25/05/10

Amarante - Cineclube de Amarante apresenta e promove a reflexão sobre dois Filmes Realizados por Tiago Pereira, filho do Músico Júlio Pereira!

«Cineclube de Amarante, conta com a presença de Tiago pereira, para ver e debater dois filmes realizados por si

Cinema Teixeira de Pascoaes
6ª Feira, dia 28 às 21:30
Telefone: 255 431 084

De Tiago Pereira e na sua presença, vamos e ver discutir estes dois filmes:

SIGNIFICADO a música portuguesa se gostasse dela própria
B Fachada Tradição Oral Contemporânea

http://www.ionline.pt/conteudo/57685-significado-isto-e-musica-portuguesa-gostar-si-propria---video

http://videos.publico.pt/Default.aspx?Id=31f89b5f-282f-466e-9671-a4b544dea396

http://videos.publico.pt/Default.aspx?Id=10c3ce6a-9252-45ca-9d2b-a92eefa03b5b

http://ipsilon.publico.pt/musica/entrevista.aspx?id=255225


SIGNIFICADO


Pode dizer-se que é um “work in progress”. Originalmente pensado e concebido para um “trabalho-encomenda” proposto pela Associação Cultural d’Orfeu, localizada em Águeda, cujos fundadores são 4 irmãos (os irmãos Fernandes) músicos, para celebrar os seus 15 anos de existência.
Este projecto consiste numa recolha/escolha intensiva de testemunhos, sons e canções tradicionais portugueses. Com este legado, Tiago Pereira, resume-se a uma combinação estruturada de questões levantadas sobre a sua evolução e sua cristalização, a sua reinvenção e as suas dúvidas, os seus mitos e as suas interrogações: “como seria a música portuguesa se gostasse dela própria?”. Enfim, podemos ser conduzidos numa viagem à contemporaneidade da música tradicional portuguesa.
Tem a participação de vários músicos, tais como: Vítor Rua, Carlos Guerreiro, os irmãos Fernandes (Luís, Artur, Bitocas e Rogério), Júlio Pereira e, ainda, a artista Joana Vasconcelos.

Tiago Pereira

Realizador e Visualista, desenvolveu desde cedo uma linguagem própria na documentação, recolha, mistura de som e imagem animada. Os seus filmes são de origem transdisciplinar e remetem para manifestações de cultura imaterial, como as canções, rituais e performances.
"Tiago Pereira nasceu em Lisboa, é filho do músico Júlio Pereira, cresceu no ambiente urbano e artístico do Bairro Alto dos anos 1980 a ouvir acid, hip hop, música minimalista e sempre com vontade de "fugir da história da música tradicional".
Só que, "quando se tenta fugir ao seu destino, o destino cumpre-se e a verdade é que sou captado pela tradição oral", admitiu Tiago Pereira.
E foi então que redescobriu a ruralidade, o popularucho, Trás-os-Montes, o Alentejo e o Algarve, "as velhinhas desafinadas" e as histórias que tinham para cantar e contar, sem as sacralizar ao jeito de Michel Giacometti.
Tiago Pereira não tem nada contra Giacometti, mas não quer repetir fórmulas e deixar o repertório antigo, tradicional, tal como está. Até porque "é preciso recolher para depois descontruir". "

in http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/478e7bc6b40aa9a78c405e.html»
-
Elsa Cerqueira,
Cineclube de Amarante

http://vimeo.com/11393196 from Cultura Fnac on Vimeo.


Significado - A Música Portuguesa Se Gostasse Dela Própria - (@ Fnac Coimbra)

2 comentários:

  1. Merci pela publicidade, Helder.

    Não te esqueças que dia 1 - Dia Mundial da criança - há cinema de animação às 18h para a criançada pequena e grande. Será desta que apareces?

    beijo,
    Elsa

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover