13/05/10

Política Nacional - "O Senhor Ministro das Finanças acha, na sua pesporrência, que não tem motivos para pedir desculpa aos Portugueses... que bem!"

«"Peço a compreensão dos portugueses, não desculpa"
Eudora Ribeiro com Denise Fernandes

Ministro das Finanças disse hoje que não pede desculpa aos portugueses pelas novas medidas de austeridade, como fez Passos Coelho.
"Acho que tenho de pedir a compreensão dos portugueses para a necessidade destas medidas e não desculpa", afirmou Teixeira dos Santos em entrevista à SIC.
"Tenho a consciência de que estou a fazer o que é preciso neste momento", continuou, sublinhando que "resistimos sempre muito a tomar estas medidas de agravamento de impostos", mas "até o PSD reconheceu que era impossível reduzir o défice sem aumento de impostos".
O responsável pela pasta das Finanças notou, contudo, que é injusto dizer que o pacote apresentado hoje consiste sobretudo no agravamento da carga fiscal, uma vez que "há uma outra face destas medidas que é a redução da despesa".
"São medidas que têm metade de agravamento de carga fiscal e metade de corte da despesa", explicou.
Questionado sobre as grandes obras públicas, Teixeira dos Santos disse que o financiamento não é proveniente do Orçamento de Estado mas de investimento privado e que "as grandes obras públicas foram sujeitas a concurso e adjudicação e o Estado já tinha assumido compromissos".
O responsável notou também que o pacote apresentado hoje obriga as empresas a levar a cabo medidas de reestruturação já a partir de 1 de Julho e que a RTP não só será englobada nesse conjunto de empresas, como lhe será exigido um esforço maior.
"Depois de 2011 o défice não pode aumentar novamente, não podemos voltar a passar outra vez por momentos destes", disse ainda, quando confrontado com a temporalidade das medidas aprovadas hoje.
"A situação excepcional exige medidas desta natureza, são necessárias, e estou de consciência tranquila de que o que estou a fazer é necessário", sustentou.
O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros um novo pacote de medidas de austeridade que visam reduzir o défice até aos 4,6% do PIB em 2011. Entre elas está o aumento em um ponto percentual de todos os escalões de IVA e o corte em 5% dos salários de políticos, gestores públicos e reguladores.
O Executivo aprovou também uma sobretaxa de 1% nos rendimentos das pessoas singulares até ao 3º escalão de IRS e de 1,5% a partir do 4º escalão.
Em conferência de imprensa, Pedro Passos Coelho pediu, esta tarde, desculpa aos portugueses pelo conjunto de medidas aprovadas.
"Quero começar por pedir desculpa, não porque me sinta responsável, mas porque elas [as medidas aprovadas] representam um conjunto de medidas duras para a generalidade dos portugueses", disse.» in http://economico.sapo.pt/noticias/peco-a-compreensao-dos-portugueses-nao-desculpa_89571.html
----------------------------------------------------------------------------------
O Senhor Doutor Teixeira dos Santos acha que não tem motivos para pedir desculpas aos Portugueses... será que é porque prometeu em campanha eleitoral, não aumentar impostos... será que é porque prometeu aumentar o emprego em Portugal... será porque se enganou sucessivamente nas previsões económicas... este homem é o máximo, nós é que lhe devemos desculpas! Desculpa-o Pai, ele não sabe o que diz, nem o que faz...

5 comentários:

  1. Email de há coisa de meia hora que certamente recebeste Helder Barros, amigo do coração da cruz: (com o abraço de sempre do Ochoa) ... e o Bom Dia!
    in
    http://angeloochoa.spaces.live.com/

    :)

    Nota:
    Se esses senhores que nos desgovernam tivessem seus dinheirinhos auferidos do suor do povo declarados preto no branco publicamente -- na net for exemple -- não seria a bagunça que zé povo há séculos aguenta porque bom demais -- nós não temos o que merecemos temos o que «eles« (diabos) querem (os da pança) porque nós merecemos mas mesmo bem melhor mil vezes do que isto. Agora é santo padre papa a abençoar e diacho mafarrico mentiroso ab initio a pilhar-nos bárbaro e sem vergonha. Pobres somos mas ricos de coração e a prova é que aguentamos isto com que nos querem anestesiar «esses» tais senhores do poder os donos da bola, mas não donos da nossa liberdade sagrada de dizer NÂO! e Basta! (14 Maio 2010)
    MOVIMENTOS
    IN
    http://www.youtube.com/user/25xiinatal
    <:
    in
    http://www.youtube.com/watch?v=zCyWy43oz98

    MOV02859-Se amor pra conquistar-te - Duras pedras demoradas.MPG(17.9MB)

    ResponderEliminar
  2. Entendo!
    Mas olha que há graus de culpa bem diferentes...

    ResponderEliminar
  3. Bom Dia, Amigo Ângelo Ôchoa!
    Como diria o Zeca: "Eles comem tudo..."

    ResponderEliminar
  4. in

    http://anabelapmatias.blogspot.com/2010/05/novas-da-assembleia-da-repubilica-das.html

    O Bento dos dezasseis mandou cristãos para a rua. Dantes mandavam-nos para as feras. Os pouco cristãos senhores e senhoras deputados e deputadas da nação não querem rua não.

    Mas amiga como o João dos do Porto andamos pregando no deserto e pouco nos falta para passarmos a gafanhotos e a mel silvestre (se houver...) quanto baste. Q. B. Continuarei na minha -- que esses «senhores» publiquem ou quem de direito por eles PRETO NO BRANCO seus auferidos dinheirinhos -- e suas manigâncias de extras extraordinárias horas e avenças. QUE TEMOS DIREITO DE SABER DO NOSSO DINHEIRINHO QUE FALTA FAZ A POBRES QUE VAMOS SENDO E A POBRES QUE SEMPRE O FORAM! Mais:

    Temos direito de saber publicamente e com transparência das fortunas - sabe Deus porquês delas -- dos que dispõem de nós nesta que chamas das bananas república.

    Mais:

    Dou razão aos comunistas do tal partido pcp -- que lhes retém ordenadinho ou boa percentagem dele na fonte -- e aqui no meu pc -- deixo a afronta – CORTEM-LHES COLECTA PARA BEM COMUM SER SERVIDO. Cortem-lhes na colecta para erário público devastado. A bem da danação deles e da nossa santa liberdade de filhos de Deus.

    E é tudo, por hoje, amiga -- é direito nosso conhecer a riqueza dos ricos que temos a mandarem em nós.

    A bem da verdade acima de tudo.

    Ponham-nos nus / para os conhecermos na sua verdadeira e ignóbil figura.

    Nisto nenhuma inveja me move. Como podemos nós invejar os sórdidos figurões. Que se danem, que nem com quanta bênção os cubram se safam, porque safardanas que são. Na pele deles nem um minuto dormia.

    Como pode haver boa consciência em tamanha ignomínia?

    (E é teu Amigo já avô que fala assim… Só porque já viu demais.)

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover