23/07/09

Amarante deveria potenciar o Turísmo Religioso, designadamente, através da recuperação dos Monumentos do Românico que possui!

«PATRIMÓNIO: Rota do Românico beneficia acessos a monumentos no Sousa

Os seis municípios do Vale do Sousa vão avançar com um Plano de Promoção da Acessibilidade aos 26 monumentos românicos da região, disse à Lusa o presidente da Comunidade Urbana do Tâmega e Sousa, Alberto Santos.
“Queremos ser a primeira região do país com uma rota de monumentos reconhecida internacionalmente pela sua boa acessibilidade”, afirmou o autarca.
Alberto Santos, que falava numa conferência de imprensa na Igreja Românica de Vila Verde, em Felgueiras, explicou que vai ser realizado até ao final do ano um levantamento das necessidades para se melhorar a acessibilidade dos diferentes monumentos, entre os quais mosteiros, igrejas e pontes.
A ideia é fazer pequenas intervenções, como colocação de rampas e alteração das quotas de soleiras, para facilitar o acesso às pessoas como mobilidade reduzida, incluindo idosos, crianças e grávidas.
Alberto Santos lembrou que os idosos são os que mais visitam este tipo de monumentos, justificando-se, por isso, criar condições para facilitar o acesso pedonal.
“Ao longo dos últimos 10 anos foram intervencionados quase todos os monumentos do românico no Vale do Sousa, recuperando muito do que estava degradado. Agora queremos passar para a fase seguinte, fazendo melhoramentos pontuais, mas que serão muito importantes para atrair mais gente ao nosso património românico”, afirmou o autarca de Penafiel.
Para tal - acrescenta o edil - foi criada uma equipa multidisciplinar para fazer um trabalho tão rigoroso quanto possível, no sentido de se encontrar as melhores soluções técnicas e arquitetónicas “que não ponham em causa a natureza de monumentos nacionais com centenas de anos de existência”.
Este trabalho vai decorrer até ao final de 2009, seguindo-se a realização das obras, o que deverá ocorrer no âmbito de candidaturas a apresentar à União Europeia.
Em paralelo, já está a decorrer, também no quadro deste Plano de Promoção de Acessibilidade, outro conjunto de ações que visam facilitar a acessibilidade à página na Internet da Rota do Românico, incluindo a sua sonorização.
A brochura oficial da rota vai também ser disponibilizada em escrita adequada a invisuais (Braille), enquanto que o vídeo oficial também será legendado e dotado de linguagem gestual.
Alberto Santos acredita que a melhoria das acessibilidades aos monumentos e a meios de promoção e divulgação da Rota do Românico vai atrair mais pessoas, ajudando a dinamizar o turismo da região.
O autarca deu alguns exemplos, nomeadamente a cidade espanhola de Palencia, onde graças às melhorias da acessibilidade aumentou significativamente o número de visitantes.
Os 26 monumentos que integram a Rota do Românico do Vale do Sousa, espalhados pelos concelhos de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva, são visitados todos os anos por milhares de pessoas em grupo organizados ou de forma espontânea.
Também muitas escolas da região têm promovido visitas, envolvendo muitas centenas de alunos.» in http://www.maraoonline.com/Marao_2009/Marao_Online/Entradas/2009/7/22_PATRIMONIO__Rota_do_Romanico_beneficia_acessos_a_monumentos_no_Sousa.html
--------------------------------------------------------------------------
Amarante deveria liderar a criação de uma Rota do Românico do Baixo Tâmega; mas não é só o Românico, os períodos pré-histórico e medievais, poderiam e deveriam ser potenciados, assim como as casas do séculos XVII, XVIII e XIX; haja Vontade de Mudar e vamos fazê-lo juntos!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover