10/03/09

Museu do Oriente: "Oratório Namban" - Excelente Móvel Litúrgico!

UMA PEÇA DO MUSEU DO ORIENTE

Uma Peça do Museu do Oriente
Oratório namban
Japão, período Momoyama/Edo (final do século XVI/início do século XVII)

Madeira lacada (urushi), laca dourada, madrepérola e cobre dourado (ferragens); pigmentos sobre madeira (pintura)
A. 37,5 x L. 29,2 x Prof. 5,1 cm
Aquisição (Jorge Welsh)
Inv.º FO/0636
«Oratório namban


Móvel litúrgico namban que conserva no seu interior a pintura original. Construído em madeira com aplicações de laca (urushi) e incrustações de madrepérola (raden); numa estrutura muito simples, apresenta duas portas de batentes que protegem a imagem central. As portas têm as duas faces decoradas a laca dourada (maki-e) reproduzindo motivos vegetalistas (cameleiras japonesas, paulónias, tangerineiras e cerejeiras) e zoomórficos (aves).
A pintura a óleo sobre madeira representa um São José com o Menino ao colo. Se é certo que o oratório constitui em si mesmo, pela conjugação da forma de origem europeia com as técnicas e os motivos decorativos japoneses, um notável exemplar de sincretismo artístico e cultural, é nesta tábua que encontramos a razão da mais valia deste face a outros exemplares nesta relevante tipologia. Retratando um tema pouco comum na pintura portuguesa, reporta-nos para as escolas pictóricas de influência espanhola, para a produção artística filipina e do Novo Mundo. Muito próximo das composições de origem peruana (provavelmente cuzquenha) esta pintura transporta-nos para o mundo da rota de Manila, em constante contacto com Goa-Macau-Nagasáqui, triângulo artístico onde o fabrico do móvel indicia a produção em série. Esta tábua poder-se-á inscrever na escola e oficinas resultantes do ensino ministrado no seminário de pintura de Nagasáqui patrocinado pela Companhia de Jesus, onde se ensinava o ofício e se transmitiam os modelos de pintura “à europeia”. Só uma análise dos materiais poderá esclarecer se a tábua foi pintada na América espanhola e acrescentada ao móvel importado do Japão ou Filipinas (com algum desfasamento temporal) ou se foi pintada na Ásia seguindo os modelos então tão apreciados no vice-reinado peruano. Carla Alferes Pinto» in http://www.e-cultura.pt/DestaquesDisplay.aspx?ID=2526

(Excelente peça de Arte Religiosa)

2 comentários:

  1. Prezados Srs.
    Gostaria que alguem me informa-se se o nacar ou madreperola era previamente
    disposta direto sobre a madeira, para por cima fosse aplicada a laca urushi, encobrindo totalmente a madreperola , para depois através do polimento desvelar a madreperola, que assim ficaria totalmente nivelada incrustada na laca, para so depois aplicar o maki-e e as filigranas douradas. Alguem poderia me elucidar esta tecnica?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, não tenho conhecimentos técnicos para o elucidar.

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover