08/03/10

Amarante - Quercus promove manifestação contra novas barragens!

«Quercus promove manifestação contra novas barragens

Associação ambientalista Quercus está a convidar todas as pessoas a manifestarem-se a 13 de Março de 2010, sábado, pelas 12h, na ponte de Amarante sobre o rio Tâmega.
A Quercus garante que os rios portugueses estão perante uma grave ameaça, com a construção anunciada de onze novas grandes barragens, cinco das quais na bacia do Tâmega.
Os seus responsáveis consideram que estamos perante uma política energética errada e que a construção de novas barragens tem sido "vendida" como um factor de desenvolvimento económico, social e até ambiental.
No entanto, em comunicado, aquela associação garante que se vão perder muitas centenas de hectares de terras produtivas e muitas delas em áreas protegidas. Além disso, as novas barragens vão ainda contribuir, segundo a Quercus, para a deterioração da qualidade da água e para a perda irreversível de património cultural.
Portugal exportador de electricidade verde
"Estes e muitos outros prejuízos por um acréscimo de apenas 3% de produção de electricidade. Prejuízos que têm sido anunciados como indispensáveis muito embora sejam conhecidas alternativas que permitiriam atingir os mesmos objectivos: reforço de barragens já existentes, eficiência energética, outras energias renováveis", acrescenta ainda a Quercus.
Acontece que, na verdade, estão a ser realizados reforços de potência em seis grandes barragens, e que, segundo a EDP, só durante o período de construção das novas 11 barragens, serão criados directamente 32 mil empregos.
Outro dado que a Quercus não adianta no seu comunicado é que com as novas barragens que, caso se concretizem na totalidade, a partir de 2015 Portugal ficará praticamente servido de electricidade verde e até com capacidade para exportar alguma para Espanha.» in http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/569673

2 comentários:

Pin It button on image hover