagar de Azeite da Minha Avó, Arminda Babo, com telhado em colmo e onde muita gente fez o seu azeite e comeu batatas a murro com azeite feito de fresco... (Fotografia de 28-01-1951)

4 comentários:

  1. Bela imagem!
    Os telhados na região podem ter transmutado. Porém, as actuais ramadas são uma cópia das antigas. Há coisas que não mudam…
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, caro Rafael!
    Se bem que hoje em dia as vinhas já imitam mais o estilo Francês e Espanhol, mas concordo, ainda há muitas ramadas com esta configuração.
    São retratos de Portugal que nos diz muito!

    Cumprimentos,

    Helder Barros

    ResponderEliminar
  3. A tradição dos lagares de azeite e dos fornos (praticamente comunitários) de pão nos diz muito quer por Trás-os-Montes quer pelo Douro e Tâmega quer por aqui por Ribatejo e mesmo pelo Alentejo... É toda uma civilização agrícola em vias de definhar ante as cooperativas colectivas que pouco têm ou mantêm do labor familiar rural na agricultura dos nossos avós.
    Abraço, Helder, e mantenhas-te à cepa bem filado. Só assim continuaremos os valores da dignidade que com o maternal leite branco e puro foram por nós bebidos.

    ResponderEliminar
  4. Vale Amigo Ângelo Ôchoa!
    Um País que deixa de produzir o que a Terra Mãe nos dá, só poderá passar fome!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover