05/12/09

Liga Sagres: Vitória de Guimarães 1 vs F.C. do Porto 4 - Parece que vamos ter Dragões para o resto da época, embora continue a faltar muita afinação!


«Demonstração de personalidade na cidade berço

O FC Porto triunfou, esta sexta-feira, no terreno do Vitória de Guimarães por 1-4, em jogo da 12.ª jornada da Liga em que demonstrou, acima de tudo, muita personalidade. Na primeira parte, os Dragões tiveram personalidade para impor o seu futebol num terreno difícil, face a um adversário em crescendo. Na etapa complementar, os portistas foram capazes de suster o ímpeto adversário, o que também é apanágio das grandes equipas, e depois dar a estocada final e garantir o triunfo.
Da primeira parte fica o registo de inúmeras ocasiões criadas pelos portistas. Belluschi (5m), Bruno Alves (8m) e Raul Meireles (9m) podiam ter dado a vantagem ao FC Porto, mas a sorte protegeu os vimaranenses. O mesmo parecia ter acontecido aos 12 minutos, quando Falcao, a cruzamento de Rodríguez, acertou na barra. Mas a insistência deu mesmo golo: Varela, em excelente lance individual pela direita, não deu hipóteses ao guardião Nilson
A mesma situação quase se repetiu aos 31 minutos. Primeiro foi Falcao quase a chegar ao segundo golo, na sequência de um canto, devido a intervenção apertada de Nilson. Mas a bola continuou a girar, os azuis e brancos não tiraram o pé do acelerador e, depois de um livre de Raul Meireles, Falcao empurrou mesmo para o 2-0. Quatro minutos depois, Nilson fez nova defesa a “tiro” de Belluschi. O golo adversário, já nos descontos, não foi mais do que uma nota de injustiça depois de 45 minutos em que o FC Porto poderia ter atingido uma goleada.
No segundo tempo, o FC Porto arregaçou as mangas e vestiu o fato de macaco, algo que todas as grandes equipas do mundo têm de fazer, a espaços. Os minhotos avançaram no terreno e procuraram carregar sobre os Dragões, que resistiram ao assédio e deixaram que o adversário se desgastasse, sempre com o olho em mais golos, aproveitando os espaços abertos na defesa contrária.
Foi exactamente isso que se passou. Na sequência de um livre na esquerda, Raul Meireles colocou a bola nos pés de Bruno Alves, que, de primeira, fez o terceiro tento. Derrubada a estrutura vimaranense, foi tempo de voltar a empurrar o Vitória de Guimarães e, aos 79 minutos, Guarín e Varela tiveram duas ocasiões soberanas. Rodríguez, aos 87 minutos, com um remate poderoso face a Nilson, encarregou-se de estabelecer o 4-1 final. Estava consumada uma vitória com contornos de goleada, numa fase muito importante da Liga, e a boa saúde dos portistas foi visível para todos.

FICHA DE JOGO

Liga 2009/10, 12.ª jornada
4 de Dezembro de 2009
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Assistência: 18.110 espectadores.

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto).
Assistentes: José Ramalho e José Luís Melo.
Quarto árbitro: Rui Costa.

VITÓRIA DE GUIMARÃES: Nilson; Alex, Gustavo, Moreno e Andrezinho; Flávio Meireles, João Alves e Nuno Assis; Targino, Douglas e Desmarets.
Substituições: Flávio Meireles por Custódio (15m), João Alves por Roberto (72m) e Alex por Rui Miguel (78m).
Não utilizados: Sérginho, Jorge Gonçalves, Milhazes e Marquinho.
Treinador: Paulo Sérgio.

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles e Belluschi; Varela, Falcao e Rodríguez.
Substituições: Belluschi por Guarín (59m), Falcao por Hulk (59m) e Farías por Rodríguez (91m).
Não utilizados: Beto, Mariano, Maicon e Sapunaru.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Ao intervalo: 1-2.
Marcadores: Varela (12m), Falcao (31m), Andrezinho (45+1m), Bruno Alves (66m) e Rodríguez (87m).
Disciplina: cartão amarelo a Raul Meireles (40m), Fernando (45m), Douglas (51m), Serginho (51m) e Nuno Assis (93m).» in site F.C. do Porto.


Resumo de um Jogo em que o F.C. do Porto venceu claramente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover