30/12/09

Educação em Portugal: Sinceramente Sra. Ministra acreditei em si, mas acho agora, que só nos quer embalar!



«Sindicatos e governo sem acordo na Educação

Terminou sem acordo final a ronda desta quarta-feira entre os sindicatos da Educação e o Ministério de Isabel Alçada. «Não foram resolvidos os problemas essenciais», declarou o dirigente da Fenprof Mário Nogueira. O governo vai apresentar uma nova proposta de revisão da carreira e da avaliação docente.

À saída da ronda negocial, Mário Nogueira declarou não terem sido resolvidos os «problemas essenciais» que afastam os professores e o Ministério da Educação, considerando no entanto «positivo» que a negociação não tenha sido fechada.

No início da próxima semana, Isabel Alçada deverá enviar uma nova proposta aos sindicatos de revisão da carreira e da avaliação docente no início da próxima semana, sendo já certo que vai cair a prova de ingresso.

Uma nova ronda negocial ficou marcada para 7 de Janeiro, afirmou Mário Nogueira, destacando que se não houver acordo nesse dia não só haverá «desadordo como haverá também luta dos professores».

Mário Nogueira disse ainda que se Ministério e sindicatos falharem o entidemento na próxima semana, a Fenprof não pedirá negociação suplementar: «A próxima reunião talvez seja a última oportunidade para o Governo. Penso que os professores não têm nada a perder em dar esta última oportunidade, mas com uma certeza: se não chegarmos a acordo não iremos recorrer à negociação suplementar, iremos imediatamente recorrer à Assembleia da República».

Relativamente a alguns pontos não relacionados com a progressão na carreira, Mário Nogueira adiantou que o Ministério da Educação aceitou já eliminar a prova de ingresso na carreira e outros pontos relacionados com «o período e o regime transitório de um modelo para o outro».

Durante esta quarta-feira, a Fenprof divulgou uma lista de 30 exigências para assinar um acordo com o ministério.

Também a FNE rejeitou assinar um acordo global, reconhecendo no entanto o «esforço» negocial de Isabel Alçada.

A fixação de vagas para aceder ao terceiro, quinto e décimo escalões bem como a imposição de quotas para as notas de avaliação continuam a impedir a assinatura de um acordo.
-------------------------------------------------------------------------------
Espero agora que o PSD saiba honrar a sua palavra, porque a Senhora Ministra, com falas mansinhas, não parece querer resolver o problema... talvez contar historinhas! Lamento, pela Educação Portuguesa!


4 comentários:

  1. Que é que eu tinha dito, Helder? Convém ter sempre em mente que o primeito é o mesmo e é aquilo que nós já sabemos. Vai daí, estamos na mesma como a lesma! Ou melhor, pior!
    A ver vamos se o psd nos vais deixar ficar mal de novo!
    Só te digo que estou fartíssima disto!
    E tu? Como estás?
    Sem sinusite?

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente para todos nós tiveste razão e eu aqui afirmo a desilusão quanto a esta mulher que me inspirava confiança!
    Parece-me que voltamos à luta de novo!
    O nariz ainda não dá para ver está tapado!
    Fica bem Amiga!

    ResponderEliminar
  3. Sobre as conversações de ontem e as subsquentes anunciadas, lembra-me que dizia o velho professor Sebastião Silva Dias, sobre os inícios da Universitas:
    «No princípio era a Verba…»
    Agora a Socratina Alçadinha diz de alto:
    «És bom!
    És Bom!!
    És BOMMM!!!
    Mas,
    se queres dinheirinho,
    espera
    – só –
    um
    bocadinho!»

    (Sorte macaca!)
    ...abraços e bjnhs, Helder e Anabela!
    Até daria pra rir, se tão triste nao fosse.
    Mas eu jamais cri na maçoninha alçada a figurinha de figurões!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover