18/11/09

Amarante - Túnel do Marão a marcar passo, bem à Portuguesa, com o Zé a Pagar...

O Túnel do Marão, cuja construção terminava em 2011, iria ligar as zonas de Amarante e Vila Real
«O Túnel do Marão, cuja construção terminava em 2011, iria ligar as zonas de Amarante e Vila Real
16 Novembro 2009 - 00h30

Vila Real: Empresa de água diz que nascente estava a ser contaminada

Tribunal embarga obra do Túnel do Marão

A construção do Túnel do Marão, a nova auto-estrada que iria ligar Amarante a Vila Real, está parada desde o fim da semana passada. Em causa está uma providência cautelar apresentada pela empresa Água do Marão, que alega que a nascente de onde provêm a água está a ser contaminada pelos materiais utilizados na construção da auto-estrada.

A providência foi apresentada esta semana a um juiz do Tribunal Administrativo de Penafiel que deu razão à empresa e decidiu-se imediatamente pelo embargo da obra. A construção do Túnel do Marão ficará assim parada por tempo indeterminado até que haja uma decisão final por parte da Justiça.

Parados também ficaram os cerca de 1100 trabalhadores que desde Março deste ano estão empenhados na construção da auto-estrada. Bastante revoltados, os trabalhadores já garantiram que não se vão conformar facilmente com esta paragem e marcaram inclusive para hoje uma manifestação junto às obras como forma de protesto.

A construção do Túnel , o maior da Península Ibérica, iria servir de alternativa ao IP4, aquela que é considerada uma das estradas mais perigosas do País.

Recorde-se que em Maio de 2008 na assinatura do contrato de concessão da obra o primeiro-ministro José Sócrates foi um dos mais fervorosos apoiantes desta construção. Na altura, Sócrates afirmou que estavam a fazer aquele investimento para "garantir a segurança rodoviária e acima de tudo para salvar vidas".


PORMENORES


14 CONCELHOS

O Túnel do Marão iria ligar as cidades de Amarante, Vila Real, Baião e Peso da Régua, abrangendo assim um total de mais de 250 mil pessoas.


400 MILHÕES

Os 5595 metros de auto-estrada, cuja construção estava previsto durar pelo menos 44 meses, representaria um total de 400 milhões de euros.


250 MORTOS

O IP4, que abriu em 1993, é considerada uma das estradas mais perigosas. Em 11 anos morreram 250 pessoas, o que em média dá 22 mortos por ano.» n http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=5C39D650-925E-4FFC-A31C-2E7E2206BF5D&channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011

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