17/12/09

Três Cantos - Espectacular Homenagem de 3 Grandes Músicos Portugueses a Zeca Afonso!


Trailer - "TRÊS CANTOS AO VIVO"

Espectáculo - "3 Cantos"

José Mario Branco, Sergio Godinho e Fausto - "3 Cantos"

(Três Cantos homenageiam Zeca Afonso)

«"Três cantos" surge no mercado em CD e DVD

A reunião em palco de José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto, "Três cantos", que aconteceu em Outubro no Campo Pequeno, em Lisboa, surge no dia 7 de Dezembro num duplo CD e em edição especial DVD/CD/Livro.
Sérgio Godinho afirmou que o legado dos três músicos "é hoje transversal na música portuguesa", num leque que vai do fado ao hip-hop, passando pela canção de raiz tradicional, o jazz, ou o pop/rock.
"Hoje faz parte que também olhem para nós com uma vontade de conhecer e nesse sentido o nosso legado está diluído", disse.
José Mário Branco, por seu turno, afirmou: "O nosso legado é o que possa haver para a canção de qualidade, em que esse casamento das palavras com os sons musicais faça uma canção que possa elevar as pessoas".
"Canções que façam com que as pessoas se sintam melhores e maiores, é essa a função da arte: nivelar por cima", rematou o cantautor.
Talvez por isto tenha sido "este ano de crise global" o que marca uma reunião agendada e sempre adiada desde há seis anos.
"Por razões várias da agenda de cada um nunca aconteceu juntarmo-nos, mas foi este ano de crise económica e também de valores que espoletou o desejo de mostrar a nossa música, não como exemplo, não somos nenhuns salvadores da pátria, mas a vontade de fazer um projecto artístico-cultural e que isso bata nas pessoas e as faça sentir mais fortes e portanto mais apetrechadas", disse Sérgio Godinho.
José Mário Branco e Sérgio Godinho consideram que há nas canções dos três "uma espécie de chão que as pessoas podem pisar com segurança" e em que perpassa "uma herança cultural comum que passa pelo José Afonso".
Para Sérgio Godinho, José Afonso "podia ter sido o quarto canto, neste caso foi o público".
O autor de "Guerra e paz", um dos temas tocados no concerto, qualificou de "vibrante" o público, com quem "houve uma partilha extraordinária" e considera que "essa emoção passa muito bem", tanto na edição em CD como em DVD.
Dia 7 de Dezembro é editado um CD duplo com 22 canções do espectáculo e uma "edição especial limitada" que inclui um livro com fotos dos ensaios e dos concertos e um texto principal, da autoria do jornalista Nuno Pacheco, dois CD com o concerto e dois DVD.
Um DVD regista o concerto e o outro é o documentário "Tudo faz parte", realizado pelo filho de Sérgio, André Godinho, que regista o trajecto dos três músicos e o processo de trabalho do "Três Cantos".» in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1433600

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover