14/05/10

Amarante - "Empreendedorismo: Jovens de Amarante premiados por inventarem bolsa para guardar duas pens!"


«Empreendedorismo: Jovens de Amarante premiados por inventarem bolsa para guardar duas pens (14-05-2010)

Vila Real, 13 mai (Lusa) - Cinco jovens de Amarante criaram uma mini-empresa que produz bolsas para guardar pens de computadores e que ganhou hoje o primeiro prémio da Feira Ilimitada, promovida pela EDP e pela Junior Achievement Portugal (JAP).
Cerca de 160 alunos transmontanos do 11.º e 12.º anos aceitaram o desafio “Aprender a Empreender” e desenvolveram 18 projetos que foram apresentados na feira que decorreu hoje, em Vila Real.
O primeiro prémio, no valor de 3000 euros, foi atribuído à Tecnobag, criada por cinco alunos da Escola Secundária de Amarante para produzir a Jbag, uma bolsa para guardar duas pens de computadores aproveitando restos de tecidos das empresas de confeção ou peles da indústria do calçado.
O jovem empreendedor Luís Valares explicou que a ideia nasceu porque uma das suas professoras andava sempre a perder as suas pens.
Depois foi preciso fazer um estudo de mercado, que revelou que a maioria dos inquiridos possuía dois destes objetos, e aprender a trabalhar os materiais em ganga ou pele.
A Tecnobag quer agora patentear a ideia e até já tem empresas interessadas.
O segundo prémio da feira, no valor de 2400 euros, foi atribuído à Crzinnovation, a mini-empresa criada por jovens da Escola EB2,3/S de Carrazeda de Ansiães e que quer vender maçã em máquinas de venda, a par de chocolates ou bolos, e distribui-las por várias empresas da região ou áreas de serviço.
“A ideia é tratar as maçãs do tipo quatro gama, ou seja, lavadas, cortadas e embaladas”, explicou o jovem empresário Paulo Almeida.
O terceiro prémio, de 1800 euros, foi atribuído ao projeto Juve Mais Activa, promovido por cinco alunas da Escola EB2,3/S de Mondim de Basto.
“É uma empresa de serviços que incluiu babysitting [tomar conta de crianças], acompanhamento de idosos, limpezas e até pagamentos”, explicou Maria João Ribeiro.
Os jovens empreendedores, provenientes dos concelhos de Amarante, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé, foram apoiados por seis empresários voluntários, a quem coube ajudar a escolher as melhores ideias e a elaborar os planos de negócio.
O projeto decorreu nas áreas onde a EDP está a desenvolver empreendimentos hidroelétricos. “O objetivo da iniciativa é aproximar as escolas do mundo empresarial. Capacitar os jovens para entraram no mercado de trabalho e promover o auto-emprego na região”, salientou André Rente, da Fundação EDP.
A JAP é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos ligados ao empreendedorismo desde o ensino básico até ao universitário e tem como objetivo despertar crianças e jovens para as questões do auto-emprego.
Segundo Erica Nascimento, da JAP, cerca de 25 por cento das mini-empresas criadas no âmbito desta iniciativa a nível europeu dão origem a empresas.
PLI.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Fim.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=3130

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover