20/03/10

AMARANTE: Movimento Limpar Portugal conta com mais de 600 voluntários em Amarante, entre os quais os Alunos da Cercimarante!

AMARANTE: Movimento Limpar Portugal conta com mais de 600  voluntários em Amarante
«AMARANTE: Movimento Limpar Portugal conta com mais de 600 voluntários em Amarante
(19-03-2010)


DR
© Todos os direitos reservados


Recorde-se que no dia 12 de Março, os alunos da Cercimarante já fizeram uma pequena demonstração de limpeza da floresta, à imagem do que acontecerá no dia 20


Ana Leite



No sábado, dia 20 de Março, cerca de 600 voluntários vão participar no Projecto Limpar Portugal e limpar as várias lixeiras já sinalizadas no concelho.
O coordenador do grupo, Pedro Santos, refere que todos são poucos para ajudar a limpar as inúmeras lixeiras do concelho que já foram referenciadas. “O objectivo é juntar o maior número de pessoas por concelho para que todos juntos possamos, durante um dia das nossas vidas, fazer algo de útil para nós, pelo planeta”.
De acordo com Pedro Santos “a meta é limpar todas as lixeiras sinalizadas, sobretudo aquelas que estão em áreas florestais, eliminando lixeiras problemáticas com muitos anos de existência”.
O grupo conta com o apoio da Câmara de Amarante, diversas juntas de freguesia, associações, agrupamento de escuteiros e empresas, que vão disponibilizar equipamento e alguns carros para o transporte do lixo. No dia 20 de Março o encontro dos voluntários está marcado para as 8h30, no Parque do Ribeirinho, junto às Piscinas Municipais.
Recorde-se que no dia 12 de Março, os alunos da Cercimarante já fizeram uma pequena demonstração de limpeza da floresta, à imagem do que acontecerá no dia 20.

Celorico conta com cerca de 150 voluntários inscritos
O município de Celorico de Basto conta neste momento com cerca de 150 voluntários inscritos. O grupo de trabalho formado no concelho já localizou várias dezenas de lixeiras em zonas florestais e conta com a colaboração da Câmara Municipal que irá disponibilizar recursos humanos e meios que facilitem o trabalho de limpeza, como máquinas e viaturas para transportar o lixo.
Os voluntários do concelho vão dividir-se em grupos de trabalho, por núcleos urbanos (Mota, Celorico, Gandarela e Fermil) para proceder à limpeza do maior número possível de lixeiras.

Câmara de Baião colabora com Movimento Limpar Portugal
Em Baião têm-se realizado nos últimos sábados reuniões preparatórias com vista à organização dos cerca de 70 voluntários inscritos no concelho. O objectivo passa por detectar as lixeiras e pontos de sujidade no território concelhio e mobilizar as equipas de trabalho para o dia de limpeza. A Câmara Municipal formalizou um protocolo de cooperação com o projecto.

No Marco inscreveram-se cerca de 150 voluntários e em Felgueiras há 20 zonas referenciadas

No Marco de Canavezes estão inscritos aproximadamente 150 voluntários e em Felgueiras 200. O grupo de Felgueiras dividiu o concelho por vinte zonas de limpeza, que incluem todas as freguesias. Os pontos de encontro dos voluntários podem ser consultados na internet no site do movimento (http://limparportugal.ning.com/group/flgfelgueiras).» in site http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=2989

2 comentários:

  1. Helder, sei que o «assunto» é polémico, mas não resisto a deixar um comentário meu que mandei a um outro blogue e está esperando moderação.
    Aí vai pois, caro amigo, que sei compreenderá!
    (...)


    Também me inscrevi no Limpar Portugal, onde tenho (aí também) uma página. Porque aprendi, da sociologia e da filosofia, algo sobre a «divisão do trabalho», sei hoje que a bem ser (e não somos madeirenses nem estamos em catástrofe) há que dar a limpeza a pessoal especializado (julguem-se embora uns quantos que respeito (inclusive o senhor presidente de república) disso capazes.

    Nosso problema maior ainda não é o lixo a toneladas que temos (tóxico ou não).

    O nosso problema é amolecerem-nos consciência para fazer de nós silenciosos cúmplices e falsamente contentados, ante a bagunça e a decadência moral reinante. Essa sim precisava de grande vassoura à Jânio Quadros... Ou para quem não goste de Jânio Quadros e ame o Cristo Jesus à Dom Helder da Câmara. Mas ainda não chegamos ao Brasil, embora cinicamente digamos com Almada Negreiros que desde que chegámos à Índia ficámos desempregados. De um licenciado sei eu a quem Câmara, antes de comunista ser, de Setúbal negou emprego quejando de limpeza. Outras limpezas que mexem com o mais fundo sagrado de cada há a empreender, caríssimos académicos.

    ResponderEliminar
  2. Amigo, Poeta Ângelo Ôchoa:

    Concordo em pleno, se bem que as duas limpezas podem e devem ser simultâneas e complementares...

    A pergunta que fica é a seguinte: onde colocar o lixo tóxico (político) a que o Ângelo alude???

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover