15/10/09

Amarante: A Grande Escritora Agustina Bessa Luís, de Vila Meã, Amarante, celebra hoje 87 Anos!



«Agustina Bessa-Luís - Biografia



Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante em 1922, descendente de uma família de raízes rurais de Entre Douro e Minho e de uma família espanhola de Zamora, por parte da mãe. A sua infância e adolescência são passadas nesta região, cuja ambiência marcará fortemente a obra da escritora. Fixou-se, entretanto, no Porto, onde reside.
Estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado, tendo desde então mantido um ritmo de publicação pouco usual nas letras portuguesas, contando até ao momento com mais de meia centena de obras.
Tem representado as letras portuguesas em numerosos colóquios e encontros internacionais e realizado conferências em universidades um pouco por todo o mundo.
Foi membro do conselho directivo da Comunitá Europea degli Scrittori (Roma, 1961-1962).
Entre 1986 e 1987 foi Directora do diário O Primeiro de Janeiro (Porto). Entre 1990 e 1993 assumiu a direcção do Teatro Nacional de D. Maria II (Lisboa) e foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social.
É membro da Academie Européenne des Sciences, des Arts et des Lettres (Paris), da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa, tendo já sido distinguida com a Ordem de Sant'Iago da Espada (1980), a Medalha de Honra da Cidade do Porto (1988) e o grau de "Officier de l'Ordre des Arts et des Lettres", atribuído pelo governo francês (1989).
É em 1954, com o romance A Sibila, que Agustina Bessa-Luís se impõe como uma das vozes mais importantes da ficção portuguesa contemporânea. Conjugando influências pós-simbolistas de autores como Raul Brandão na construção de uma linguagem narrativa onde o intuitivo, o simbólico e uma certa sabedoria telúrica e ancestral, transmitida numa escrita de características aforísticas, se conjugam com referências de autores franceses como Proust e Bergson, nomeadamente no que diz respeito à estruturação espácio-temporal da obra, Agustina é senhora de um estilo absolutamente único, paradoxal e enigmático.
Vários dos seus romances foram já adaptados ao cinema pelo realizador Manoel de Oliveira, de quem é amiga e com quem tem trabalhado de perto. Estão neste caso Fanny Owen ("Francisca"), Vale Abraão e As Terras do Risco ("O Convento"), para além de "Party", cujos diálogos foram igualmente escritos pela escritora. É também autora de peças de teatro e guiões para televisão, tendo o seu romance As Fúrias sido adaptado para teatro e encenado por Filipe La Féria (Teatro Nacional D. Maria II, 1995).


Recebe aos 81 anos o mais importante prémio literário da língua portuguesa: o Prémio Camões, em 2004.


(Instituído em 1988, pelo Protocolo Adicional ao Acordo Cultural entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Federativa do Brasil, visa «consagrar anualmente um autor de língua portuguesa que, pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum».)» in http://www.mulheres-ps20.ipp.pt/August-Bessa-Luis.htm


"Garras dos Sentidos


Não quero cantar amores,
Amores são passos perdidos,
São frios raios solares,
Verdes garras dos sentidos.


São cavalos corredores
Com asas de ferro e chumbo,
Caídos nas águas fundas,
não quero cantar amores.


Paraísos proibidos,
Contentamentos injustos,
Feliz adversidade,
Amores são passos perdidos.


São demências dos olhares,
Alegre festa de pranto,
São furor obediente,
São frios raios solares.


Da má sorte defendidos
Os homens de bom juízo
Têm nas mãos prodigiosas
Verdes garras dos sentidos.


Não quero cantar amores
Nem falar dos seus motivos.


("Garras dos sentidos" by Agustina Bessa-Luís)"


4 comentários:

  1. Helder Barros das todas as horas Amigo:
    Devo homemagear e rejubilar com Agustina Bessa-Luís, que porque jamais pactuou com as inverdades da «esquerda» que para eles são A Verdade Única por que julgam salvar muno (e resultado é mais do que visível) -- Agustina essa bem amada de Manoel de Oliveira nosso cineasta maior e o mais veteraníssimo mundial cineasta que já feliz vi em Tomar te poto a propósito meu trabalhinho de casa de esta noite trabalhinho esse que só a verdade merece não o pretexto. E mais não digo.
    A límpida história de Caim e Abel:
    1
    Relida 1 mês e 25 dias há por este mísero de últimos Ochoa, relida e treslida hoje 16, Outubro pelas 2/3 h da manhã – por ter enxergado a rodapé de 1ª pag. de público de ontem 15 quando no Eleven de Setúbal reencontrei amigo que há muito há não via, em rodapé, dizia, anúncio a Caim de escritor de nome Saramago José, de quem, confessemos, como esse amigo tal, muito comummente, desgostamos:
    2
    Nota: em tempo outro noutro ou mesmo pasquim lera este com os olhos que terra comerá que esse senhor escritor Nobel por graças acusava em livro esse que vivera na felicidade de escrever vivo ‘Deus´ de injustíssimo implacável para com Caim, o tal homicida desde a 1ª hora por acto de mão contra e sobre irmão Abel acto de morte por inveja a causa das todas as guerras – façamos releitura:
    3
    Génesis, 4, 1-18:
    ‘o senhor voltou o olhar para Abel por agrado com sua oferta, mas de Caim e de oferenda sua que trouxera como premícia do solo desviou o olhar…’ tal qual nós ‘Deus’ é libérrimo de arredar e desviar ou de pousar e descer o olhar…Amém Senhor Jesus desviemos nosso olhar de quanto te não agrade ou diminua a fim da tua máxima glória…
    4
    ‘domina o pecado o advertiu ‘Deus’, que se agacha à tua porta, o Mal.’
    Mas…
    ‘quando foram ao campo Caim o matou (a Abel) – pensara Caim a ocasião propícia a tal acto e pensara o tentador velho como o mundo que lhe proporcionava essa oportunidade.
    ‘Onde está teu irmão?’
    (perguntou Iaweh a Caim)
    Boa pergunta para cada de nós, boa pergunta para Saramago José – onde está teu irmão teu companheiro teu acamaradado.
    ‘Voz do sangue d irmão do solo clama até mi’ ‘sangue também teu que do solo que o recolheu da tua mão matadora clama a céu.’
    ‘Serei eu errante e exposto a perigo?’
    E o senhor da bondade lhe pôs sinal na fronte a que ninguém o ferisse ‘a leste de éden…’
    Anterior desculpa de Caim: sou acaso eu guarda de irmão?
    ´’Que fizeste?
    Não sei.’
    5
    Conclusões:
    Não matarás.
    ‘Guardarás com sentinela a casa de teu irmão e se fizeres soar aviso em tempo ainda que ele não se converta ele não tu pagará se não fizeres soar aviso em tempo ele cairá e tu pagarás por ele…’ (Ezequiel)
    ‘Quem roubar um só extracto a diminuir meu livro ou quem lhe acrescer um só extracto pagará por isso (apocalipse de João) quanto sondares de bem e de mal para lá do sim sim e do não não e para lá do imprimido em teu coração será anátema e crime de orgulho será malignidade.
    ´Leão que agacha e ruge perto de ti pronto a te devorar’ assim é o tentador. Precates-te.
    Do pai da mentira desde sempre homicida enganador e invejoso de teu bem, Deus de amor, nos livrai, por tua misericordiosa caridade e liberdade boa -- que teus somos – teus filhos – filhos teus – filhos de Deus.
    Voz do povo: graças a Deus muitas e com Deus poucas.
    (Minha homenagem de bem-querer a Agustina, que jamais pactuou com inverdades «esquerdinas...»)

    ResponderEliminar
  2. Amigo Poeta Ângelo Ôchoa: A Senhora Dona Agustina tem pago bem caro por não alinhar com as diatribes dos intelectuais de esquerda...

    ResponderEliminar
  3. hELDER, VAI ENTENDER, PORQUE INTELIGENTE, CRISTÃO E, ACIMA DE TUDO, AMIGO MEU, QUE VOLTE À CARGA COM MAIS UM COMENTÁRIO, QUE ESTOU POSTANDO EM TUDO QUANTO É SÍTIO, gONDARAMARANTE, ANTÓNIOBARRETO, ANABELA, PORTUGALDOSPEQUENINOS, PALAVROSSAUROSREX DO VILACONDENSE JOAQUIM, DO PORTUGAL PROFUNDO DE BABIANO JOSÉ (ONDE QUER QUE ME FACULTEM VOZ DE INDIGNAÇÃO. pORQUE NINGUÉM FALA DE aGUSTINA, QUE ARREDARAM DOS PROGRAMAS DE 12º COM VERGÍLIO FERREIRA MAS DESSA FIGORONA ESCANZINADA NOBEL DOS DESVARIOS ESQUERDINOS QUE SÓ NOMEA-LO REPUGNA!
    vAI POIS HOJE NOVO PAST -- cOM AQUELE ABRAÇO HELDER BARROS:
    CÁ POR MIM POSSO TOMAR BICA COM O SR NOBEL


    Vide:
    http://centroparoquialgondar.blogspot.com/2009/10/saramago-acusa-papa-de-cinismo.html

    («Amo o Amor Que Ama, que Amor com Amor se paga.»)

    Recado
    ao bom – ou mau – ladrão
    ‘ateu tranquilo’
    como só Deus sabe,
    José Saramago:
    que
    em Itália se queixou de que o Santo Padre Bento xvi
    além de reaccionário
    não toma café nem com Deus nem com ele nem com os seus:

    Se não lhe basta a espanhola Pilar,
    e tem mesmo falta de companhia,
    saiba que eu, Ângelo Ochoa,
    ex comunista,
    mas sempre de sentimento cristão,
    posso tomar café consigo.

    Note bem duas coisas:
    como não sou papa
    (nem teólogo)
    nem uso portanto veste ou sotaina branca,
    pode à vontade atirar-me com nojo com o café à cara ou à camisa.

    Já agora uma coisinha ainda:
    se ‘nosso encontro’ for no Café Roma em Roma
    que não em Setúbal ou no Porto,
    mande para a conta (magra de cão como o senhor)
    0774 027586 500 da CGD
    ajudas de custo
    porque minha tença de poeta reformado não dá para a extravagância.

    Bem, o cafezinho, ou bica, eu pago.

    A lavagem da nódoa do mesmo que queira lançar-me à cara,
    minha legítima companheira se encarregará de lhe remeter conta da Lavandaria Americana,
    caso tenha a bondade de me dar, a posteriori, notícia de pousio seu,
    para que carteiro conta não devolva por ‘destinatário desconhecido’
    ou
    ‘…em parte incerta…’

    Receberá pois factura, da Lavandaria Americana em Setúbal,
    E ficaremos quites.

    Ângelo Ochoa,
    cristão,
    fiel a Roma e ao detestado papa reinante,
    que lê com tanto gosto quanto o desgosto com que o lê a si senhor Nobel.

    Adenda:
    Cite-nos erudito uma só passagem
    com que prove ou se baseie a provar
    a afirmação (sua) de que ‘A Bíblia é um Manual de Maus Costumes…’
    uma malfeitoria portanto…
    Público de ontem dá conta de que 10% dos portugueses já a leram na íntegra ( ao sr Nobel quantos o leram?)
    Este de últimos que não contou para a estatística vai na 5ª leitura do Texto ou Livro sem desânimo.
    Sabe que mais, se acaso quer dar-se ao respeito, e ser respeitado, pois sabe bem quanta provecta idade conta já para isso, não goze com os sentimentos mais profundos da Europa da Humanidade da de Santa Maria Terra, cuja luminosíssima língua alma é e sempre será da matriz cristã.

    Vale!

    ResponderEliminar
  4. Será que Saramago não quererá escrever a Bíblia do Demo?!
    Se não se identifica com a Bíblia, porque será que os seus livros, êxitos para quem os lê que não eu, quase sempre se baseiam no Livro Sagrado dos Cristãos!
    Que vá para Marrocos falar mal do Corão!
    Que vá para o seu exílio dourado em Espanha e nos deixe em Paz, Amigo Cristão Ângelo Ôchoa!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover