16/03/10

Amarante Mancelos - A Cidade integrará uma Rota do Românico alargada que deverá atrair mais turistas à região!



«Oito milhões de euros para monumentos 

Rota do Românico alargada deverá atrair mais turistas à região 00h30m ANTÓNIO ORLANDO Monumentos de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende passaram a integrar a Rota do Românico. Um projecto de oito milhões de euros, que inclui a promoção e a requalificação dos monumentos e das áreas envolventes. A Rota do Românico já abrangia os concelhos de Penafiel, Lousada, Felgueiras, Castelo de Paiva, Paços de Ferreira e Paredes. Agora, vê alargada a sua zona de influência. "Trata-se de unir aquilo que a história administrativamente separou", sintetizou a diretora da Rota do Românico, Rosário Correia Machado. Em cerimónia que decorreu num dos novos monumentos do projecto - o Mosteiro de Travanca, em Amarante -, a responsável destacou a perseverança dos municípios do Vale do Sousa em torno do projecto, o "que muito tem contribuído para a afirmação de um território e de um produto turístico de excelência". Alberto Santos, presidente da Câmara de Penafiel e da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, sustentou que o alargamento do projecto atrairá mais turistas à região. "Este é um trajeto de paciência e dedicação, mas que traz resultados, se for bem estruturado e partilhado por todos", enfatizou o autarca. A Rota do Românico, até agora composta por 21 elementos patrimoniais (mosteiros, igrejas, memoriais, pontes e torres), será reforçada, agora, com mais 36 imóveis de matriz românica. A escolha foi feita pela então Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Amarante, com 11 monumentos, e Marco de Canaveses, com 10, são os municípios que mais contribuem para aumentar a lista da Rota do Românico. Resende contribui com sete monumentos, Celorico de Basto com quatro, Cinfães com três e Baião com dois. Recorde-se que a iniciativa já foi distinguida, em Janeiro passado, pelo Turismo de Portugal, com o primeiro prémio na categoria de melhor projecto de requalificação público em 2009. Mais recentemente, passou a integrar maior rede mundial de românico - a Transromânica - e foi distinguida internacionalmente na Fitur, em Madrid, Espanha.» in site http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1519876


2 comentários:

  1. De parabéns os amarantinos locais, e os do coração.
    Afinal não há só penedos brutos e comendo chorudos prémios de gestão (REN ou outra) neste Reino de Maria-Mãe.
    Há a Igreja de milénios em pedra viva com coração e arte e história que nos honra.
    Lembro a joiazinha românica da Adeganha, lá para meus lados a Norte, um encantamento. E o Convento de Jesus, aqui em Setúbal, a Sul -- a pérola manuelina do Boitaca.
    Somos povo, Helder Barros, desde a primeira hora da nacionalidade, feliz povo da Mãe do Céu, Nossa hoje e sempre… «enquanto houver portugueses...»

    ResponderEliminar
  2. Apoiado, Amigo de Cristo, Poeta Humanista, Ângelo Ôchoa!
    Não podemos desprezar tão vasto património físico e social!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover