20/04/09

Política Educativa - Vital Moreira a dissertar sobre a Classe Docente Portuguesa!

«O que diz o ex-comunista, agora socialista, sobre os Professores...

Vital Moreira foi, no Congresso do Partido Socialista, dado a conhecer como cabeça de lista deste partido nas próximas eleições para o Parlamento Europeu. Vital Moreira é uma personalidade com um passado e um presente político conhecido de boa parte dos portugueses.
O que, talvez, nem todos saibam *é que este Mestre de Direito nutre um profundo desprezo pela classe docente, só comparável ao da actual Ministra da Educação*. De facto, em 18 de Novembro de 2008, no jornal "Público", Vital Moreira faz um dos ataques mais rasteiros e mais odiosos que me foi dado ler em todo este processo de luta dos professores contra o actual sistema de avaliação. Que diz aí Vital Moreira? Basicamente quatro coisas, a saber:

a)* Que não existe qualquer razão para que os professores não sejam avaliados para efeitos de progressão na carreira; *
**
b) *Que os professores não gozam de direito de veto em relação às leis do país, nem podem auto-isentarem-se do seu cumprimento, pelo que não é aceitável qualquer posição que implique resistência à aplicação do actual modelo de avaliação; *

c) *Que o governo não pode ceder às exigências dos professores, devendo antes abrir processos disciplinares a todos aqueles que ponham em causa a concretização da avaliação dos docentes tal como foi congeminada pelo Ministério da Educação; *

d) *Que o governo, na batalha contra os professores, deve esforçar-se por chamara si a op
inião pública, isolando, desta forma, a classe docente.*

*Este é o pensamento de Vital Moreira, onde a sua veia caceteira surge bem expressa*. *Mas, mais do que isso, este texto, publicado no "Público", revela-nos um verdadeiro guia político da acção do Ministério da Educação contra os professores.
*

*Que cada colega não perca a memória e dê a devida resposta a este senhor nas eleições para o Parlamente Europeu, é o mínimo que está ao nosso alcance.*»
--------------------------------------------------------------------
A minha Colega e Amiga Elsa Cerqueira, enviou-me este mail a todos os títulos repugnante! Senão vejamos, é este Senhor que vai ganhar dinheirinho do bom na Europa; a tal reforma dourada... valores de esquerda sim, mas com muitos euros! Estranha-se que uma pessoa que disserta tanto contra o Capitalismo, que seja um europeísta tão convicto; o passado estará esquecido?! Este Senhor que no passado foi tão pró-sindical e tão a favor da Função Pública e agora, é tão liberal, tão euro-defensor! Como este senhor parece perceber tanto de Educação e da Escola Pública Portuguesa, já se vislumbra o motivo da colocação do seu cartaz propagandístico ao lado da porta principal de um Estabelecimento Educativo em Amarante! Haja decência e ética democrática, Senhores Socialistas, se é que ainda sabem o que isso é!

«
Vital Moreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


É professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Direito e obteve o grau de Doutor em Ciências Jurídico-Políticas. Colabora ainda como docente, no curso de Estudos Europeus, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
É membro do conselho do European Master's Degree in Human Rights and Democratization (Veneza) [1], organizado por um consórcio de universidades europeias.
É director do Centro de Direitos Humanos[2] do Jus Gentium Conimbrigae[3] e Presidente do Centro de Estudos de Direito Público e Regulação (CEDIPRE) [4].
Militou no Partido Comunista Português, pelo qual foi Deputado à Assembleia Constituinte.
Colabora regularmente na imprensa, sendo colunista no Diário Económico e no Público.
É um dos autores do blogue Causa Nossa.
A 28 de Fevereiro de 2009 foi anunciado no XVI Congresso do PS como cabeça de lista deste partido às eleições europeias de 2009[5].

[editar] Algumas obras publicadas

  • A ordem jurídica do capitalismo. Lisboa, Caminho, 4.ª ed., 1987 (1.ª ed., 1973).
  • Marcuse e a teoria da revolução. Coimbra, 1973. Separata do Boletim de Ciências Económicas n.º 16.
  • Sobre o Direito. Coimbra, Vértice, 1973. Separata da Vértice n.º 33.
  • O renovamento de Marx. Coimbra, s. ed., 1971. Separata do Boletim de Ciências Económicas, 15. Editado posteriormente como O renovamento de Marx, Coimbra, Centelha, 1979.
  • Economia e constituição: para o conceito de constituição económica. Coimbra, s. ed., 1974. Separata do Boletim de. Ciências Económicas n.º 17, editado posteriormente com o mesmo título: Coimbra, Coimbra Editora, 2.ª ed., 1979.
  • Economia e direito. Coimbra, s. ed., 1974. Separata da Revista de Direito e Estudos Sociais n.º 19.
  • Economia e revolução em «Marx: alguns comentários». Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1977. Separata da Biblos n.º 53.
  • Constituição da República Portuguesa anotada (com J. J. Gomes Canotilho). Coimbra, Coimbra Editora, várias edições desde 1978.
  • Constituição e revisão constitucional. Lisboa, Caminho, 1980.
  • Reflexões sobre o PCP. Lisboa, Inquérito, 2.ª ed., 1990.
  • Os poderes do Presidente da República (com J. J. Gomes Canotilho). Coimbra, Coimbra Editora, 1991.
  • Fundamentos da Constituição. (com J. J. Gomes Canotilho). Coimbra, Coimbra Editora, 1991.
  • O direito de resposta na comunicação social. Coimbra, Coimbra Editora, 1994.
  • Nas origens da Casa do Douro. Porto, Grupo de Estudos da História da Viticultura Duriense e do Vinho do Porto, Casa do Douro, 1996.
  • Administração autónoma e associações públicas. Coimbra, Coimbra Editora, 1997. (reimpressão em 2003) (tese de doutoramento apresentada à Universidade de Coimbra: Auto-Regulação Profissional e Administração Autónoma).
  • Auto-regulação profissional e administração pública. Coimbra, Almedina, 1997.
  • A morte do centro. Coimbra, Audimprensa, 1998.
  • Relatório e proposta de lei-quadro sobre institutos públicos. Grupo de Trabalho para os Institutos Públicos do Ministério da Reforma do Estado e da Administração Pública. Coordenação de Vital Moreira. Lisboa, M.R.E.A.P., 2001.
  • Autoridades reguladoras independentes nos domínios económico e financeiro: estudo e projecto de lei-quadro (com Maria Fernanda Maçãs). Lisboa, Ministério da Reforma do Estado e da Administração Pública, 2002. Editada posteriormente como Autoridades reguladoras independentes: estudo e projecto e lei-quadro (com Maria Fernanda Maçãs). Coimbra, Coimbra Editora, 2003.
  • Paisagem povoada: a Gândara na obra de Carlos de Oliveira. Coimbra e Cantanhede, Câmara Municipal de Cantanhede e CCDRC, 2003.
  • A mão visível: mercado e regulação (com Maria Manuel Leitão Marques). Coimbra, Almedina, 2003.
  • O Tribunal Penal Internacional e ordem jurídica portuguesa (Vital Moreira e outros). Coimbra, Coimbra Editora, 2004.
  • Constituição da República Portuguesa: Lei do Tribunal Constitucional: compilação (com J. J. Gomes Canotilho). Coimbra, Coimbra Editora, 8.ª ed., 2005.

Notas

5 comentários:

  1. Amigo Barros, Helder: sobre «este» de nome vital moreira lhe mando avulsas notas sacadas à experiência de conhecer o «bicho» em causa. Aí vão:
    Conhecio-o no meu 1º ano de Direito em Coimbra, fui uma vez a sua «casa» na r dos combatentes perto onde tirei na atlantida editora minhas «cidades de israel...»
    Aqui para nós era o que na gíria chamávamos um «marrão»bruto das brutalidades intragáveis da maestria jurídica de uns amorfos lentes dos quais destaco pelo horrendo carlos moreira e pires de lima. Vindo das beiras e de berças humildes o nosso homemm marrando e marrando atrocidades fez-se notávelalcançando as luminárias celebridades de brilhantes cabeças -- brilhantes de brilhantina como entãe se dizia de um tal mario julio... e é lente i. é. professosr catedratico na iminência da civitas academica. Depois de 25 abril vira comunista dos mais rígidos e empastados e claro anti-europaista. ruem marxismos muros e gulags por j p ii e a nossa da fátima e volta revisionista ou dissidente da linha... com uns tais de magalhães e quejandos aborrígenes nacionais... Já televisivo espesso alimenta de atoardas um blo caus a nossa nome que soa a camorra e a carbonaria... Isto com uma senhora muit progressista de ana gomes q se dá ao luxo de erguer voz (com que exemplo?(perguntamos ) contra acorrupçao na europa e no mundo... Passa por uma vergonhosa campanha socratica de incondicional apoio ao leader do que agor e futuramente coljheraà lucros...Que é manifesta como H B refere na sua posição comntra-natura anti-classe docente. ele nunca foi outra cois senão prof... Está pois nom estrelato da asneira em mil e um imbloglinhos jurisprudentes embrulhada... É a vida. Parece que ainda o estou a ver na ultima campanha televisivo e róseo como se vinho dosce bebera a sustentar o aborto uma conquista tão revolucionária deste desgoverno progressista e anti-natura.
    Goze o sol claro de Amarante Helder amigo que de fossa preta andamos demasiado servidos e amigos desses risque-os da memória -- nem valem a pena de teclar vida!

    ResponderEliminar
  2. Tem razão Amigo Ôchoa, nem sequer estava para perder tempo com este senhor, que não o merece...
    mas enojou-me ver o seu cartaz ao lado da porta principal de Um local de Educação em Amarante e tive que expressar a minha indignação!
    Reconheço que é perda de tempo, estes Senhores Xuxalistas perderam a vergonha, há muito tempo!
    Abraço,

    Helder

    ResponderEliminar
  3. Migo ,já tou a fazer pontaria...
    Abraços
    AA

    ResponderEliminar
  4. Migão:

    Espero que estejas melhor, fazes falta ao rebanho!

    Um abraço,

    helder

    ResponderEliminar
  5. Migão:

    Espero que estejas melhor, fazes falta ao rebanho!

    Um abraço,

    helder

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover