15/05/09

Amarante São Gonçalo: Paróquia de São Gonçalo promoveu Conferência sobre Arte Sacra!



«AMARANTE: Paróquia de S. Gonçalo promoveu conferência sobre arte sacra
(15-05-2009)




Iniciativa decorreu no âmbito da exposição de escultura e desenhos “Tocar as Coisas da Memória” da autoria de José Rodrigues


-


No domingo, dia 10 de Maio, pelas 21:30 h, teve lugar na Igreja de S. Gonçalo de Amarante uma inédita conferência sobre Arte Sacra, presidida pelo pároco José Manuel, ladeado por Arnaldo Pinho (Professor Catedrático da Universidade Católica do Porto) e pelo jornalista Carlos Magno, sendo a mesa completada por Jorge Cunha (director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto) e por Nuno Higino (filósofo e escritor).

Esta conferência teve por base a exposição de Arte Sacra que decorreu nos Claustros do Mosteiro de S. Gonçalo, intitulada “Tocar as Coisas da Memória”, da autoria do Mestre José Rodrigues e organização de Nuno Higino. Foram cerca de 60 obras, entre esculturas, pinturas e desenhos, que revelam o interesse e a visão deste grande Mestre pela temática Bíblica e religiosa.

Arnaldo Pinho, na sua intervenção, enalteceu a beleza natural da cidade de Amarante, passando pelo valor dos poetas, pintores e pensadores que esta terra produziu, e do potencial que está ainda por revelar.

Sobre a obra exposta, vincou o carácter estético do artista para a sensibilidade da visão do sagrado, apelando à plateia para a necessidade de desenvolver a capacidade de captar o sentido do “belo” e despertar para a Arte.

Nas palavras do jornalista Carlos Magno, o artista materializa os mistérios do Divino de forma extraordinariamente criativa e sublime, tendo deixado o repto aos autarcas para a dinamização do espaço contíguo à Igreja de S. Gonçalo com mais e melhores iniciativas culturais.

Jorge Cunha realçou a beleza da exposição e a alegria por estar nas terras do rio Tâmega. Recordou momentos de infância passados nesta cidade, outrora símbolo utilizado para fomentar o turismo em Portugal.

O “mentor” da exposição, Nuno Higino, agradeceu a possibilidade de se ter realizado esta iniciativa no Mosteiro de S. Gonçalo, num percurso já com cerca de um ano de itinerância entre igrejas, faltando apenas três paróquias da diocese do Porto para o seu término.

No tempo reservado ao debate, Armindo Abreu, presidente da Câmara Municipal de Amarante retorqui às palavras de Carlos Magno, enfatizando as demais iniciativas que a Câmara tem vindo a realizar para a dinamização da cultura em Amarante, mormente o encontro dos Jovens Criadores. A intervenção de alguns populares realçou o carácter informal, aberto e expansivo que se pretendia com a iniciativa, colocando questões e vinculando opiniões.

A sessão foi terminada pelo Coro de S. Gonçalo que nos presenteou com três cânticos, dos quais dois em latim, rematando com o Hino ao Padroeiro da Cidade de Amarante, o beato Gonçalo. TC» in maraoonline.


2 comentários:

  1. paulina advertência:
    PROCLAMAI CRISTO-REI
    «a propósito... e/ou a despropósito...»


    a uma senhora de Mónica a brincar c coisas sérias...

    o CEGO VIU MAIS QUE MUITOS QUE SE DEIXAM FOTOGRAFAR DE OLHOS ARREGALADOS E POSAM POSAM POSAM POSES ESTUDADAS A CADA MANHÃ PELO CANAL 1...
    qUE O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER!
    a VER VAMOS COMO DIZIA O CEGUINHO. uM SENHOR NOBILADO DÁ-SE A TRANSE DE ESCREVINHAR «ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA» E ELE QUE SE PERGUNTE A SI SE NÃO TEM TRAVE NO OLHO SEU QUE «VIU» CRISTO ESCREVER EVANGELHO eLE cRISTO «QUE NÃO PERCEBIA NADA DE FINANAÇAS NEM CONSTA QUE TIVESSE BIBLIOTECA» NO DIZER DE UM, SENÃO MAÇÃO, ROSA-CRUCIANO O QUE PROVA QUE ATÉ DA MENTIRA SAI POR VEZES VERDADE...

    pRÀ A MENTIRA SER SEGURA
    E ATINGIR PROFUNDIDADE
    TEM DE TRAZER À MISTURA
    QUALQUER COISA DE VERDADE
    (aLEIXO aNTÓNIO
    o QUASE ANALFABETO...)

    POIS SOBRE COMENTÁRIO ANTECEDENTE DE PLUTOCRACIAS...
    aLEGREMO-NOS QUE cRISTO VIVE EM NÓS tERRA DE sANTA mARIA HOJE ONTEM SEMPRE COMO CLAMÁMOS NO JUBILEU DE 2000...
    tOTUS tUUS mARIA ( jOAO pAULO I ii )
    Porque todos de Maria todos de Jesus porque se pertinho de Maria pertinho mais ainda de Jesus -- agora até achincalham -- um de «fedorento» -- com o nome de Jesus
    -- vide «A Bola» hoje a propósito de um treinador pra Benfica...

    Aqui para nós a Senhora Manuela Ferreira Leite pode ser séria e dar os passos desasados ao entrar no convenábulo dos dirigentes de nosso tempo (Obana incluso) para andar de bem com Deus e com Diabo ...
    O que na maior parte das vezes (mas nem sempre) dá mau resultado, mas, e aqui findo:
    NÓS TEMOS UMA RAINHA MÃE NOSSA DE NOSSA TERRA DESDE dOM jOAO O IV -- da Casa de Bragança -- É A VIRGENZINHA DE ViLA VIÇOSA
    A DA CONCEIºÇÃO iMACIULADA
    mARIA A DO CORAÇÃO DE POMBA
    mARIA OU mIRIAM
    eSPOSA DO dIVINO eSPÍRITO sANTO.
    o RESTO É PURA CONVERSA -- sOMOS «MONARQUIA...»
    EM QUE A MÃE É
    E SEMPRE SERÁ
    RAINHA NOSSA
    DE Paz!

    Abraço cristão, Helder!

    ResponderEliminar
  2. Abraço Cristão, Amigo Ângelo Ôchoa!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover