08/06/10

Amarante - Cineclube de Amarante apresenta "Sombras, um filme sonâmbulo por João Trabujo"

«Mensagem do Cineclube de Amarante:

Em Junho de 1995 queríamos (1):
a) Fazer renascer o hábito de ver cinema em Amarante, desmistificando a ideia da impossibilidade deste tipo de projectos fora dos grandes centros urbanos;
b) Evitar a crescente desertificação da cidade por falta de alternativas culturais;
c) Rentabilizar, em prol da cultura, o apoio concedido pela Câmara Municipal;
d) Criar um cineclube que possa conduzir à ideia de que a obra de arte se torne semente do futuro, mola impulsionadora de uma visão nova das coisas, de um novo pensamento, de uma estética cinéfila, de uma nova formação cultural.

Se o Cineclube que pretendemos criar, puder ajudar a essa percepção e ao enriquecimento interior, ficaremos um pouquinho orgulhosos. Mesmo com imodéstia.

(1) excerto do folheto distribuído nas primeiras sessões do Cineclube de Amarante.

15 anos depois ainda cá andamos. Depois de exibirmos, em programação normal e ciclos temáticos, mais de 900 filmes, em mais de 1.250 sessões. Depois de realizarmos acções de formação, exposições, promovermos encontros com realizadores e actores, extensões de festivais de cinema, participarmos activamente em seminários, colóquios e encontros sobre cinema, marcarmos presença regular nos festivais e iniciativas de carácter cultural e cinematográfico. Depois de vários anos com a iniciativa Cinema ao Luar. Depois disto, alguma coisa deve ter ficado.
Depois apareçam no próximo sábado.»

Texto gentilmente cedido pela Minha Colega e Amiga, Professora Elsa Cerqueira, a quem dou os meus parabéns extensíveis a toda a equipa do Cineclube de Amarante, por estes 15 anos de autêntica "pedrada no charco" no panorama cultural amarantino!


2 comentários:

Pin It button on image hover