09/12/09

Liga dos Campeões: Atlético de Madrid 0 vs F.C. do Porto 3 - Bruno Alves Voa Alto, Falcão Voa Raso e Hulk Estilhaçou Tudo!

«Dragões crescem e o talento e os golos aparecem

Em crescendo evidente de forma, o FC Porto voltou a dar sinais precisos de que dispõe de uma grande equipa, capaz de se bater ao mais alto nível. Em Espanha, frente ao histórico Atlético de Madrid, os Dragões desfilaram talento, atitude e qualidade de jogo. A goleada, por 0-3, confirma a excelente campanha azul e branca no Grupo D da UEFA Champions League e, mais importante ainda, atesta o carácter ganhador do conjunto orientado por Jesualdo Ferreira.
Numa partida movimentada, em que a formação da casa necessitava de pontuar para garantir, sem depender do resultado do Chelsea-APOEL, a qualificação para a Liga Europa, acabaram por ser os visitantes a irromper com tudo no Estádio Vicente Calderón, com Bruno Alves a inaugurar o marcador logo aos dois minutos.
O capitão do FC Porto respondeu da melhor maneira a um canto cobrado por Raul Meireles, elevando-se de modo imperial e não oferecendo qualquer hipótese de defesa ao guardião adversário, que não mais pôde fazer do que se limitar a acompanhar a trajectória da bola com os olhos.
Estreia do nº 2 a facturar nesta edição da UEFA Champions League e momento de forte entusiasmo para as largas centenas de adeptos azuis e brancos, que repetiram o pico de emoção não muitos instantes depois, após um remate de Valeri (desmarcado por Rodríguez), que Asenjo desta vez conseguiu desviar.
O argentino, que até então somava apenas um minuto na prova, foi lançado a titular por Jesualdo Ferreira, revelando bons pormenores e assumindo-se como mais uma peça a considerar pelo treinador do FC Porto, que promoveu ainda a primeira vez de Maicon na mais prestigiada competição europeia de clubes. O central, todavia, deixaria precocemente a contenda, devido a lesão.
As alterações em nada beliscaram a determinação dos Dragões, que tornaram a accionar o score volvidos somente 14 minutos, desta feita por Falcao, que aumentou para três o número de golos apontados na UEFA Champions League.
O lance que originou o 0-2 teve origem num pontapé decidido do lateral Fucile, que o guarda-redes do Atlético socou para a frente, permitindo a emenda oportuna do nº 9 e melhor marcador do FC Porto na prova, a par de Hulk.
Os Tetracampeões de Portugal podiam ter ampliado a vantagem ainda antes dos 30 minutos, só que o cabeceamento de Falcao, a coroar um belo entendimento entre Rodríguez e Hulk, saiu ligeiramente ao lado.
Posteriormente a uma fase de claro poderio azul e branco, os «colchoneros» procuraram contrariar o rumo dos acontecimentos, sem nunca, porém, ameaçarem a vitória portista (sempre muito bem preservada por Helton), corroborada, aos 76 minutos, por Hulk, já depois de Asenjo ter negado o bis a Falcao.
O «Incrível» aproveitou com engenho o passe de Guarín e fez o que melhor sabe: disparou um autêntico míssil em direcção à baliza contrária, colocando em delírio os apoiantes do FC Porto, que só não voltaram a festejar porque o guardião do Atlético (apesar da derrota, uma das figuras da partida), furtou a bola a Rodríguez, quando este, resultado de nova boa abertura de Guarín, se encontrava em óptima posição para acertar no fundo das redes.
Fechadas as contas do grupo D, Chelsea (primeiro classificado, com 14 pontos) e FC Porto (segundo, com 12) qualificam-se para os oitavos-de-final, enquanto o Atlético de Madrid segue para a Liga Europa. Quanto aos cipriotas do APOEL, não lograram vencer em Inglaterra, pelo que ficam pelo caminho nas competições europeias.

FICHA DE JOGO

UEFA Champions League (6ª jornada do Grupo D)
Estádio Vicente Calderón, em Espanha (8 de Dezembro de 2009)


Árbitro: Stéphane Lannoy (França)
Árbitros Assistentes: Eric Dansault e Laurent Ugo
4º Árbitro: Antony Gautier

Atlético de Madrid: Sergio Asenjo; Valera, Juanito, Perea e Álvaro Domínguez; Paulo Assunção, Maxi Rodríguez, Simão Sabrosa e Cléber Santana; Agüero e Forlán
Substituições: Valera por Antonio López (46m), Agüero por Jurado (48m) e Maxi Rodríguez por Reyes (68m)
Não utilizados: De Gea; Pernía, Camacho e Pablo Ibáñez
Treinador: Quique Flores

FC Porto: Helton; Fucile, Maicon, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Valeri e Raul Meireles; Hulk, Falcao e Rodríguez
Substituições: Maicon por Sapunaru (59m), Valeri por Guarín (62m) e Falcao por Varela (70m)
Não utilizados: Beto; Belluschi, Mariano e Farías
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-2
Disciplina: cartão amarelo para Simão (43m), Agüero (44m), Guarín (72m) e Juanito (88m)
Marcadores: Bruno Alves (2m), Falcao (14m) e Hulk (76m)» in site F.C. do Porto.

Grande Golo do Capitão Bruno Alves, com uma cabeçada fulminante, lá no 1.º Andar!

Voo raso de Falcão a recarregar um 1.º remate de Fucile para o 2.º Golo!

Espantoso Golo do Incrível Hulk que Estilhaçou a Baliza Madrilena!


Resumo de um Jogo em que os Dragões dominaram por completo e calaram Madrid!

2 comentários:

  1. ...Foram só três (conta que Deus fez...) e... a 50ª vitória portista na Liga dos Campeões, segundo contou o locutor da RR na noite de ontem!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover