05/06/10

AMARANTE: "Primeiro grupo de bombos só com mulheres estreia hoje, dia 4 de Junho, no tradicional despique de bombos do Junho!




«AMARANTE: Primeiro grupo de bombos só com mulheres estreia hoje no despique do Junho (COM VÍDEO)


O grupo surgiu em Jazente, porque nesta localidade as crianças, incluindo raparigas, aprendem ainda muito novas a tocar com os seus pais.


http://www.expressofelgueiras.com/media/video/3019.wmv


Armindo Mendes/Lusa


Amarante, 4 de jun (Lusa) - O primeiro grupo de bombos integralmente feminino formado em Amarante estreia-se hoje no tradicional despique das "Festas do Junho", nesta cidade, prometendo fazer frente aos melhores tocadores da região.
“Estamos ainda a começar, mas acreditamos que vai correr bem”, afirmou à Lusa, Eugénia Magalhães, a jovem de 20 anos que teve a ideia de criar o grupo.
Eugénia Magalhães toca bombos há vários anos, porque é filha de tocadores de bombos na freguesia de Jazente. Nesta pequena localidade existem três grupos que percorrem as festas e romarias de norte a sul do país.
Eugénia Magalhães contou à Lusa que a ideia de criar em Jazente um grupo só com elementos do sexo feminino já é antiga, sendo falada com a sua mãe, também tocadora, mas só este ano foi possível concretizá-la.
“Todos os anos dizia que ia ser agora, mas acabávamos sempre por adiar. No entanto, eu disse que tinha de ser este ano para as Festas do Junho, e assim foi”, explicou.
O grupo surgiu em Jazente, porque nesta localidade as crianças, incluindo raparigas, aprendem ainda muito novas a tocar com os seus pais, que integram os vários grupos.
Os ensaios têm decorrido com regularidade, envolvendo quase 20 tocadoras, a mais nova de seis anos e a mais velha de 45.
Maria de Fátima, chefe do grupo feminino, é a mãe de Eugénia Magalhães. À Lusa adiantou que a maioria das tocadoras tem entre 18 e 30 anos, o que constitui uma garantia quanto ao futuro.
“Desde criancinhas que muitos em Jazente querem tocar bombos. São os pais que me pedem para as ensinar e eu faço isso com muito gosto. Algumas fazem hoje parte deste grupo”, afirmou, dizendo-se orgulhosa.
Maria de Fátima explica que o grupo se chama “As Rosas de S. Maria de Jazente”, numa alusão à padroeira da paróquia.
Nas últimas semanas, tudo foi preparado um pouco à pressa, como as roupas, os ritmos e a bandeira.
No entanto - garante a chefe do grupo -, tudo foi realizado com sucesso graças à experiência que as pessoas da localidade têm com os bombos.
“Está tudo preparado para o despique do Junho. Algumas estão um pouco nervosas, mas de certeza que não vamos fazer má figura ao lado dos homens”, gracejou Maria de Fátima.
O despique de bombos das “Festas do Junho”, também conhecidas como Festas de S. Gonçalo, está marcado para hoje às 23:00, no Largo de S. Gonçalo, com a participação de vários grupos do norte do país.
O despique, que atrai todos os anos uma multidão de apreciadores, é um dos pontos fortes do programa das festas, que se prolonga até 6 de Junho.
No último dia, às 18:00, realiza-se a procissão em honra de S. Gonçalo, na qual participam habitualmente milhares de devotos deste beato nortenho, vindos de vários pontos do país.


APM.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/fim» in http://www.expressofelgueiras.com/v2/noticia.asp?cod=3019
---------------------------------------------------------------------------
Parabéns à Eugénia minha ex-aluna, por esta corajosa iniciativa, mas ela é assim, no que se mete é para vencer e vi no vídeo mais duas minhas ex-alunas, Joana e Diana! Parabéns a estas bravas mulheres de Amarante, que entram para a história como primeiro grupo de bombos exclusivamente feminino! E Jazente é uma Freguesia que a este nível, pede meças a qualquer outra do país! Viva também por isso, a freguesia de Jazente em Amarante!

2 comentários:

  1. antes de darem a noticia ,como sendo ,as rosas de santa maria de jazente em amarante , as primeiras mulheres em portugal a formarem um grupo feminino de bombos deveriam pesquizar se realmente nao existe mais nenhum grupo so com mulheres...o que nao é o caso.
    deram a noticia como se elas fosses as pioneiras quando nao sao...se nao sabem ja existe um grupo desde 2006 formado por mulheres unicamente em santo tirso:as bombas da reguenga.
    acho que lhes deveriam de pedir desculpas .
    afinal a verdade tem que ser dita

    ResponderEliminar
  2. As de Amarante são as melhores meu caro, mas admito que as de Santo Tirso são igualmente espectaculares!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover