10/01/10

Liga Sagres: F.C. do Porto 3 vs U.D. Leiria 2 - Dragões com Vitória Justa, mas com sofrimento final evitável!

«Helton segurou a justiça dos três pontos


Ponto prévio: Helton é, por vezes, um autêntico espectador dos jogos do FC Porto, especialmente quando estes se disputam no Estádio do Dragão. Falcao, com dois golos, bem que podia ter sido o herói da vitória sobre a União de Leiria (3-2), mas desta vez o título vai direitinho para o guarda-redes, ao defender um penálti, nos últimos momentos da partida. O brasileiro manteve assim os três pontos do lado dos Dragões, de forma justa, sublinhe-se. Chegamos ao ponto intermédio da Liga (esta foi a 15.ª jornada) com o FC Porto na luta pelo título.
Voltemos atrás para um breve filme do encontro. Belluschi, logo aos 3 minutos, levou Djuricic a aplicar-se e demonstrou qual seria o sentido do jogo. Aos 11 minutos, Falcao introduziu a bola na baliza adversária, mas tudo não passou de um ensaio: o árbitro anulou o lance, por suposto fora-de-jogo milimétrico.
Quatro minutos depois, foi a sério: o colombiano fez o 1-0, num remate cruzado, quase sem ângulo, após excelente iniciativa de Varela.Aos 31 minutos, Diego Gaúcho fez o 1-1, no que foi o primeiro interlúdio na partida (em que há dúvidas sobre um possível fora-de-jogo). O FC Porto acelerou, Raul Meireles avisou – aos 34 minutos, forçando Djuricic a grande intervenção – e depois assistiu Bruno Alves, para o 2-1, aos 36. Na sequência de um canto apontado de forma teleguiada pelo médio, o defesa central elevou-se acima dos restantes «mortais» e cabeceou de forma imparável. Foi o terceiro golo do capitão portista na Liga, dando justiça a um marcador que podia ter sido ampliado aos 42 minutos, por Falcao, a cruzamento de Varela.Depois do intervalo, aos 52 minutos, novo interlúdio no domínio portista: Ronny, com a ajuda de um ressalto, restabeleceu o empate. O FC Porto voltou a carregar, perante um adversário cada vez mais recuado. Falcao esteve perto do 3-2 aos 63 minutos, mas Tiago Luís cortou a bola sobre a linha de golo. Porém, a justiça não tardou, e, no minuto seguinte, «El Tigre» atirou mesmo para o fundo das redes, na sequência de um pontapé de canto e de muito pânico na grande área leiriense. Com 10 golos, Falcao já é o segundo melhor marcador da Liga.
O guardião Hélder Godinho, que entrou para o lugar do expulso Djuricic, evitou o «hat-trick» do número 9 portista, aos 81 minutos, e Raul Meireles, a cruzamento de Bruno Alves, três minutos depois, esteve novamente perto de ampliar a vantagem. Mesmo que estas ocasiões não tenham sido concretizadas, tudo se encaminhava para um final de jogo tranquilo, mas, sobre o cair do pano, houve um terceiro interlúdio na história da partida. Porém, estava lá Helton para impedir que o marcador se desviasse da realidade, com uma grande defesa face ao remate de Ronny, na marca de grande penalidade.

FICHA DE JOGO

Liga 2009/10, 15.ª jornada
10 de Janeiro de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 24.209 espectadores.

Árbitro: Elmano Santos (AF Madeira).
Assistentes: Sérgio Serrão e Álvaro Mesquita.
Quarto árbitro: Cosme Machado.

FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles e Belluschi; Varela, Falcao e Rodríguez.
Substituições: Miguel Lopes por Farías (59m), Falcao por Mariano (84m) e Belluschi por Tomás Costa (86m).
Não utilizados: Beto, Guarín, Valeri e Maicon.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

UNIÃO DE LEIRIA: Djuricic; Vinícius, Bruno Miguel, Diego Gaúcho e Ronny; André Santos, Marco Soares e Silas; Tiago Luís, Carlão e Patrick.
Substituições: Patrick por Moreno (46m), Silas por Hélder Godinho (70m) e Tiago Luís por Cássio (87m).
Não utilizados: Elias, Hugo Gomes, Brígido e Pedro Cervantes.
Treinador: Lito Vidigal.

Ao intervalo: 2-1.
Marcadores: Falcao (15m), Diego Gaúcho (31m), Bruno Alves (36m), Ronny (52m) e Falcao (64m).
Disciplina: cartão amarelo para Bruno Miguel (10m), Vinícius (58m), Ronny (66m), Fernando (90m e 92m) e Raul Meireles (93m); cartão vermelho directo para Djuricic (68m) e, por acumulação de amarelos, para Fernando (92m).


Imagens de um jogo emotivo, desde o apito inicial, até ao final do árbitro!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover