11/06/10

Amarante: Manuel Moreira receia atrasos na modernização das linhas do Douro e do Tâmega!

 
Paulo Teixeira © Todos os direitos reservados


«Marco de Canaveses, 11 jun (Lusa) - O presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Manuel Moreira (PSD), disse hoje temer que a eletrificação da Linha do Douro e a modernização da Linha do Tâmega possam não avançar este ano devido a dificuldades financeiras da REFER.

O autarca, que falava em conferência de imprensa realizada na estação do Marco de Canaveses, explicou que tem indicações da REFER quanto a eventuais atrasos no lançamento das obras, por alegadamente terem impacto no endividamento daquela empresa pública.

“Disseram-me que há orientações do Ministério das Obras públicas que não podem ultrapassar um determinado plafond de endividamento da REFER e que esse plafond já tinha sido ultrapassado para o ano em curso. Por isso, poderia haver aqui algum recuo em relação à obra ser lançada este verão”, explicou Manuel Moreira, a propósito da Linha do Douro.

A electrificação está prevista para o troço que liga Caíde de Rei, em Lousada, à estação do Marco de Canaveses, numa extensão de 15 quilómetros.

Sobre esta matéria, o edil social democrata acrescentou que a REFER continua a analisar as propostas relativas aos dois concursos públicos que foram lançados no verão do ano passado para a execução da obra.

Lembrou, no entanto, que se este adiamento se vier a confirmar acentuará o atraso da eletrificação da linha, que já deveria, segundo a sua programação inicial, ter sido concluída em 2006.

Para Manuel Moreira, “é fundamental que esta obra avance rapidamente”, pois contemplará outros trabalhos de modernização da linha, como a requalificação das estações de Vila Meã (Amarante) Livração e Marco de Canaveses, entre outras.

“Não podemos abdicar desta obra, porque é estrutural, é muito importante para o concelho”, afirmou, lembrando que cada vez mais gente da região utiliza o transporte ferroviário, nomeadamente nas ligações ao Porto.

Relativamente à modernização da Linha do Tâmega, entre Amarante e a Livração (Marco de Canaveses), cuja circulação foi suspensa no ano passado para a realização de obras de reforço da segurança, Manuel Moreira admitiu também temer que a obra, já iniciada, possa não prosseguir devido às dificuldades financeiras da empresa ferroviária.

O autarca lembrou que a anterior secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, se deslocou à região várias vezes, assumindo perante os autarcas do Marco de Canaveses e de Amarante “o compromisso solene de reabrir a Linha do Tâmega”.

"A senhora secretária de Estado assumiu com todo o vigor, que a linha não iria encerrar permanentemente e que iria estar fechada o tempo necessário para realizar os estudos para a sua requalificação. Agora dizem-nos que essa obra está também em risco de não ser concretizada”, lamentou o autarca do PSD.

Na conferência de imprensa, Manuel Moreira reafirmou que foram enviados ao primeiro ministro um documento aprovado pela Câmara do Marco de Canaveses e outro da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, reafirmando preocupação sobre possíveis atrasos na prometida modernização das duas linhas férreas e o impacto negativo que isso teria na região do Tâmega. APM.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
----------------------------------------------------------
Sr. Presidente Manuel Moreira, a linha do Tâmega foi fechada pelos socialistas que, como em quase tudo, só fizeram Amarante perder... tristes anos de governação socialista... Amarante sempre a perder!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover