26/03/10

Política Nacional: Processo Face Oculta - "Sócrates e Vara falavam em código!"

«Sócrates e Vara falavam em código
Por Ana Paula Azevedo e Felícia Cabrita

Numa conversa telefónica interceptada pelos investigadores do processo Face Oculta, a 6 de Agosto de 2009, já depois de Armando Vara saber que estaria sob escuta, José Sócrates e Vara falam numa estranha linguagem cifrada. O SOL reproduz a conversa na edição desta sexta-feira.
As conversas do primeiro-ministro com Armando Vara – que deram origem à extracção de certidões do processo Face Oculta por, segundo o procurador e o juiz de instrução de Aveiro, existirem «indícios muito fortes» de atentado contra o Estado de Direito, com tentativa de controlo dos media – a partir de determinado momento passaram a ser cifradas.
Conforme o SOL já noticiou, os investigadores do processo suspeitam que, nos últimos dias de Junho do ano passado, os arguidos terão sido informados de que estavam a ser escutados e passaram a usar outros telefones.
Vara, arguido no caso, passa a falar em código com Sócrates, um dos seus melhores amigos.
O telefonema que o SOL agora publica foi apreciaçado pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) em Janeiro deste ano.
Trata-se de uma conversa «iniciada por Armando Vara com um tal ‘Carlos’, que passou o telefone a uma terceira pessoa, que veio a ser identificada como sendo o primeiro-ministro» – como descreve o presidente do STJ, Noronha Nascimento, em despacho de 26 de Janeiro.
Noronha ditou-lhe o mesmo destino das outras 11 comunicações em que intervém José Sócrates, que já apreciara em Setembro e Novembro do ano passado: não pode ser usada como prova (pois a sua intercepção foi apreciada primeiro pelos magistrados de Aveiro, em vez de comunicada de imediato ao presidente do STJ) e tem de ser destruída.» in http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=167081&dossier=Caso%20Face%20Oculta
-----------------------------------------------------------------------------------
Agora que a Dra. Manuela Ferreira Leite está a acabar o mandato há uma coisa que devo dizer a bem da verdade! Posso não considerar a Dra. Manuela Leite com perfil para liderar o PSD, até porque penso que ela é demasiado educada para lidar com a maioria dos políticos portugueses da actualidade... mas uma coisa é certa, ninguém lhe tem nada a apontar em questões de competência e seriedade, o seu passado é límpido! Agora estes da face oculta, valha-me Deus! Recordemos que o PS esteve 15 anos quase consecutivos na governação e desde o pântano de Guterres até ao descalabro de Sócrates foi sempre a descer...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover