27/04/10

Poesia - O Meu Amigo e Poeta, Ângelo Ôchoa, Encanta-nos, com "Encantos, olhos abertos"!



Poema do Ângelo Ochôa - "Encantos, olhos abertos..."

"Encantos,
olhos abertos.
Raiva,
punhos cerrados.
Asas,
mãos a céus.
Mágoa,
do passado.
Prece,
livro a ler.
Esperança,
nome gravado.
Fúria,
fome de pão.
Luta,
teu bordado.
Vida,
tu a dizes,
meiga rosa,
verde prado.
Morte,
estar vivo.
Palavra,
ai pesado.
Isto dito,
eis retrato
esboçado.
Durmo, velo,
’s’sperado;
fujo, fico
do teu lado.
Voo, tombo,
atordoado.
Amo, espero,
arrojado;
por flores
aluado.
Esta paz,
lago habitado,
canto:

Chilreado,
alma, voz, som,
sopro alado.
Paira noite,
chão chovido.
Abre o dia,
fim datado.
Abre a luz,
dou-me enleado:
Abrigada,
céu, e fado.
Se me ama,
bondade
demasiada,
não lembra
nenhum pecado.
O choro
já chorou.
Vigia
os dedos
na r’scrita.
Margem,
água,
poesia,
onde
tomba
uma pétala.
Põe os olhos
em mim.
Me quer,
me tem.
Gozo infindo
seu regaço:
Mãe,
mulher,
calhandra,
senha, recado.
Baixinho
sussurra-me
ao ouvido.
Sacia-me
do mel,
manjar sagrado.

Sonha-me
um sonho
sobre
meu ombro
reclinada.
Meu tu,
meu tudo,
asa, porta, ave,
cofre do
divino cheiro,
M.

in
Sonhadas Palavras Rescritas
Poeta Ângelo Ôchoa!"

4 comentários:

  1. Este é o meu poema da Mulher, um tanto ao jeito de João de Deus, pese a seus detractores, que muito estiveram na moda nos anos 60.
    Palavra,
    ai
    pesado...
    Vida,
    ai
    que mal soa...
    Sombra que foge,
    nuvem que voa...
    Fico feliz Helder por teres gostado de meu poeminha.
    Só uma nota: as 12 fotos do vídeo clip são de Cem Soldos terra mãe de minha Otília.
    Abraço-te de coração Helder Amigo!

    ResponderEliminar
  2. Terra Bonita a de Sua Mãe, Amigo, Poeta, Ângelo Ôchoa!
    Bem haja por partilhar Poesia, Amigo, Poeta!

    ResponderEliminar
  3. Bendita a mulher, belíssimo poema.

    abraço do Bode

    ResponderEliminar
  4. É verdade Bode, ainda bem que tenho dois Amigos Poetas, o Bode e o Ôchoa, que nos oferem o Belo em forma de Poesia!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover