14/06/09

Bombeiros Voluntários de Amarante - Morte Trágica de Jovem Bombeiro, Carlos Macieira!











«AMARANTE: Corporação de bombeiros de luto - um morto e um ferido grave


Um bombeiro de Amarante morreu hoje no despiste de uma ambulância em Leon, Norte de Espanha, que causou também quatro feridos graves e um leve, todos portugueses, que foram transportados de helicóptero para um hospital local, disseram várias fontes.

A vítima mortal - Joaquim Carlos Teixeira Macieira, 33 anos - pertencia aos Bombeiros Voluntários de Amarante, a mesma corporação de um dos feridos graves, transportado para um hospital de Leon.

O ferido grave, mas estável segundo fonte hospitalar contou a responsáveis da corporação de Amarante, é José Roberto, 39 anos.

Ambos os bombeiros integravam o corpo activo há 18 e 20 anos, respectivamente.
A bandeira da corporação foi colocada a meia-haste, em sinal de luto.

Os restantes bombeiros sinistrados pertencem a corporações de São Mamede de Infesta, Vila do Conde, Aveiro/Novos e Viana do Castelo, regressavam de Barcelona, onde estiveram em formação com equipas cinotécnicas (com cães de busca e salvamento) durante quatro dias.

Dois dos cães pisteiros pertenciam à corporação de Amarante, que desconhece ainda o que lhes aconteceu.

O despiste da ambulância dos bombeiros voluntários de Amarante ocorreu cerca das 07:00, na auto-estrada A-231, ao quilómetro 24, na zona de Santa Martas.

Na ambulância seguiam seis cães de busca, tendo cinco sobrevivido e outro desaparecido, disse fonte do serviço de tráfego da Guarda Civil espanhola.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, disse hoje, em França, que está a acompanhar a sit
uação.

"Estamos a acompanhar [o acidente] desde o primeiro momento através da estrutura consular de Leon. Tem sido acompanhada directamente", referiu o secretário de Estado à margem da inauguração de um quiosque multimédia na Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault Combault, nos arredores de Paris.

Um dos feridos internados no hospital de Leon que requer mais cuidados é de uma das corporações do Norte do país, mas nem a fonte consular nem o hospital indicaram a que corporação pertence.» in marao online.
-----------------------------------------------------------------------------
Hoje vivia-se um ambiente de grande consternação no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Amarante. Como sócio desta Grande Corporação, endereço os Meus Sinceros Sentimentos ao Comando e a todos os Bombeiros Voluntários de Amarante e à Família Macieira, que não merecia mais esta tragédia! Descansa em Paz, Carlos Macieira, um Verdadeiro Soldado da Paz!


13 comentários:

  1. Uma vez que a corporação de Amarante não tem um site activo, gostava de deixar aqui um forte abraço solidário a todos os meus camaradas de Amarante pela morte de Carlos Macieira e que todos os outros bombeiros recuperem e voltem rapidamente para o nosso seio.
    Luis Barros
    Bombeiro da corporação de Cacilhas

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís Barros:

    O meu muito obrigado em nome dos Bombeiros Voluntários da Paz!
    Portugal deve muito aos Bombeiros Portugueses, que estão sempre disponíveis para nos acudir!
    Bem haja Luís!

    Helder Barros

    ResponderEliminar
  3. Quando alguém morre, surge a pergunta, mas porquê ele ou ela? Porquê que tinha de acontecer isto? A verdade é que a morte é ainda uma temática bastante complicada e por mais que queiramos aliviar a dor dos familiares não conseguimos, sobretudo quando são pessoas jovens como o Joaquim. Dar os pêsames seria algo banal, como toda a gente o faz.
    Antes pelo contrário, dou os meus parabéns a todos os familiares do Joaquim, por terem tido na família um «soldado da paz», um herói que morreu pelos outros e passo a explicar porquê: estes homens e também já bastantes mulheres muitas vezes deixam os seus familiares, pais, filhos, irmãos, para se assegurarem que nada de mal acontece a outras pessoas, que muitas vezes sem conhecerem de lado nenhum, arriscam as suas próprias vidas, para as salvarem a elas ou aos seus bens. Sr. Presidente da Câmara, Dr. Armindo Abreu, apelo ao seu bom senso, para fazer uma homenagem a este herói, sim porque as verdadeiras estrelas, são estas, que se dedicam a ajudar o próximo e elas sim, merecem o nosso tributo. Não nos esqueçamos, que seja qual for o motivo, este soldado morreu em trabalho, vinha do trabalho, vinha da sua instrução, para melhorar a eficácia no salvamento a vítimas. Reitero, parabéns a todos os familiares do Joaquim, um herói que agora certamente será uma estrelinha bem lá no céu a olhar por nós, a cuidar de nós!
    Pelo C.P.G (Centro Paroquial Gondar Amarante): http://centroparoquialgondar.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Ricardo pela sua solidariedade! Belas e verdaeiras, as suas palavras, Ricardo!
    Obrigado ao Centro Pastoral de Gondar!

    ResponderEliminar
  5. Bonitas palavras, como sempre aliás C.P.G!
    Os meus pesames aos familiares e companheiros de equipa do Carlos!
    Paula

    ResponderEliminar
  6. "Era um jovem e era um soldado voluntário da paz.O Carlos era também nosso amigo.O meu filho Zito, ontem, expressou com tanta mágoa a dor de perder um amigo...uma lágrima rolou pelas nossas faces só para lhe dizermos que éramos seus amigos..."



    Muito unidos na dor
    Maria Antónia Moreira Anacleto Pereira Leite (mãe do Zito)

    ResponderEliminar
  7. Muito Unidos na Dor, D.ª Maria Antónia, Zito e Família!
    Se perder um Ser Humano é muito mau, ainda mais o é, quando se trata de um Verdadeiro "Soldado da Paz"!
    Que Ele nos Proteja, lá de cima para onde vão os Bons!
    Obrigado pelas suas palavras!

    ResponderEliminar
  8. HA HORAS EM NOSSA VIDA QUE SOMOS TOMADOS POR UMA ENORME SENSAÇAO DE INUTILIDADE DE VAZIO.QUESTIONAMOS O PORQUE DE NOSSA EXISTENÇIA E NADA PARECE FAZER SENTIDO.CONCENTRAMOS NOSSA ATENÇAO NO LADO MAIS CRUEL DA VIDA,AQUELA QUE E IMPLACAVEL E A TODOS AFETA INDISTINTAMENTE:AS PERDAS DO SER HUMANO...FICARAS PARA SEMPRE NOS NOSSOS CORAÇOES!!! EMILIA MENDES..

    ResponderEliminar
  9. SAUDADESSSSSSSSSS....do meu anjo, ontem dei por mim a chamar por ele, em vez de chamar a minha filha me saiu Carlitos, vou la saber porque, e senti um vazio tao grande uma dor que nao tem fim, sao quase 7 anos sem ter a presença dele em nossa vida, e hoje me deu vontade de mais uma vez pesquisar coisas sobre ele... ;`(

    ResponderEliminar
  10. saudadesssss, 6anos e 9meses ja se passaram, para mim tem dias em que parece que foi ontem em que nos deixou numa ida sem volta, Vivemos num mundo cruel, porque nos tira pessoas que tanto ama-mos ;`(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abraço de solidariedade para com o seu sentimento e saudades das nossas aulas!

      Eliminar
    2. Abraço de solidariedade para com o seu sentimento e saudades das nossas aulas!

      Eliminar

Pin It button on image hover