21/01/10

Taça de Portugal: Belenenses 2 vs F.C. dp Porto 2 - Dragões Vencem com Muito Sofrimento, pouca Atitude e Baixos índices de Competividade!

«Beto foi gigante, mas FC Porto não merecia tanto sofrimento

Vídeo do jogo


Foram precisos 30 penaltis para definir quem passava aos quartos de final da Taça de Portugal. É raro assistir a um desempate tão teimoso, mas a roda da fortuna sorriu a quem mais a procurou.
O FC Porto dominou quase todo o jogo, desfrutou de inúmeras oportunidades, mas apenas marcou dois golos. De resto, talvez seja injusto falar em felicidade, porque há que dar o mérito a quem converteu as grandes penalidades e a quem as defendeu. Nesse capítulo, o guarda-redes Beto foi o herói, com cinco intervenções de grande nível. Ao 30.º penalti, Farias disparou um «tiro» de raiva e pôs o ponto final na discussão. Para a história, fica o resultado final: os Dragões venceram por 12-11, após marcação de grande penalidades, depois do empate (2-2) registado no final do prolongamento.
Os milhares de adeptos do FC Porto que preencheram um dos sectores do Estádio do Restelo, em número claramente superior aos apoiantes do Belenenses, não mereciam este sofrimento. Até porque foram uma ajuda preciosa num encontro em que foi necessário ir por duas vezes atrás do prejuízo. O FC Porto, é verdade, foi surpreendido pelo golo madrugador de Lima, aos 13 minutos, quando nada o fazia prever. Mas cedo restabeleceu a igualdade, num oportuno e bem colocado remate de Falcao, após assistência de Rodríguez. E, a partir daí, a intensidade de jogo dos Dragões foi sempre crescendo, momento após momento.
Da primeira parte, há a referir duas boas oportunidades de Varela: primeiro, aos 32 minutos, rematou por cima, após um bom entendimento colectivo; dois minutos depois, o avançado atirou ao lado, em boa posição. Mas foi essencialmente no segundo tempo que os Dragões carregaram sobre o adversário, originando momentos de autêntico sufoco na área contrária. Durante larguíssimos minutos, os lisboetas limitaram-se ao pontapé para a frente.
Poderíamos referir vários lances, mas ficamo-nos apenas por aqueles mais óbvios. Aos 56 minutos, o remate de Varela foi cortado em cima da linha de golo por Pelé. Aos 64 minutos, Rodríguez protagonizou uma grande arrancada, passando por vários adversários, mas não teve sorte na concretização. Aos 79 minutos, Bruno Vale defendeu de forma providencial um disparo de Fucile.
Não nos prolongamos para não enfastiar o leitor e também porque há que referir o segundo tento do Belenenses. E ele aconteceu porque o futebol é assim, e nem sempre premeia quem procura ser feliz. Face à adversidade, o FC Porto cerrou os dentes e empatou cinco minutos depois, numa bela triangulação entre Guarín, Alvaro Pereira e Rodríguez. O avançado uruguaio, numa noite em que construiu inúmeros lances de perigo, concluiu o lance. Em cima do tempo regulamentar, Raul Meireles, em posição frontal, não acertou no alvo. O dia não era de grande felicidade para os portistas, estava visto.
O prolongamento foi mais do mesmo. Depois da expulsão de Rodríguez, o FC Porto estranhou a inferioridade, mas voltou a r o pé no acelerador. Três minutos depois, já Falcao rematava ligeiramente ao lado, em lance individual. Só por milagre Raul Meireles e Mariano, na segunda parte do prolongamento, não decidiram o destino da eliminatória. Beto deu uma «mãozinha» nos penaltis e os actuais detentores da Taça continuam na luta para reconquistar o troféu.

FICHA DE JOGO

Taça de Portugal, oitavos de final
20 de Janeiro de 2010
Estádio do Restelo, em Lisboa

Árbitro: Olegário Benquerença (AF Leiria).
Assistentes: Luís Carlos Marcelino e Valter Oliveira.
Quarto árbitro: Fábio Veríssimo.

BELENENSES: Bruno Vale; Mano, Devic, Gabriel Goméz e Barge; Pelé, Celestino e Zé Pedro; Fredy, Lima e Yontcha.
Substituições: Yontcha por Romário (86m), Gabriel Goméz por André Almeida (90+2m) e Barge por Ivan (106m).
Não utilizados: Assis, Dani e André Pires.
Treinador: António Conceição.

FC PORTO: Beto; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Tomás Costa, Raul Meireles e Valeri; Varela, Falcao e Rodriguez.
Substituições: Valeri por Farías (74m), Fucile por Guarín (84m) e Falcao por Mariano (103m).
Não utilizados: Nuno, Belluschi, Maicon e Miguel Lopes.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Ao intervalo: 1-1.
Final do tempo regulamentar: 2-2.
Após marcação de grandes penalidades: 11-12.

Marcadores: Lima (13m), Falcao (15m), Lima (80m) e Rodríguez (85m).
Disciplina: cartão amarelo para Pelé (9m), Rodríguez (23m), Devic (24m), Barge (42m), Fucile (45+1m), Gabriel Gómez (55m), Raul Meireles (61m), Celestino (106m) e Álvaro Pereira (118); cartão vermelho directo para Rodríguez (99m).» in site F.C. Porto.

Vejam o tom do locutor Lisboeta, nos golos de F.C. do Porto e nos do Belenenses... imparcialidade?! Abaixo os Jornalistas da Capital Bafienta!

Resumo de um jogo em que o F.C. do Porto complicou desnecessariamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover