07/03/10

Basquetebol: F.C. do Porto Ferpinta 71 vs Ovarense 70 - F.C. do Porto Conquista 12.ª Taça de Portugal!

«Dragões erguem a segunda Taça em cinco semanas

Fotos do jogo


Não haveria, provavelmente, palco mais fenomenal do que o Entroncamento para certificar nova manifestação de superioridade dos Dragões. Depois de Lagoa, o FC Porto Ferpinta conquistou o segundo troféu em apenas cinco semanas, erguendo a Taça de Portugal depois de derrotar a Ovarense (70-71), precisamente o mesmo adversário que já havia superado na final da Taça Hugo dos San
tos.

Mais do que uma das figuras decisivas do jogo, condição garantida pelo lançamento triplo convertido a 9 segundos do final, Greg Stempin foi também o MVP da partida, compondo um duplo-duplo de 11 pontos e 11 ressaltos, a que acrescentou 1 assistência, 1 roubo de bola e 2 desarmes de lançamento.

Épica, conseguida e
m três dias consecutivos de competição (a Ovarense folgou na sexta-feira, entre os quartos e as meias-finais), a vitória dos Dragões explica-se também na entrada resoluta no encontro decisivo, que permitiu aos azuis e brancos construir um parcial de 0-10, no desempenho de Nuno Marçal, autor de 17 pontos, ou ainda nas exibições determinantes de João Figueiredo e Jeremy Hunt.

Juntos, Figueiredo e Hunt transformaram sete lançamentos triplos (4 em 5 e 3 em 6, respectivamente) em momentos de importância capital, respondendo à altura e à distância à aproximação pontual do adversário, especialmente promovida pelo assinalar disparatado de uma falta técnica a Moncho López, que reacendeu, a meio do terceiro período, a discussão do resultado que os Dragões sempre haviam liderado, chegando a dispor de uma vantagem de 15 pontos.

A qualidade do desempenho colectivo do FC Porto Ferpinta, que ao intervalo vencia por 10 pontos de diferença (31-41), fica igualmente atestado noutro dado estatístico: cinco dos seus jogadores ultrapassaram a dezena de pontos, sendo que dois deles (Hunt e Figueiredo) começaram o jogo no banco.

No percurso vitorioso dos Dragões, iniciado sexta-feira, tombaram, sucessivamente, Académica, Guimarães e Ovarense, com a curiosidade de os dois últimos já terem sido vítimas do jogo demolidor dos portistas na Taça Hugo dos Santos. A outra foi o Benfica, desta vez afastado pelos vimaranenses. No Entroncamento, o FC Porto ergueu a 12ª Taça de Portugal do seu historial.

FICHA DE JOGO

Taça de Portugal, final
7 de Março de 2010
Pavilhão Municipal do Entrocamento

OVARENSE: Nuno Manarte (8), John Waller (26), Miguel Miranda (7), Shawn Jackson (9) e Christopher Lee (9); Pedro Azevedo (3), José Barbosa (3), André Pinto (5)
Treinador: Mário Leite

FC PORTO FERPINTA: André Bessa (2), Carlos Andrade (3), Nuno Marçal (17), Greg Stempin (11) e Julian Terrell; Jeremy Hunt (13), João Figueiredo (12), Rui Mota (0), Jorge Coelho (0), David Gomes (0)
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 31-41
Por períodos: 10-19, 21-22, 17-10 e 22-20
Resultado final: 70-71» in site F.C. do Porto.



«E vão 12 Taças para o FC Porto

O FC Porto conquistou hoje pela 12.ª vez na sua história a Taça de Portugal em basquetebol, ao bater a Ovarense por 71-70, na final da 56.ª edição, disputada no Pavilhão Municipal do Entroncamento.A formação comandada pelo espanhol Moncho Lopez voltou a conquistar o troféu três anos depois do triunfo de 2006/07. Na Final a oito, que se iniciou quinta-feira, o FC Porto chegou à final depois de bater a Académica (66-42) e o Vitória de Guimarães (72-82), enquanto a Ovarense afastou o Ginásio (81-70) e o Barreirense (63-61).» in http://desporto.sapo.pt/basquetebol/artigo/2010/03/07/e_v_o_12_ta_as_para_o_fc_porto.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover