02/09/09

Convento de Mancelos em Amarante, visita da familia Babo da Casa do Convento ao Sr. Melo de Entre-os-Rios, Casa do Pedregal em Entre os Rios, Penafiel, em carro de bois!








































Esta viagem de carro de bois de Mancelos Amarante, até a Casa do Sr. Melo de da Casa do Pedregal, Entre-os-Rios, Penafiel em que a minha Mãe e a minha Avó participaram, deu brado na ocasião. Dos Babo's foi também o Tio Azuíl e a Tia Maria Amélia, padrinhos da Minha Mãe, da Casa da Calçada, Mancelos, cuja fotografia do casal se pode ver nesta postagem. Segundo a minha Mãe, quando chegaram a Penafiel, ouviram-se comentários do género: "olhem devem ser mineiros do volfrâmio", que vão ao Porto de carro de bois. Os bois do Sr. Joaquim foram muito cobiçados em Penafiel, tendo mesmo sido objeto de proposta de compra, tal era a imponência da junta de Bois do Senhor Joaquim. Pode-se ver também um menino a acompanhar a Junta de Bois, auxiliando o Sr. Joaquim, que é o Dr. Amadeu Sousa, irmão do Senhor José Sousa de Manhufe, pessoa que sei que vai gostar de mais uma estória de Mancelos de antanho! A minha Mãe refere que a visita serviu para conhecer a Ponte de Castelo de Paiva, Hintze Ribeiro, a tal que ruiu fatalmente para muita gente em 2003 e na qual atravessei diariamente nos três anos letivos anteriores, dado que lecionei na Escola Secundária de Castelo de Paiva e com a ponte sempre a abanar. Dedico esta postagem igualmente ao meu colega, Professor Quintas, de Castelo de Paiva, que tão bem me recebeu na Escola Secundária local e que foi Padre em Mancelos, como alguns mancelenses se devem recordar e a quem aproveito para enviar um abraço. Agradeço mais uma vez a amabilidade da Minha Prima, Dra. Júlia Babo, que guarda estas fotografias valiosas, pelo menos para mim e para a minha Mãe e as partilha connosco e com todos os mancelenses, que amam e vivem a sua terra com intensidade!

2 comentários:

  1. E para nós, já que as partilhas conosco. Uma delícia de história.

    ResponderEliminar
  2. As histórias daqueles tempos fascinam-me... faziam tanto com tão poucos recursos!
    Obrigado, Sra. Professora de História!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover