25/03/09

Linha do Tâmega e Tua encerrada - Amarante sempre a perder com a governação socialista!



«COMBOIOS: Linhas do Corgo e Tâmega suspensas por razões de segurança, anunciam CP e REFER

As Linhas Ferroviárias do Torgo e Tâmega vão ser encerradas provisoriamente por razões de segurança até que sejam realizadas intervenções, previstas para se iniciarem dentro de quatro meses, e a Linha do Tua continuará suspensa, anunciaram hoje a CP e Refer.

Em comunicado conjunto, a CP e a Refer explicaram que esta decisão surge por terem sido "identificados factos negativos relacionados com a condição técnica das linhas de bitola métrica do Tâmega, Corgo e Tua" que surgem após o inquérito aos acidentes na Linha do Tua, determinados pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de 24 de Outubro de 2008. 

No seguimento do inquérito, "a REFER e a CP concluíram pela necessidade de suspender a operação do serviço ferroviário nas linhas do Tâmega e do Corgo, e manter a suspensão do serviço na Linha do Tua entre o Cachão e a Foz do Tua, até se executarem as intervenções necessárias ao cumprimento do normativo técnico estabelecido". 

As duas empresas anunciaram ainda que as intervenções nas linhas do Tâmega e Corgo têm início previsto para dentro de quatro meses e que serão consultados previamente os municípios e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Norte.

Relativamente à Linha do Tua, as empresas explicam que o troço entre Mirandela e o Cachão "se encontra em boas condições técnicas e de segurança" e que a circulação entre o Cachão e a Foz do Tua "será condicionada à decisão que vier a ser tomada relativamente à construção da Barragem da Foz do Tua". 

O governador civil de Vila Real, Alexandre Alves, confirmou hoje o encerramento na quarta-feira da Linha do Corgo, que liga Peso da Régua a Vila Real, por razões de segurança. 

A Linha do Corgo comemorou em 2006 o seu centenário, tendo na ocasião Nuno Moreira, vogal do Conselho de Administração da CP, afirmado que não havia da parte da empresa "qualquer decisão relativamente ao encerramento de qualquer linha ferroviária", contrariando assim algumas notícias que apontavam então para o encerramento das vias do Corgo, Tua e Tâmega. 

Segundo este responsável, o que era necessário era "otimizar" os recursos disponíveis e concretizar parcerias com as autarquias para garantir um maior aproveitamento desta linha", que atualmente liga os Concelhos da Régua, Santa Marta de Penaguião e Vila Real. 

Fecho da Linha do Corgo comunicada pelo governador civil 

A Linha Ferroviária do Corgo, que liga Peso da Régua a Vila Real, vai ser encerrada a partir de quarta-feira por razões de segurança, revelou hoje o governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves. 

A decisão foi tomada pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, e anunciada hoje à comunicação social pelo representante do Governo no distrito de Vila Real. "Esta decisão resultou de uma inspeção de qualidade que detetou que o percurso não estava nas melhores condições de segurança", afirmou Alexandre Chaves. 

O percurso, de 26 quilómetros, será agora assegurado por transportes rodoviários alternativos, com o mesmo horário dos comboios. 

O responsável garantiu que este encerramento é provisório, apesar de não adiantar quando a linha poderá reabrir, referindo apenas que vão ser elaborados de imediato os projetos necessários para o avanço das obras. 

Este é o único transporte público que passa por várias povoações da região, nomeadamente Alvações do Corgo e Santa Marta de Penaguião. 

A Linha do Corgo comemorou em 2006 o seu centenário, tendo na ocasião Nuno Moreira, vogal do Conselho de Administração da CP, afirmado que não havia da parte da empresa "qualquer decisão relativamente ao encerramento de qualquer linha ferroviária", contrariando assim algumas notícias que apontavam então para o encerramento das vias do Corgo, Tua e Tâmega.

Segundo este responsável, o que era necessário era "otimizar" os recursos disponíveis e concretizar parcerias com as autarquias para garantir um maior aproveitamento desta linha", que atualmente liga os concelhos da Régua, Santa Marta de Penaguião e Vila Real. 


Linha do Tâmega acaba de comemorar 100 anos 

O encerramento do Linha do Tâmega ocorre escassos dias depois de a população de Amarante ter comemorado o centenário da chegada do primeiro comboio à cidade, assinalado com uma recriação da primeira viagem realizada em 1909, apesar da falta de uma carruagem e locomotiva da época. 

Algumas dezenas de convidados fizeram a viajem entre a Livração e a estação de Amarante, o único troço de via férrea em atividade, que foram recebidos por mais algumas dezenas de pessoas na chegada à gare e por uma banda de música. 

O comboio chegou pela primeira vez a Amarante a 21 e Março de 1909, completando-se assim os primeiros 13 quilómetros da Linha do Tâmega, que ligavam as estações de Livração, na Linha do Douro, e Amarante. 

Participaram nas comemorações representantes da CP, da Refer e de associações de amigos do caminho-de-ferro. Na estação de Amarante, foi descerrada uma placa alusiva à efeméride, seguindo-se a inauguração de uma exposição de fotografias antigas. 

Numa pequena sessão evocativa, o presidente da autarquia, Armindo Abreu, assegurou que a linha não encerrará, considerando-a um fator de desenvolvimento económico, sobretudo por constituir uma porta de entrada na linha do Douro. 

Por outro lado, defende o autarca, a linha poderá assumir importante papel turístico quando estiver concluída a ecopista que está a ser construída a montante da estação de Amarante. 

O autarca já por diversas vezes assumiu que a Câmara de Amarante e a do Marco de Canaveses estão interessadas na exploração da linha férrea entre a Livração e Amarante se a Refer vier a abandonar a sua exploração comercial.» in http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_online/D89F61DE-A112-4DE0-A514-47C44FFF1AE8.html


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover