04/11/09

Liga dos Campeões: Apoel 0 vs F.C. do Porto 1 - Falcão Voa para a Vitória que garantiu a passagem aos oitavos de final!

«Triplamente assumidos: atitude, vitória e qualificação garantida

Jesualdo Ferreira exigia atitude, os jogadores responderam com uma exibição decidida e um triunfo determinante, que coloca, desde logo, o FC Porto nos oitavos-de-final da UEFA Champions League. Os Dragões marcaram apenas aos 84 minutos, por Falcao, mas a vitória há muito se adivinhava. Intensificou-se dessa forma o aroma do perfume azul e branco, que cedo se fez sentir em Nicósia.

A jogarem num ambiente adverso, caracterizado por uma euforia veemente dos adeptos da formação da capital cipriota, os Tetracampeões de Portugal jamais se amedrontaram, tendo manifestado sempre muita força de vontade e grande empenhamento na conquista dos três pontos.

Perante um APOEL que se alimenta claramente da vertente defensiva, os visitantes souberam ser uma equipa paciente, persistente e, acima de tudo, coesa e engenhosa, fazendo-se valer da sua estratégia e do talento dos seus atletas para ultrapassar um adversário difícil, que justificou respeito, ainda que de modo algum merecesse outro resultado que não a derrota.

O FC Porto assumiu, de forma nítida, o comando do jogo, revelando em todos os momentos um enorme sentido atacante, que só não surtiu efeito mais atempadamente porque os remates não estavam a sair com a precisão desejada e também devido às boas respostas do guarda-redes Chiotis, particularmente incisivo aos 30 minutos, altura em que surripiou a bola a Hulk, quando este seguia isolado para a baliza.

Na etapa complementar, o domínio azul e branco intensificou-se ainda mais, com Falcao e Hulk a travarem duelos interessantíssimos com o guardião adversário, que foi sustendo as investidas dos Dragões ao máximo: aos 55m, defendeu um remate e um cabeceamento praticamente seguidos do internacional colombiano; aos 63m, anulou, ainda que somente à segunda, um livre directo de Hulk.

O avançado brasileiro viria a assustar Chiotis novamente aos 75 e 77m, sendo que no primeiro caso (de livre, mais uma vez) aplicou um pontapé portentoso, que errou por muito pouco o alvo e no segundo desenhou uma jogada fantástica, envolta de força e energia, pelo corredor esquerdo, cruzando com bastante perigo para o interior da área, com o recém-entrado Farías a não conseguir a emenda por muito pouco.

O atacante argentino não marcou, mas deu a facturar instantes depois, tendo sido dos seus pés que saiu o passe para Falcao inaugurar finalmente o marcador. A classe e a mestria do nº 9, que rematou tenso e cruzado, sem hipótese de defesa, carimbaram a passagem aos oitavos-de-final, confirmada pelo resultado verificado no outro confronto do Grupo D.

Atlético de Madrid e Chelsea empataram a dois, em Espanha, um desfecho que colocou os ingleses e os Dragões na próxima fase da mais importante competição de clubes.

FICHA DE JOGO

UEFA Champions League (4ª jornada do Grupo D)
Estádio GSP, em Nicósia, na ilha de Chipre (3 de Novembro de 2009)

Árbitro: Damir Skomina (Eslovénia)
Árbitros Assistentes: Primoz Arhar e Marko Stancin
4º Árbitro: Roberto Ponis

APOEL: Chiotis; Poursaitides, Broerse, Kontis e Elia; Nuno Morais, Satsias, Charalambides, Hélio Pinto e Jean Paulista; Mirosavljevic
Substituições: Elia por Grncarov (57m), Jean Paulista por Nectarios (61m) e Kontis por Papathanasiou (87m)
Não utilizados: Tasos Kissas; Dimitris Kyriakou, Chrysostomos Michail e Mário Breska
Treinador: Ivan Jovanovic

FC Porto: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e Raul Meireles; Hulk, Falcao e Rodríguez
Substituições: Rodríguez por Farías (69m), Guarín por Tomás Costa (83m) e Falcao por Belluschi (90m)
Não utilizados: Beto; Maicon, Dias e Claro
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-0
Disciplina: cartão amarelo para Charalambides (51m), Elia (52m), Hélio Pinto (74m) e Alvaro Pereira (86m)
Marcadores: Falcao (84m)» in site F.C. do Porto.

Magnífico golo de Falcão que coloca o F.C. do Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover