23/02/10

Tecnologia - Especialistas defendem que o uso da Internet, designadamente os Motores de Busca, nos vão tornar mais Inteligentes e Protegidos!


Especialistas defendem que Internet nos vai tornar mais espertos (Tek)
«Internet

Especialistas defendem que Internet nos vai tornar mais espertos (Tek)

Recorrer ao motor de busca quando temos uma dúvida torna o cérebro mais preguiçoso e faz dos internautas mais estúpidos? A pergunta tinha sido lançada por Nicholas Carr, num artigo publicado ainda em 2009, e foi replicada pelo Pew Internet & American Life Project no 4º inquérito ao "Futuro da Internet".

Apesar de reconhecerem as distracções associadas à navegação Internet, a falta de profundidade de muitos conteúdos e a limitação à capacidade de concentração, os utilizadores que responderam acreditam que o cenário mais provável é que até 2020 a disponibilidade de informação na Internet permitirá às pessoas tornarem-se mais inteligentes e fazer melhores escolhas. Em resumo: Nicholas Carr estava errado e o Google não nos torna mais estúpidos.


A co-autora do estudo, Janna Anderson, mostra que três em cada quatro dos especialistas consultados concorda que o uso da internet realça e alarga a inteligência dos internautas, e que dois em cada três admitem que melhora a capacidade de leitura e escrita, assim como a interpretação do conhecimento.


A mudança das capacidades cognitivas é também reconhecida. Não teremos de nos lembrar de tantos dados, reduzindo o tempo de memorização, mas será necessário pensar de forma mais eficaz, com capacidades críticas e analíticas mais desenvolvidas.


Jamais Cascio, um sócio do Institute for the Future e participante do Institute for Ethics and Emerging Technologies, já tinha desafiado a teoria de Nicholas Carr, explicando que o fim da era do combustível fóssil, a fragilidade do sistema global de alimentação e o crescimento da densidade populacional, assim como a disseminação de pandemias, nos vão obrigar a ser mais espertos, se quisermos sobreviver. Um processo que já está a decorrer e que é visível na Internet.» in http://tek.sapo.pt/noticias/internet/especialistas_defendem_que_internet_nos_vai_t_1047915.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover